Estudos sobre o século XXI em sua abrangência e complexidade e como isso influencia e é influenciado pelas novas gerações. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas, em especial da sociedade brasileira. Multiculturalismo, movimentos migratórios, violência urbana e rural, sustentabilidade e desastres ambientais, desigualdades e mobilizações sociais. Novas tecnologias e suas influências nas novas formas de relacionamento e compreensão do mundo. Desafios e dilemas educacionais relacionados a esta nova ordem.
Dilemas do Século XXI e os impactos para a Educação
Dilemas do Século XXI e os impactos para a Educação
R$180,00
Duração: 5 meses |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: Presencial |
Período: início em agosto de 2024 |
Carga horária: 38 horas |
Espera-se que ao final do curso os licenciandos possam:
✓ Compreender o século XXI em sua abrangência e complexidade a partir de alguns conceitos-chave: globalização como fábula e como perversidade (Milton Santos); necropolítica (Achille Mbembe); Epistemologias do Sul (Boaventura de Souza Santos) e Colonialidade/Decolonialidade (Grupo Modernidade/colonialidade).
✓ Relacionar a construção (projeto) de desigualdade a partir desses conceitos e seu impacto na Educação.
✓ Relacionar a hierarquia social brasileira em suas interconexões com os processos de formação racial e de racialização.
✓ Reconhecer os fundamentos de uma educação antirracista e o papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
✓ Reconhecer e identificar as diferentes perspectivas epistemológicas de gênero, como nelas se inserem as experiências dos sujeitos e as possibilidades políticas e metodológicas contidas na construção das diferentes perspectivas analíticas advindas dos estudos de gênero e de sua relação com as representações do masculino e feminino.
✓ Analisar como ocorre a construção do gênero no espaço escolar e qual o papel da escola nessa discussão.
✓ Relacionar ser humano, crença e religião sob a égide do Estado laico de direito para analisar a proposta da área de 2 Religião na BNCC.
✓ Relacionar os processos migratórios às novas formas de organização econômica e política mundial e identificar os efeitos para a Educação.
✓ Globalização como fábula e como perversidade: o legado de Milton Santos.
✓ Necropolítica: o legado de Achille Mbembe.
✓ Colonialidade: o legado do grupo Modernidade/colonialidade.
✓ Epistemologias do Sul: o legado de Boaventura de Souza e Santos.
✓ As desigualdades do mundo moderno a partir dos conceitos de Globalização como fábula e como
perversidade; necropolítica, colonialidade e epistemologias do Sul.
✓ As implicações das desigualdades nos processos educativos à luz dos conceitos discutidos.
✓ Categorias estruturantes da sociedade moderna: raça, gênero e a religião.
✓ O conceito de raça: desconstrução.
✓ Racismo individual, racismo institucional e racismo estrutural.
✓ O papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.
✓ Perspectivas epistemológicas de gênero, como nelas se inserem as experiências dos sujeitos.
✓ A construção do gênero no espaço escolar e qual o papel da escola nessa discussão.
✓ A relação entre ser humano, crença e religião sob a égide do Estado Laico de Direito.
✓ Proposta para ensino religiosa na BNCC.
✓ Disposições legais sobre gênero, raça e religião na educação.
✓ Migração contemporânea: a nova ordem econômica e política.
Estudantes de licenciatura, professores da educação infantil e fundamental, público em geral interessado no tema.
Sobre os professores
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