Como podemos compreender as relações entre Neurociência e educação para promovermos processos de aprendizagem mais eficazes? A Neurociência é uma área de conhecimento que vem ganhando cada vez mais espaço na educação. Ao contrário de algumas abordagens, essa ciência não propõe metodologias para a sala de aula, tampouco pretende biologizar os processos de aprendizagem. As descobertas da neurociência podem contribuir para a educação nos fazendo (re) pensar as nossas práticas uma vez que entendemos como o cérebro aprende. E esse é o nosso convite para você!
Neurociência na escola
Neurociência na escola
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: dupla modalidade |
Carga horária: 360 horas |
A ponte entre a Neurociência e a educação está sendo construída, e esse curso oferece à aluna e ao aluno as condições de entendimento dos principais diálogos entre essas áreas, além de fomentar a pesquisa e a discussão do (re) pensar de práticas pelo olhar da Neurociência.
Parte do grupo de professoras e professores, incluindo a coordenadora do curso, além de terem a sua trajetória acadêmica e pesquisa em Neurociência, também atuam na educação básica como docentes e gestores em todos os segmentos de ensino de escolas públicas e privadas.
• Profissionais das áreas da educação (professores, diretores, coordenadores, orientadores educacionais), do terceiro setor ou de áreas correlacionadas.
• Profissionais em geral com interesse no tema.
O nosso curso está estruturado em módulos que perpassam os fundamentos da Neurociência, as bases biológicas da aprendizagem e a promoção de diálogos com a educação.
Módulo 1: Fundamentos da Neurociência e neuromitos
Módulo 2: Tópicos em biologia básica
Módulo 3: Neurociência cognitiva
Módulo 4: Atenção, percepção e memória
Módulo 5: Ritmos biológicos, sono e aprendizagem
Módulo 6: Funções executivas
Módulo 7: Neurociência e as competências socioemocionais
Módulo 8: As bases neurobiológicas de leitura, escrita e lógico-matemática
Módulo 9: As condições biológicas das dificuldades e transtornos de aprendizagem
Módulo 10: Diálogo entre as neurociências e os pensadores da educação
Módulo 11: A Neurociência do processo de ensino e aprendizagem
Módulo 12: Metodologia do trabalho científico
Módulo 13: Mindfulness e neurociência
Módulo 14: Práticas corporais, hábitos saudáveis e neurociência
Módulo 15: O cérebro musical na escola
Módulo 16: Neurociência e criatividade
Módulo 17: Tecnologia, gamificação e Neurociência
Módulo 18: Diálogo entre a Neurociência e a diversidade
Módulo 19: Estudos de caso pelo olhar da Neurociência
Módulo 20: Neurociência e gestão na educação
Adriessa Santos
Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo, especialista em Neurociência e Educação, MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo, especialista em Educação pela Pontifícia Universidade Católica, educadora sistêmica, bióloga pela Universidade de Mogi das Cruzes e graduanda em Pedagogia pelo Mackenzie. É coordenadora da pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, tem experiência em gestão escolar, atua como professora na educação básica privada, é docente de Neurociência e Educação, bem como faz formações e ministra palestras e cursos com essa temática. A sua formação inicial é Biologia, mas ela confessa que, quando escolheu essa área, não gostaria de ser professora. No entanto, durante faculdade, foi apresentada à docência e, desde então, não parou mais. Hoje, percebe que se tivesse de escolher novamente os seus percursos de estudos e profissão, escolheria os mesmos. Ela acredita na educação e é aqui que entra a neurociência. Mais do que estudar, há anos, essa temática na pesquisa, como professora, o olhar para a sua prática docente é outra desde que estuda as contribuições da neurociência para a educação, e é por isso que organizou e coordena esse curso. A neurociência está tão presente na sua vida, que ela tem uma gata chamada Glia!
Alcielle dos Santos é doutoranda em Psicologia da Educação, adora vinhos e não vê a hora de voltar a viajar. Desde o mestrado, pesquisa abordagens de inovação na educação e na luta pela transformação do mundo pelas pessoas. Além de educadora e consultora, milita na Economia Solidária.
Carolina R. Resende Videira é educadora com 13 anos de experiência em formação de professores nas redes pública e privada, empreendedora social, presidente e cofundadora da Turma do Jiló e da Escola de Impacto (organizações de educação inclusiva). Mestre em Neurologia, MBA em Gestão, especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças, membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU Brasil, além de mãe do João e da Maria!
Carolina Sanches Piaia afirma que acreditar e fazer a educação melhor a cada dia é uma tarefa desafiadora e cheia de responsabilidades, mas repleta de muita gratidão e transformação. É professora de Matemática e defensora de uma Matemática acessível para todos, sem medos, com criatividade e flexibilidade. Além da sala de aula, atua na formação de professores e criação de conteúdos e materiais didáticos. É também mestra em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC e bacharela em Ciência e Tecnologia. Uma apaixonada pelo estudo do desenvolvimento da aprendizagem, já planeja a sua próxima aventura: licenciatura em Pedagogia. Ela adora trocar aprendizados e experiências e, como professora, garante ser uma ótima aluna, afinal, devemos aprender sempre!
Claudia Emanuele, além de professora da pós-graduação em Neurociência na Escola, é coordenadora de Marketing e Inovação no segmento farmacêutico e, neste momento, está finalizando MBA em Marketing, com foco em Neuromarketing. Já percorreu caminhos estritamente acadêmicos por vários anos ao trabalhar com Fisiologia na Universidade de São Paulo durante o doutorado, mestrado e anos científicos formais da graduação, desde o início da sua escolha por ser bióloga, aos 17 anos. O estudo do cérebro sempre a instigou e a motivou, seja na universidade ou atuando em empresas, e ela segue uma apaixonada pelo tema. A professora Claudia convida vocês a se aventurarem em conhecer o funcionamento e estrutura do sistema nervoso. Bem-vindas e bem-vindos! E preparem-se: seus cérebros nunca mais serão os mesmos!
Claudia Cristina Naufel Terzian formou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1995. Especializou-se em Pediatria e, posteriormente, em Hematologia Pediátrica. Trabalhou em consultório particular, hospitais públicos e privados. Por conta da hematologia, foi inspirada a trabalhar em banco de sangue e a fazer seu doutorado em Hemoterapia. Tornou-se doutora em Ciências da Saúde em 2009. Casou-se e teve duas filhas, a Luiza, que tem hoje treze anos, e a Laura, que tem sete anos. A maternidade fez com que voltasse seu olhar para a pediatria básica novamente e, sobretudo, reativou seu interesse pelo desenvolvimento infanto-juvenil. Transformou-se em uma assídua frequentadora de palestras educacionais e percebeu que a educação e a medicina são primas irmãs, o que fez nascer um forte desejo de unir esses conhecimentos. Em uma dessas palestras, percebeu que as neurociências seriam um ponto de encontro interessante, e inscreveu-se na pós-graduação em Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Durante esses anos dedicados intensamente aos estudos e também à criação dos filhos, ela concluiu a especialização em Medicina do estilo de vida e obteve a certificação pelo International Board of Lifestyle Medicine. A união desses conhecimentos nas áreas de pediatria e hebiatria, neurociências e medicina do estilo de vida transformou aquilo que era uma percepção em uma realidade. Hoje, ela educa seus pacientes para terem uma vida mais saudável e entende que os educadores são seus maiores aliados para aproximar a saúde e a educação.
Daiane Gil Franco interessa-se pelas coisas da natureza desde muito pequena e, claro, Ciências era a sua disciplina favorita. Na quarta série tomou uma decisão importante: queria ser bióloga. Desde aqueles tempos já a desestimulavam, pois não era uma profissão muito valorizada. Entretanto, ela seguia sonhando: colecionava recortes de jornais e revistas sobre qualquer coisa que envolvesse ciências, principalmente sobre os bichos. O ensino médio na escola pública, infelizmente, não garantiria a sua entrada na universidade pública, e foram necessários dois anos de cursinho para finalmente ingressar no vestibular mais disputado, o da Universidade de São Paulo, em 2003. Foram cinco anos de graduação e quatro anos de iniciação científica em um laboratório no Departamento de Fisiologia onde, depois, fez também o mestrado e o doutorado. Seu modelo de pesquisa era culturas de células de cerebelo. No fim desse ciclo, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para fazer um pós-doutorado no Departamento de Neurologia. Continuou trabalhando com células neuronais, dessa vez, tumores cerebrais. Durante esse período, teve a sua filha, que hoje já tem cinco anos. Foi nesse período também que os cortes na área de Ciências e Tecnologia se intensificaram e afetaram as suas decisões sobre continuar ou não fazendo pesquisa. Surgiu, então, uma oportunidade de trabalhar em um laboratório de sequenciamento genético, área em que trabalha até hoje. Teve que aprender muitas coisas novas. Mudou para um laboratório no Genoma IB USP e voltou às origens, redescobrindo que é apaixonada por ciência, em todas as suas áreas. Mas confessa que, entre elas, a neurociência é a que a toca mais forte. Ter a oportunidade de dar aulas dentro desse tema a faz aprender sempre mais!
Elisa Jordão é doutora e mestre em Fisiologia com foco na área de Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo, além de bióloga de formação. No mestrado, pesquisou, em modelos animais, a formação de memória envolvendo a amígdala e a estrutura neural do encéfalo, a partir do condicionamento aversivo a contextos. Após essa experiência, pesquisou os processos neurais por trás do controle voluntário e involuntário da atenção em seres humanos. Nesse período, teve a oportunidade de realizar pesquisas no exterior utilizando técnicas como a eletroencefalografia. Desde a escola até a pós-graduação, sentia muito prazer em aprender e ensinar, especialmente por ser algo realizado em grupo, em coletivo. A sua formação acadêmica veio para complementar a formação individual e social. Assim, após anos trabalhando em pesquisa, decidiu também adquirir experiência no ensino básico como professora de Ciências do ensino fundamental II. A curiosidade é intensa nessa idade, o que desperta ainda mais o seu encantamento ao entender a complexidade do cérebro, que permite o processo de aprendizagem, e como a troca de conhecimento pode contribuir para estratégias na educação. Por isso, considera muito gratificante fazer parte deste curso. Ela espera oferecer e estimular a aquisição de novos conhecimentos e a formação de novas ideias na educação sob a perspectiva do funcionamento do sistema nervoso, um sistema extremamente complexo e fascinante.
Edgard Neves tornou-se mestre em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC em 2017 e graduou-se em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de São Paulo em 2013. Ex-membro do Grupo de Estudo em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC), realizou pesquisas na área de Neurociência da linguagem e Neuroeletrofisiologia. Também atuou em atividades de extensão universitária na área de Neurociência aplicada à educação e Neurociência e Música. Desde 2012, atua na educação pública estadual e municipal no ensino de Ciências e Biologia. É professor convidado no programa de pós-graduação lato sensu de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades e no programa de pós-graduação lato sensu de Neurociência na Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.
José Henrique Porto é pai de três pentelhos adoráveis, casado com uma feminista porreta e montanhista amador, que cultiva diariamente o espanto diante da existência. Ele afirma que “pessoas comuns encantam-se com coisas extraordinárias, já os professores, que são figuras extraordinárias, ensinam seus alunos a perceberem o encanto naquilo que é aparentemente comum”. É especialista em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Formação Integral e Práticas Inovadoras pelo Instituto Singularidades, especialista em Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, formado em História pela Universidade de São Paulo, certificado pelo Enneagram Professional Training Program – Helen Palmer e master em PNL Sistêmica. É também treinador em Desenvolvimento Humano, bem como professor de Ciências Humanas, Educomunicação, Curadoria do Conhecimento e Práticas Pedagógicas Inovadoras em instituições de ensino de educação básica e superior.
Luciana Brentano é doutoranda em Psicolinguística e mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Neurocognição e Aprendizagem pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Letras-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Integrante do Braz-tesol- Bilingual Education SIG. Participa dos encontros do laboratório de pesquisas Bilingualism, Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, coordenado pela profa. Dra. Judith Kroll. É coordenadora e professora da pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, além de ministrar aulas sobre as temáticas Educação bilíngue, Bilinguismo e Tópicos em cognição em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil. Também é coordenadora de Currículo Bilíngue da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Ministra palestras e curso sobre as temáticas citadas e presta assessoria pedagógica em implantação de currículos bilíngues.
Marcelo Lambert é historiador, pedagogo, escritor e palestrante. É apaixonado pelo conhecimento e pela pesquisa. Realizou expedições científicas nas Américas e na Europa, visando à história das civilizações antigas. Como professor, pauta o seu trabalho desde o ensino fundamental II até a universidade ministrando aulas na área das humanidades e da pedagogia, assim como na pós-graduação Diálogos da neurociência com os pensadores da educação. Como gestor, já trabalhou como diretor e coordenador nas redes pública e privada. Dessa forma, passou por todos os segmentos da educação, fato esse que acredita ser fundamental para a construção da sua carreira profissional e acadêmica. Acredita profundamente no poder da educação como meio de transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Maurício Maas é mestre e graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É doutorando em Pedagogia do Teatro pela mesma instituição, onde pesquisa as relações entre música e teatro na formação do artista cênico. Trabalhou durante 15 anos como professor de Artes (Teatro e Música) na educação básica e é professor no ensino superior desde 2010. Músico, arte-educador, diretor cênico e musical, sonoplasta e produtor musical, colaborou com diversas companhias teatrais em São Paulo. Foi professor especialista no Curso de Formação em Teatro Musical pelo Serviço Social da Indústria – SP. É também integrante do grupo musical Barbatuques desde 2000, no qual se apresenta artisticamente e ministra cursos e workshops de percussão corporal para os mais diversos públicos pelo Brasil e exterior.
Paola Guimaraens Salimen é doutora e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência com pesquisa interpretativa, pensando a escola como uma ecologia em oposição a um ambiente estéril, em que variáveis possam ser isoladas. Atualmente, atua como coordenadora pedagógica de Línguas Adicionais em escola regular. Além disso, tem ampla experiência como professora de todos os segmentos, escrita de materiais didáticos e formação de professores.
Renata Trefiglio está atualmente cursando doutorado no Departamento de Estudos da Infância, Adolescência e Família pela Universidade de Nebraska-Lincoln – EUA, e tem especialização em Desenvolvimento Infantil e Primeira Infância e Métodos Quantitativos, Qualitativos e Psicométricos de Pesquisa. É apaixonada pela educação, tendo feito seu mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. É pedagoga e psicopedagoga com especialização em Neuropsicologia. Em conjunto com o doutorado, é consultora, assessora educacional, bem como supervisora clínica e institucional. As suas linhas de pesquisa atualmente são: Parceria Família-Escola, Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)/Pyramid Model/Multi-Tiered System of Support (MTSS), Neurociências aplicadas à Educação, Adaptação e Desenvolvimento de Currículo Acadêmico e Socioemocional, Avaliação de Programas Socioemocionais e Análise do Comportamento aplicada à Educação.
Roberta Baradel, além de ministrar alguns módulos da pós-graduação Neurociência na escola, é professora de Língua Portuguesa nas redes pública e particular de ensino desde 2006. É apaixonada pela área de pesquisa e brincava de ser professora desde pequena. Gosta muito de estudar e de encarar novos desafios e, por isso, fez mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo estudado dislexia no contexto escolar. Alguns anos depois, fez mestrado em Neurociência e Cognição, pela Universidade Federal do ABC, tendo desenvolvido uma bateria neuropsicológica para investigar condições de memória semântica no envelhecimento. Além disso, é graduada em Letras e Pedagogia. Atualmente, está em sala de aula na rede pública de São Caetano do Sul, coordenando uma equipe de professores da área de Linguagens e dedica-se ao doutorado, também na Universidade Federal do ABC, estudando memória semântica e cognição corporificada.
É mãe do Rafael, da Luísa e da Paçoca e, nas horas vagas, gosta de ler e viajar. Ainda não viu uma aurora boreal, mas já pulou de bungee jump, abraçou coalas e cangurus, aprendeu a cozinhar, a pintar parede e a fazer tricô. Define-se como: meio agitada, meio multitask, mas sempre tentando aprender coisas novas, propondo-se novos desafios e, principalmente, acreditando no potencial transformador da educação!
Vivian Tiemi diz que seu interesse pela vida vem de longe. Procurou entendê-la observando a natureza e suas dinâmicas a partir do todo — a vida de fora para dentro. De um tempo para cá, procura entendê-la pelas partes — a vida de dentro para fora. Ela conta que lutando, refletiu sobre disciplina. Dançando, aprendeu sobre Paulo Freire, Laban e Ana Mei Barbosa. Meditando, descobriu interesse pela ciência. Estudando, reconheceu-se educadora. E sendo mãe, descobriu novos significados para a vida.
Possui especialização em Geotecnologias para Gestão Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná e em Neurociência na escola pelo Instituto Singularidades. É licenciada em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estudou Linguagem da Dança no Instituto Caleidos e possui formação de Yoga com Micheline Berry e com Camila Heitz. Trabalha com a questão ambiental desde 2002 e leciona aulas de yoga desde 2014.
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Em desenvolvimento
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: dupla modalidade |
Carga horária: 360 horas |
Maria Francisca dos Santos
ESTE CURSO É MARAVILHOSO…
PARABÉNS A TODA EQUIPE!!!
Juliana Guirado Kater Marson
Necessito!!!
Daniela Rosa
Fiz o curso e gostei bastante!! Equipe excelente,
e conteúdos que são fundamentais para potencializar a reflexão entre a neurociência e aprendizagem.
Emanoelli do Valle
Pós Graduação que vale muuuito a pena para toda e qualquer pessoa que deseja expandir conhecimento e passar a enxergar a educação e a aprendizagem com novos olhos! Maravilhoso!
Alessandra C. Cabral Simões
Esse curso fez a diferença na minha prática como educadora e também me proporcionou novas oportunidades de trabalho.
Ele realmente consegue fazer uma ponte entre os estudos da neurociência e a escola.
Mônica Taborda dos Santos Barbosa
Esta pós é excelente! O olhar e as contribuições das neurociências são fundamentais para a compreensão da aprendizagem no século XXI. Parabéns Adriessa e a todo o time pela competência e acolhimento! Minha formação ,é muita mais robusta e qualificada depois desse curso.
Mônica Taborda
P[ós-Graduação excelente! Módulos muito bem elaborados, professores muito experientes e competentes. Minha formação ficou mais robusta e consistente. A ponte construída entre as neurociências e a educação agregou valor a minha prática e trouxe contribuições importantes para o fazer pedagógico..
Kézia Ventura
Curso fantástico, em todos os módulos me descontruí e me reconstruí novamente, me tornando um professora mais atenta aos processos que permeiam a aprendizagem, acrescentando muito mais segurança a minha prática pedagógica. A coordenação do curso e os professora são maravilhosos, sempre muito dedicados!