Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura
Em desenvolvimento
(4)
0 Disponível assentos
O curso de especialização em Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura objetiva capacitar profissionais tradutores e intérpretes de Libras – Português (TILSP) para atuarem em diversos espaços sociais, como: em instituições de ensino em todos os níveis, públicas ou privadas, de atendimento à população em geral; em conferências e eventos científicos; [...]
O que um professor precisa saber para alfabetizar? Uma criança que não está alfabetizada pode ler ou pode escrever? Quais as perguntas que você se faz, ou quais as respostas você gostaria de ter, quando o assunto é alfabetização? O curso de Pós-Graduação "Alfabetização e práticas de leitura e escrita" propõe analisar e compreender [...]
Inclusão Escolar e Diversidade: questões conceituais e instrumentalização de práticas
Em desenvolvimento
(14)
0 Disponível assentos
Como nós, educadores, podemos desenvolver ações inclusivas que promovam a valorização da diversidade nas escolas? Este curso visa estabelecer um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é instrumentalizar profissionais da educação e áreas afins [...]
A Pós-graduação “Ciência e Prática do Esporte de Alto Rendimento” tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar nas diferentes dimensões do esporte de alto rendimento, tanto no âmbito da gestão de programas esportivos, quanto para a elaboração, controle e prescrição de treinamento físico voltado ao aumento do desempenho competitivo do atleta de alto rendimento. [...]
A ponte entre a Neurociência e a Educação está sendo construída e a interlocução entre educadores e neurocientistas é o alicerce para esse processo, que entendemos ser possível por meio do diálogo. Mas a que se propõe a Neurociência para a Educação? A Neurociência não propõe novas metodologias, “receitas”, tampouco tem caráter determinista ou biologizante. [...]
Psicopedagogia: práticas educacionais e contextos de intervenção
Em desenvolvimento
(21)
0 Disponível assentos
A Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a aprendizagem, que pode acontecer em contextos institucionais diversificados: escola, organizações não governamentais, clínica, associações educacionais, entre outros. Neste curso, os profissionais terão a oportunidade de aprender diferentes modos de avaliar e intervir na prática psicopedagógica, por meio de atividades supervisionadas e de reflexões sobre diversas concepções [...]
Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais. Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os aspectos [...]
Didática da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Em desenvolvimento
0 Disponível assentos
No final do século XIX já surge a necessidade de formar professores mais qualificados para atuar em Escolas e Universidades. Embora possamos apontar grupos de pesquisa já nesta época, é após a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1954) que a Educação Matemática ganha força. Logo, não é recente o estudo de processos de aprendizagem e estratégias [...]
O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, não é recente na educação. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa [...]