Graduação em Letras
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Duração: 8 semestres |
Local: São Paulo - Bela Vista |
Modalidade: Presencial |
Tipo de formação: Licenciatura |
Período: Matutino e Noturno |

O curso de Graduação em Letras – Português tem como objetivo formar professores capazes de estabelecer vínculos entre língua, literatura e a realidade dos seus alunos. Para tanto, contemplamos não somente o conteúdo a ser ensinado, mas também as experiências dos professores e as práticas culturais nas quais seus alunos da escola básica estarão inseridos. Nessa vertente, este curso tem como premissa fundamental o desenvolvimento de competências para formar um profissional crítico com habilidade para investigar e refletir sobre as situações que enfrentará em sua vida profissional. Nosso futuro professor, ao fazer uso da linguagem em suas diferentes manifestações, criará possibilidades de compreender criticamente a realidade que o circunda, a fim de formular problemas, levantar hipóteses e apontar soluções viáveis para a transformação de seu contexto.
Conforme consta no Manual do Candidato, o Instituto Singularidades se resguarda ao direito da não abertura de turmas caso não haja o mínimo de 20 alunos matriculados. Neste caso, o Instituto Singularidades avisará os alunos inscritos até o início das aulas e fará o reembolso integral dos valores pagos.
OBSERVAÇÃO:
A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista pra início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Como é estudar Letras no Singularidades?
1) Há discussões sobre diversas manifestações culturais juvenis (nos movimentos políticos, na música, na sexualidade, na relação com substâncias químicas etc.)
2) O aluno terá compreensão sobre formação da identidade cultural no ocidente (desde a antiguidade até a contemporaneidade);
3) É estudada a análise do discurso (as intenções e identidades ideológicas por trás da comunicação humana);
4) Aulas de debate sobre literatura: brasileira, africana, latino-americana, indígena, portuguesa…
5) Participação em projetos de português para refugiados;
6) Estudos sobre multiculturalismo e diversidade (de gênero, social, étnico-racial);
7) Estudo dos diversos tipos de educação do campo: quilombola, assentamento, ribeirinha, caiçara, etc.
8) Ensino de como realizar mediações de leitura;
9) Aprendizagem por meio de exploração de diversos espaços urbanos e virtuais;
10) Compreensão sobre a importância dos saraus no processo de formação estética das pessoas;
11) Estágios com aulas em diversas situações e segmentos (em ONGs, nos Ensinos Fundamental II e Médio)
*O valor correspondente às mensalidades do curso é para alunos calouros e veteranos.
– Interessados em investigar os diversos usos das linguagens verbais e visuais;
– Leitores literários e não-literários;
– Pessoas que acreditam na mudança da sociedade promovida pela educação de qualidade;
– Alunos abertos a experiências com novas tecnologias no processo de construção do conhecimento;
– Indivíduos proativos e engajados em sua própria formação e na democratização do conhecimento.
Como é o futuro profissional do formado em Letras?
– Atua como professor de língua portuguesa e literatura no Ensino Fundamental II e Médio;
– Ensina português para estrangeiros (em escolas bilíngues, em institutos de idiomas, em ONGs, para alunos particulares);
– Atua como mediador de salas de leitura e grupos de literatura;
– Ajuda a organizar eventos culturais;
– Atua como revisor de texto.
MARCELO GANZELA MARTINS DE CASTRO
Licenciado em Letras pela UNESP, especialista e mestre também pela mesma instituição, atua como professor de ensino médio na rede pública estadual e como formador de professores desde 2008. Sua área de investigação é em ensino de literatura.

Para mais informações, agende uma horário com o coordenador do curso pelo telefone
Sobre os professores














Avaliações
Classificação média
Em desenvolvimento
Classificação detalhada
Estrelas 5 | 0 | |
Estrelas 4 | 0 | |
Estrelas 3 | 0 | |
Estrelas 2 | 0 | |
Estrelas 1 | 0 |
Adicionar uma avaliação Cancelar resposta
Em desenvolvimento
Duração: 8 semestres |
Local: São Paulo - Bela Vista |
Modalidade: Presencial |
Tipo de formação: Licenciatura |
Período: Matutino e Noturno |
André Gomes de Souza
O curso de Letras do instituto Singularidades me recebeu antes mesmo de eu estar lá, antes mesmo de eu ser aluno. O coordenador do curso é uma figura generosa, deu-me apoio e esclarecimento a respeito da faculdade quando cheguei. Eu era todo dúvidas.
Estar num curso de graduação é antes de tudo um letramento a respeito do espaço acadêmico, coisa que não é fácil, contudo tive uma acolhida de toda amparadora, e quando conheci meus colegas de turma não restou dúvida de que haviam ali companheiros. A faculdade possui políticas de bolsa das quais faz questão de difundir, e auxilia seus alunos contemplados pelas bolsas com muita atenção, para um país que possuí agudas desigualdades isso me importa muito. Sinto-me em formação de fato, efetivamente, afetivamente; estou num curso que quero estar e que articula com meus saberes.
Gláucio Farina
Dizer que Letras no Singularidades é um excelente curso, muito rico em elementos educacionais inovadores; ótimos professores. Realmente vale a pena conhecer.
Fico feliz por fazer parte do curso de Letras no Instituto Singularidades.
Jeniffer Mendes
Sou aluna do Singularidades, cursando Letras (3º semestre). O curso é composto por um grupo de professores com bastante bagagem de ensino, no qual faz o aluno ser bastante produtor em sala de aula e fora dela. Para melhor aprimoramento nas matérias sendo ensinadas, se utilizam não só das dinâmicas em sala de aula, mas como a cidade para fortalecer esse aprendizado. Já tivemos aulas em museus, cemitérios, shopping, rua etc. O sistema de prova como meio de avaliação não é o caminho que a Singularidades acredita, até agora, pelo que me recordo, tive apenas 2 provas. As avaliações são feitas diariamente com observação da sua participação em sala de aula, trabalhos de pesquisa, analises, resumos, comentários, em grupo ou individual; novamente dizendo desse aluno que produz e que não fica só sendo um recebedor de informações. Os alunos tem espaço de troca tanto com os professores quanto os colegas, e fica um lugar de ir aprendendo juntos, com os outros, isso é importante para um formação. Falando um pouco da estrutura da Instituição, não é um prédio gigantesco, e acredito que esse nem seja o foco, mas é um prédio que tem uma dinâmica e infraestrutura que funciona, uma secretaria, financeiro e coordenadores que te atendem e te recebem bem, e tentam minimamente te ajudar na suas necessidades.Contudo, avalio o curso e Instituição, num âmbito pessoal, porque avaliar de maneira geral parece ser uma empreitada desproporcional a minha capacidade.