O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, não é recente na educação. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa utilização. O envolvimento das instituições de ensino, professores e demais profissionais da educação nesse processo de implementação das tecnologias digitais é considerado um desafio e discussões sobre o tema são recorrentes em diferentes instâncias. Assim, a relação entre as metodologias ativas, incorporadas pelo uso de tecnologias digitais, e seu processo de implementação nas instituições de ensino são os temas abordados nesta publicação.
As pesquisas atuais nas áreas da Educação comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada um aprende o que é mais relevante e que faz sentido para ele, o que gera conexões cognitivas e emocionais. Metodologias ativas englobam uma concepção do processo ensino-aprendizagem que considera a participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, valorizando as diferentes formas que os estudantes podem ser envolvidos nesse processo, para que aprendam melhor, em seu próprio ritmo, tempo e estilo de aprendizagem.
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora
Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora
Em desenvolvimento
24x parcelas de
Em desenvolvimento
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: híbrido |
Período: início em março de 2024 |
Carga horária: 360 horas |
Período de realização do curso:
Início das aulas: março de 2024
Término das aulas: dezembro de 2025
Data limite para entrega do TCC em primeira chamada: março de 2026
Data limite para entrega do TCC em segunda chamada: maio de 2026
Horários da aula:
Segunda-feira, das 19h às 22:30h (remoto e síncrono)
Sábado (mensal), das 8h às 12h (presencial)
(Carga Horária Semanal 4h)
Profissionais das áreas de educação (professores, diretores, coordenadores, orientadores educacionais), e demais interessados na elaboração de experiências de aprendizagem inovadoras.
24x R$ 980,00*
*Após o período de 12 meses, haverá reajuste conforme índice vigente.
Bolsas e Benefícios:
Educador da escola pública – 30%
Educador de ONGs – 20%
Egresso Sing – 30%
Bolsa monitoria (uma por curso) – 50%
SINPRO, APEOESP e SAAESP – 20%
• Metodologias ativas e inovação na educação: novas literacias digitais
• Ensino Híbrido e educação na cultura digital
• Aprendizagem visível
• Seminários integradores e práticas inovadoras I
• Aprendizagem Baseada em Projetos: investigação e interdisciplinaridade
• Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação
• Metodologia científica em um contexto inovador
• Seminários integradores e práticas inovadoras II
• Linguagem e educomunicação: espaços dialógicos e multimodalidades
• STEAM
• Metodologias ativas: ressignificando práticas
• Seminários integradores e práticas inovadoras III
• Gestão para uma educação inovadora
• Seminários integradores e práticas inovadoras IV
Objetivo geral:
O curso pretende promover o estudo e a discussão aprofundada sobre as metodologias ativas no cenário educacional nacional e internacional com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na elaboração, implementação, coordenação, avaliação e acompanhamento de processos que utilizam as metodologias ativas como abordagem norteadora do processo educacional nos contextos presenciais e híbridos.
Objetivos específicos:
Ao término do curso, espera-se que o egresso seja capaz de:
• Analisar abordagens que envolvam metodologias ativas identificando os contextos nos quais elas se inserem e sua repercussão nos processos de ensino e aprendizagem;
• Utilizar recursos digitais em seu processo de construção de conhecimentos, identificando, na e pela prática, os desdobramentos das práticas educacionais transformadoras, valorizando aspectos sociais, como a educação antirracista, nas práticas de desenvolvimento da cultura digital de uma sociedade;
• Elaborar, desenvolver e implementar propostas que envolvam metodologias ativas em práticas educacionais, da educação básica ao ensino superior;
• Refletir sobre a construção do conhecimento em rede, atuando de forma colaborativa e interdisciplinar em seu processo pessoal de desenvolvimento.
Dra. Lilian Bacich
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por mais de 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora). Atuou como docente na graduação, em disciplinas relacionadas à didática, tecnologias digitais, entre outras. Coordena curso pós-graduação lato-senso no Instituto Singularidades/SP. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação; Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula. Co-fundadora da Tríade educacional, tem experiência na formação de professores, envolvendo a formação presencial, online e híbrida por meio de palestras, oficinas e cursos, bem como a produção de materiais didáticos e instrucionais voltados à formação docente nos diferentes segmentos, da educação básica ao ensino superior, e nos diferentes componentes curriculares. Apoia institutos e fundações, em ações de gestão de projetos voltados à Metodologias Ativas, STEAM, Ensino Híbrido, bem como demais ações com foco na formação de educadores.
Prof.ª Adriana Cury Sonnewend
Prof.ª Ana Paula Gaspar Gonçalves
Prof. Bruno Reganin Ferrari
Prof.ª Gabriella Santana Santos
Prof.ª Julciane Castro da Rocha
Prof.ª Lilian Bacich
Prof. Leandro Holanda.
Prof. Marcelo Ganzela
Prof.ª Margareth Polido Pires
Prof. Michael Filardi
Avaliações
Classificação média
Em desenvolvimento
Classificação detalhada
Estrelas 5 | 7 | |
Estrelas 4 | 0 | |
Estrelas 3 | 0 | |
Estrelas 2 | 0 | |
Estrelas 1 | 0 |
Adicionar uma avaliação Cancelar resposta
24x parcelas de
Em desenvolvimento
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: híbrido |
Período: início em março de 2024 |
Carga horária: 360 horas |
Aline Vital
Realizar o curso de pós-graduação em Metodologias Ativas foi uma experiência transformadora em minha trajetória acadêmica e profissional. O curso superou minhas expectativas, proporcionando uma base sólida para aprimorar minhas práticas em sala de aula e elevando meu perfil profissional. Recomendo entusiasticamente esta formação a todos os educadores que buscam uma abordagem dinâmica e eficaz para transformar o processo de ensino-aprendizagem.
Ernani Soares de Paula
Gostei muito do curso porque possibilitou a vivência das metodologias ativas em um contexto de reflexão e de instrumentalização.
VANIA FONSECA LONGHI MACARRAO
Curso sensacional, com muita fundamentação teórica de qualidade, professores renomados e muita experiência prática. Me permitiu repensar conceitos, descontruir minhas convicções sobre o ensinar e aprender, sobre o meu papel de professora e tudo isso em um momento que não se falava muito em metodologias ativas. Esse curso me possibilitou a “virada de chave”. Quando realmente entendi o que é trabalhar com metodologias ativas, ingressei em um “caminho sem volta” para a transformação da sala de aula. Valeu cada discussão, cada pesquisa, cada saída pedagógica. Esse curso ressignificou minhas aulas. Só tenho elogios!!! Vânia Macarrão- Turma 1
Marco Malzone
Um curso completo que faz com que o professor repense sua prática e planeje suas aulas com foco no aluno. Professores de excelência compõem o corpo docente do curso e conteúdos relevantes são abordados! Uma pós graduação que garante uma transformação no olhar da sala de aula! Super recomendo!!!
Andreia Gallego
Sempre busquei práticas que fizessem engajar mais os estudantes na minha aula.
O curso não fez somente isso, mas ressignificou a sala de aula para mim.
Com ele, revi minhas práticas, compreendi o processo de ensino e aprendizagem de outra maneira, abriu caminhos para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, facilitando meu cotidiano e engajando muito mais os estudantes.
Posso dizer que minha carreira é outra após o curso. Vale cada centavo e tempo investido.
Recomendadíssimo!
Andreia Gallego
A realização do curso foi um marco significativo em minha jornada profissional, pois promoveu uma verdadeira ressignificação da sala de aula para mim. Através dos conteúdos e metodologias abordados, pude compreender e buscar estratégias inovadoras para engajar os estudantes, transformando o processo de aprendizagem em algo verdadeiramente significativo. Além disso, destaco a relevância do curso em otimizar meu tempo diário, proporcionando uma gestão mais eficiente e eficaz. Aprofundar meu conhecimento sobre o uso das tecnologias digitais na educação foi um diferencial notável, permitindo-me explorar novas abordagens pedagógicas. Sem sombra de dúvidas, essa pós-graduação se revelou como um ponto crucial para meu crescimento profissional. Recomendadíssima!
Tatiane Nakasone
Esse curso foi, com certeza, um dos melhores investimentos que fiz em minha formação. Ele possibilitou que eu aprendesse sobre metodologias ativas com muita prática e, ao mesmo tempo, com muito embasamento teórico. Além disso, ele é totalmente coerente ao manter uma proposta de aprendizagem ativa não apenas em seu conteúdo, como também em seu formato. Os professores me mantiveram engajada do começo ao fim!