Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais. Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os [...]
Inclusão Escolar e Diversidade: questões conceituais e instrumentalização de práticas
Em desenvolvimento
(8)
0 Disponível assentos
Como nós, educadores, podemos desenvolver ações inclusivas que promovam a valorização da diversidade nas escolas? Este curso visa estabelecer um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é instrumentalizar profissionais da educação e áreas afins [...]
Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura
Em desenvolvimento
(2)
0 Disponível assentos
O curso de especialização em Tradução e Interpretação de Libras: Educação, Arte e Cultura objetiva capacitar profissionais tradutores e intérpretes de Libras – Português (TILSP) para atuarem em diversos espaços sociais, como: em instituições de ensino em todos os níveis, públicas ou privadas, de atendimento à população em geral; em conferências e eventos científicos; [...]
Coordenação Pedagógica: Lugar de Complexidade e Mudanças
Em desenvolvimento
0 Disponível assentos
Com a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, a escola teve que viver o que jamais tinha vivido. Primeiramente fechou seus prédios e teve que ensinar por meio dos recursos disponíveis em cada localidade, que nem sempre correspondiam ao que era necessário ou urgente. Sem que a pandemia tivesse terminado completamente, as escolas abriram para [...]
O que um professor precisa saber para alfabetizar? Uma criança que não está alfabetizada pode ler ou pode escrever? Quais as perguntas que você se faz, ou quais as respostas você gostaria de ter, quando o assunto é alfabetização? O curso de Pós-Graduação "Alfabetização e práticas de leitura e escrita" propõe analisar e compreender [...]
Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas
Em desenvolvimento
0 Disponível assentos
A formação visa pensar o universo da gestão, desde modelos de liderança e práticas colaborativas até questões relativas à crítica, à curadoria, aos direitos culturais e às políticas públicas, explorando diferentes perspectivas e expressões artísticas. O Itaú Cultural (IC), em parceria com o Instituto Singularidades, apresenta o Curso de Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da [...]
Formação Integral: autoconhecimento, habilidades socioemocionais e práticas educacionais inovadoras
Em desenvolvimento
(6)
0 Disponível assentos
Como o autoconhecimento e as habilidades socioemocionais podem aprimorar o nosso desenvolvimento pessoal e profissional? De que forma podemos utilizar esses conhecimentos para criar ações educacionais mais inovadoras? A proposta do curso de pós-graduação ''Formação Integral: autoconhecimento, habilidades socioemocionais e práticas educacionais inovadoras'' é especializar profissionais éticos e com alto nível de consciência quanto à [...]
Registre aqui o seu interesse pelo curso! O investimento em projetos educativos, políticas, propostas e espaços voltados à educação de crianças entre 0 e 6 anos tem se mostrado bastante robusto nos últimos anos no Brasil. O atendimento educacional desta faixa etária se afirma na Constituição de 1988, e de lá para cá, muitos movimentos têm [...]
Nunca antes os termos bi/multilinguismo e educação bi/multilíngue estiveram em tamanha evidência na sociedade brasileira. Diante desse cenário, este curso tem como objetivo promover estudo e discussão aprofundada sobre a educação bi/multilíngue nas escolas brasileiras e internacionais e sobre o bi/multilinguismo como fenômeno individual e social. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] [...]