Psicanalista; doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP); membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância-LEPSI IP/FE – USP; assessora em educação inclusiva, organizadora e coautora do livro: “Lugar de Vida, vinte anos depois: exercícios de Educação Terapêutica”. É coordenadora do curso de pós-graduação “Inclusão: Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças”, no Instituto Singularidades.
Professores
Lilian Bacich
Bióloga (Mackenzie), pedagoga (USP), mestre em Educação (PUC/SP) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Coordenadora geral de pesquisa e de pós-graduação do Instituto Singularidades.
http://lattes.cnpq.br/0251916117872077
Silvana Augusto
Doutora em Educação na área Linguagem e Educação, Mestre na área Teorias do Ensino e Formação de professores, ambos na FEUSP. Coordenadora pedagógica da Pós-Graduação Fazeres e Investigações das crianças de 4 a 6 anos, professora na extensão Fala, Escuta Pensamento e Imaginação, ambos no Instituto Singularidades. Coordenadora de projetos de formação de educadores nas modalidades presencial e a distância pelo Instituto Avisa lá. Assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil; desenvolve projetos de formação de equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e professores; consultora da BNCC, MEC (2016-2017). Produz materiais de apoio para a formação de professores e é coautora dos livros O Trabalho do professor de Educação Infantil, ed. Biruta; Bem-vindo mundo: criança, cultura e formação de professores, ed. Peirópolis; Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental: dez desafios para ensinar, da coleção, Nós da Educação, ed. Ática/Somos; e autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar do professor de Educação Infantil para os desenhos das crianças, ed. Cortez.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8132074778018387
Letícia Lyle
É educadora formada pelo Teachers College, da Columbia University, com mestrado em Desenvolvimento Curricular e especialização em Educação Socioemocional. Letícia foi uma das responsáveis pela elaboração e implementação do Programa Compasso Socioemocional e atua como colaboradora de escolas e redes que desejam incorporar as habilidades e competências socioemocionais em suas práticas pedagógicas.
Ana Maria Diniz
Ana Maria Diniz é presidente do conselho do Instituto Península, braço social dos negócios de sua família e instituição mantenedora do Singularidades. É uma das fundadoras do movimento Todos Pela Educação e conselheira da ONG Parceiros da Educação. Ana é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e também no curso Owner/President Management, da Harvard Business School.
Guilherme Santinho Jacobik
Doutor em História, Filosofia e Metodologia de Matemática pela UNICAMP. Mestre em Educação Matemática e Ciências pela USP. Desde 2004, é docente no Ensino Superior. Professor de Educação Básica desde 1989. Atualmente é professor do quarto ano do Ensino Fundamental no Colégio Santa Cruz. Professor do curso de Pedagogia e de cursos de pós-graduação Lato Sensu do Instituto Singularidades desde 2012.
Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7111369144601677
Josca Ailine Baroukh
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com especialização para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espaço Pedagógico, com Madalena Freire. Atualmente, é coordenadora do curso de pós-graduação “Crianças de 0 a 3 anos: formação de profissionais para as infâncias do Brasil”, no Instituto Singularidades; atua na tecnologia educacional do Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz; e trabalha com formação de gestores e professores desde 1999, ministrando cursos, oficinas e palestras e prestando assessoria pedagógica a escolas da rede pública e privada, bem como a ONGs, no município de São Paulo e no interior paulista. Coordenou a coleção “Interações” e é autora dos livros “Parlendas para brincar” (em parceria com Lucila de Almeida), “O penico do bebê”(em parceria com Ana Carolina Carvalho) e do livro “Ler antes de saber ler, oito mitos escolares sobre a leitura literária”, todos pela Panda Books.
Antonio Alexandre Aparecido da Silva
No magistério desde 1986, especialista em Educação Matemática, graduado em Engenharia Química – Faculdades Oswaldo Cruz (1997)- e em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (1988). Integrante do LABEM (Laboratório do Ensino de Matemática – IME – USP), de 2000 a 2007.Desde 2008, integrante do gCIEM (Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática): investigações nas linhas de resolução de problemas, geometria e jogos. Acesso para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/615527316306462
Marta de Oliveira Gonçalves
Doutora e mestre em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduada em Psicologia e especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino híbrido, psicologia, educação, psicopedagogia, adolescente, desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, deficiência/inclusão e metodologia científica. Membro do corpo docente do Instituto Singularidades. Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3854829206423338