O investimento em projetos educativos, políticas, propostas e espaços voltados à educação de crianças entre 0 e 6 anos tem se mostrado bastante robusto nos últimos anos no Brasil. O atendimento educacional desta faixa etária se afirma na Constituição de 1988, e de lá para cá, muitos movimentos têm sido feitos, na direção de se estabelecer parâmetros de qualidade para este atendimento, considerando a diversidade social e cultural das diversas regiões de um país com vasto território.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a partir de inúmeras revisões a respeito de concepções de educação de crianças em espaços coletivos, busca oferecer, como o próprio nome diz, diretrizes para o atendimento da primeira infância, garantindo um processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, que contemple as especificidades da faixa etária, evitando assim, a recorrente “antecipação” escolar, relacionada ao ensino Fundamental.
Reggio Emilia, cidade do nordeste Italiano, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em seu processo de reconstrução, priorizou a estruturação de um sistema de atendimento às crianças na primeira infância, estabelecendo um projeto de educação infantil que hoje é reconhecido como o melhor do mundo.
Um projeto que se sustenta na triangulação pais, professores e crianças, atravessa mais de 70 anos tratando educação como um projeto de vida, que envolve a comunidade, que co-responsabiliza cidadãos e autoridades em suas decisões e definições estruturais.
Uma proposta educativa que coloca a criança como ser competente, capaz e ávido por aprender, que necessita e tem direito a profissionais competentes e capazes de reconhecer sua extraordinária possibilidade de construir conhecimento a partir de suas experiências. Um adulto capaz de dar visibilidade e mostrar ao mundo as inúmeras conexões que a criança realiza quando se relaciona com tudo que está à sua volta.
O curso pretende oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos que sustentam o projeto educativo de Reggio Emilia, enfatizando os pilares de sustentação, a metodologia de trabalho, os conceitos de documentação e avaliação, bem como o conceito de participação, que caracteriza sua gestão democrática; estabelecendo relações com a realidade brasileira, oferecendo subsídios para transformações que elevem cada vez mais a qualidade da educação oferecida às crianças no Brasil.
Amanda Donatelli
Estou muito ansiosa por essa pós!!!