Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (Ceapea)

O que faz o Centro?

 

O Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (Ceapea) da Diretoria de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades é um departamento voltado para a realização de pesquisas que possam apoiar, tanto na educação básica quanto na formação docente, a construção de experiências equitativas e de qualidade para os estudantes. 

 

 Nós somos um grupo de especialistas comprometidos com a melhoria da qualidade da educação no Brasil, com foco primordial na educação básica e pública. Em nossas pesquisas, lançamos mão de variadas estratégias metodológicas para ajudar a compreender não apenas o que funciona, mas também como funciona, a fim de qualificar o processo de implementação de diferentes estratégias e políticas que desencadeiem experiências de aprendizagem significativas e profundas para todas as pessoas. 

 

Em parceria com colaboradores técnicos e instituições financiadoras, conduzimos, no Ceapea, pesquisas sobre dois pilares fundamentais da educação básica: o ensino e a aprendizagem. Para responder a questões relevantes sobre esses pilares, valemo-nos de um portfólio variado de modelos de pesquisa, como:  

          ◉ Revisões de literatura 

          Design-based research 

          Experimentos e quase-experimentos 

          Avaliações de implementação e impacto 

ENTRE EM CONTATO

Qual é a agenda de pesquisa do Centro? 

Nossas investigações giram, primordialmente, em torno de duas grandes questões: 

Coletando e analisando dados que visem a responder a cada uma dessas perguntas, acreditamos que conseguimos melhor informar as políticas educacionais a respeito de

Visando a responder a essas perguntas que informam o ensino e a aprendizagem no contexto educacional brasileiro, nossa agenda de pesquisa atual se concentra em:

Conhecimento pedagógico do conteúdo das disciplinas curriculares da escola

 Alfabetização e letramento

 Formação inicial e continuada de professores e gestores

 Recomposição de aprendizagens

Construção de instrumentos voltados a diferentes resultados educacionais

Quais são nossas premissas? 

 1. Coerência metodológica 

 A metodologia de nossas pesquisas é determinada a partir do desenho metodológico que melhor responda às perguntas e aos objetivos de cada projeto. 

 Podemos, portanto, empregar tanto métodos puramente quantitativos ou qualitativos quanto métodos mistos. 

 2 .Rigor metodológico 

 A coleta de dados é feita por meio de métodos robustos e coerentes com o desenho metodológico geral.  

 Nesse sentido, empregamos métodos e instrumentos cientificamente respaldados, bem como desenvolvemos, testamos e validamos instrumentos próprios quando necessário. 

Publicações

Estudo mostra potencial das comunidades de práticas na formação de gestores escolares

Diretores são atores fundamentais da comunidade escolar e têm uma importante influência indireta sobre o que ocorre nas salas de aula, visto que gerem os insumos envolvidos no fazer pedagógico; compartilham e monitoram metas de aprendizagem com toda a equipe edagógica da escola; promovem relações interpessoais e clima escolar positivos; desenvolvem profissionalmente a equipe da escola. O desenvolvimento profissional desses atores, no entanto, é ainda um desafio, do ponto de vista tanto do conteúdo quanto do método. Na literatura internacional, a adoção do formato de Comunidades de Prática e Aprendizagem Profissional (CoPAP), fundamentado nas teorias sócio-histórico-culturais da Aprendizagem, tem sido apontada como promissora. Esta Nota técnica de avaliação consolida o estudo conduzido pelo Centro de Estudos Aplicados em Práticas de Ensino e Aprendizagem (CEAPEA) sobre a Rede de Gestores, uma experiência de CoPAP no contexto brasileiro, viabilizado em parceria entre o Instituto Singularidades e o Instituto Unibanco. Os achados indicam que a exposição dos gestores a trocas que propiciem reflexões profundas sobre sua própria atuação profissional está associada ao amadurecimento das relações, o qual acontece ao longo do tempo e depende de características como o perfil de mediadores e da mediação, o tamanho dos grupos e o desenho do percurso curricular.

Quem compõe o Centro?

Bárbara Born é nossa diretora e pesquisadora sênior.

Doutora em Educação nos programas Curriculum and Teacher Education e International and Comparative Education na Stanford Graduate School of Education. É mestre em International and Comparative Education pela Stanford Graduate School of Education e mestre em Educação pelo programa Estado, Sociedade e Educação da Universidade de São Paulo – USP. É Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência em pesquisa na área educacional, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, políticas de avaliação e currículo. Principal área de pesquisa: Formação inicial e continuada de Professores; Avaliação Educacional; Currículo. Sua pesquisa atual investiga conhecimentos e práticas de formadores de professores em secretarias de educação. Foi professora e trabalhou com formação de professores e coordenadores pedagógicos na Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Trabalhou com desenvolvimento de conteúdo em avaliação na Empresa Brasileira de Avaliações Educacionais. Apoiou o desenho e fez parte da equipe de desenvolvimento de conteúdo do Programa de Especialização Docente – PED Brasil do Centro Lemann de Stanford de 2016 a 2020.

Vinícius Princiotti é nosso pesquisador pleno.

Formado em Ciências Econômicas pela FEA-RP/USP e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Tem experiência no monitoramento e avaliação de projetos de educação, tendo trabalhado no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) e no Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (FGV CEIPE).

Arthus Bustamante é nosso coordenador pedagógico de pesquisa em educação

Bacharel em Letras pela FFLCH/USP e licenciado pela FE/USP, especialista em Inclusão escolar pelo Instituto Singularidades. Autor de diversos materiais didáticos na área de Língua portuguesa, para ensinos fundamental e médio, tem experiência nas áreas de Currículo, Avaliação, Metodologias de ensino e aprendizagem de Língua portuguesa, Formação continuada de professores.

Poliana Macedo é nossa estagiária.

Estudante do curso de Letras na FFLCH – Universidade de São Paulo/USP. Tem experiência como auxiliar de sala em turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, foi bolsista de Iniciação Científica na Universidade do Estado da Bahia/UNEB, onde iniciou o curso de Letras, tendo pesquisado temas da literatura afro-brasileira e literatura baiana/regionalista.

Colaboração técnica: 

Parceiros: