Análise crítica dos recursos tecnológicos no processo de alfabetização em um mundo digital. Estudo dos impactos das telas e aplicativos no desenvolvimento cerebral de crianças. Reflexão sobre metodologias de ensino que integram ferramentas digitais, com base em pesquisas recentes sobre alfabetização e letramento. Discussão sobre a importância do letramento digital na formação do aluno. Inscreva-se [...]
Estudos sobre o século XXI em sua abrangência e complexidade e como isso influencia e é influenciado pelas novas gerações. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas, em especial da sociedade brasileira. Multiculturalismo, movimentos migratórios, violência urbana e rural, sustentabilidade e desastres ambientais, desigualdades e mobilizações sociais. Novas tecnologias e suas influências nas novas [...]
Questões e aspectos atuais que envolvem o desenvolvimento, a convivência social, a cooperação, o autoconhecimento e ações relevantes voltadas para formação e educação integral do educador. Inscreva-se no curso! Objetivos de aprendizagemConteúdosPúblico-alvoObjetivos de aprendizagem Eixo A – Definições Conceituais • Definir educação integral. • Identificar os princípios que estruturaram a educação integral historicamente. • Relacionar [...]
Leis 10.639/03 e 11.645/08 e a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Impulsionamento destas leis no espaço escolar para produções culturais que permitam conhecer e aproximar-se destes contextos. A tradição oral como um desses saberes A tradição oral como linguagem transversal entre arte, educação, filosofia, religião, ciência da vida, trabalho [...]
Ampliação do repertório cultural. O Teatro como uma linguagem que se ensina e se aprende. O trabalho de corpo na relação com o espaço e na interlocução com outros atores. Investigação do Teatro como conhecimento artístico, histórico, cultural e social. Desenvolvimento de competências para aplicar o Teatro em diferentes contextos educacionais. Transposição didática: propostas de [...]