Questões e aspectos atuais que envolvem o desenvolvimento, a convivência social, a cooperação, o autoconhecimento e ações relevantes voltadas para formação e educação integral do educador.
Perspectivas e paradigmas atuais para a formação integral do educador
Perspectivas e paradigmas atuais para a formação integral do educador
R$240,00
Duração: 5 meses |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: Presencial |
Período: início em agosto de 2024 |
Carga horária: 76 horas |
![](https://institutosingularidades.edu.br/wp-content/uploads/2024/06/Sing_Site_Campanha24-2-21.jpg)
Eixo A – Definições Conceituais
• Definir educação integral.
• Identificar os princípios que estruturaram a educação integral historicamente.
• Relacionar a visão histórica e a visão contemporânea de Educação Integral.
• Conceituar o que se constitui como Teoria da Complexidade para Edgar Morin.
• Relacionar os princípios da Teoria da Complexidade aos princípios de Educação Integral e com a prática
do/a pedagogo/a.
• Conhecer aspectos da vida e obra de Rudolf Steiner, com foco na teoria dos setênios e na pedagogia
Waldorf.
• Identificar princípios da educação integral presentes na teoria dos setênios.
• Definir os princípios de um Projeto de Vida.
Eixo B – Formação Integral e autoconhecimento
• Discutir a função do autoconhecimento e suas implicações para a formação e para a prática de
educadores/as.
• Experimentar diferentes instrumentos de autoconhecimento.
• Organizar as memórias de vida com base nos setênios para a elaboração do Projeto de Vida.
• Valorizar a importância de um Projeto de Vida para a formação profissional do/a pedagogo/a.
• Elaborar de um Projeto de Vida.
Eixo C – Competências do estágio
• Verificar por meio do estágio de que maneira está presente nos espaços educacionais a visão de sujeito
integral, considerado em suas dimensões cognitiva, estética, ética, física, social, afetiva.
• Relatar diferentes práticas observadas no estágio.
• Identificar as práticas de estágio que contribuem para a formação e educação integral.
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• Relacionar o vivenciado no estágio aos eixos trabalhados na disciplina.
• Propor ações para o desenvolvimento de práticas de educação integral.
• Escrever relatório de estágio, que contenha descrição das ações observadas, articulação dos conteúdos
observados com a prática e proposição de ações para a efetivação da educação integral nos espaços
educacionais.
Eixo D – Formação integral e intervenções docentes
• Planejar uma aula que contemple um dos eixos da formação integral e intervenção docente.
• Reger a aula planejada para os colegas e professora da disciplina, no Instituto Singularidades.
Eixo A – definições conceituais
• Educação integral
• Complexidade
• Teoria dos setênios
• Projeto de vida
Eixo B – Formação integral e autoconhecimento
• Instrumentos para o autoconhecimento
o MBTI
o Eneagrama
o Quadrantes e linhas do desenvolvimento
• Proejto de Vida
Eixo C – Competências do estágio
• Desenvolvimento de competências de observação, descrição e análise da prática do professor que
estejam em consonância com os princípios da educação integral do educador.
• O estágio como prática pré-profissional.
• A formação integral do educador e suas implicações práticas.
• Reflexão propositiva a partir de uma análise da instituição onde o estágio curricular será realizado.
Eixo D – Formação integral e intervenções docentes
• Convivência social
• Cooperação
• Comunicação
• Regências
• Gestão e educação integral
• Formação continuada e educação integral
• Metodologias e educação integral
• Educação na diferença e educação integral
• Saúde e educação integral
• Educação integral e as competências necessárias ao educador/a do séc. XXI
Estudantes de licenciatura, professores da educação infantil e fundamental, público em geral interessado no tema.
Sobre os professores
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