O que um professor precisa saber para alfabetizar? Uma criança que não está alfabetizada pode ler ou pode escrever?
Quais as perguntas que você se faz, ou quais as respostas você gostaria de ter, quando o assunto é alfabetização?
Em uma colaboração entre o Instituto Contexto e o Singularidades, com coordenação da professora/mestra Cris Mori e a parceria pedagógica da professora doutora Magda Soares, o curso de Pós-Graduação “Alfabetização e práticas de leitura e escrita” propõe analisar e compreender questões sobre o processo de alfabetização, que é tão complexo e fascinante.
Alfabetizar é a base para a maioria dos processos educacionais. Nesta pós-graduação, as educadoras e os educadores terão a integração entre teoria e prática durante os 4 semestres de duração do curso. Durante essa trajetória, serão desenvolvidas competências como reconhecer e relacionar as diversas facetas que constituem o processo de alfabetização, além da mobilização de ferramentas que capacitem o educador em avaliar os estudantes em processo de alfabetização e de planejar as práticas didáticas aderentes e adequadas às necessidades de cada um.
Conheças as Competência(s) a ser(em) desenvolvida(s):
Reconhecer e relacionar as diversas facetas que constituem o processo de alfabetização;
Identificar o caráter específico e, ao mesmo tempo, interdependente dos processos de alfabetização e de letramento;
Empregar procedimentos didáticos teoricamente fundamentados que promovam a aprendizagem inicial do sistema de escrita, a consolidação da alfabetização e o desenvolvimento de práticas de letramento;
Empregar procedimentos didáticos teoricamente fundamentados que promovam o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita;
Ser capaz de avaliar os estudantes em processo de alfabetização e de planejar as práticas didáticas aderentes e adequadas às necessidades de cada um.
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