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A formação permanente do educador: um caminho para a autonomia docente
- dezembro 4, 2017
- Postado por: singularidades singularidades
- Categoria: Notícias
A formação permanente do educador: um caminho para a autonomia docente
Instituto Singularidades
01 Dezembro 2017 | 10h37
É premente a necessidade imposta à escola para que mude e rompa com velhos paradigmas e, desse modo, responda às demandas da atualidade. Para que isso seja possível, muitas exigências recaem sobre o professor. Mais do que nunca, o professor deve estar atualizado e bem informado, não somente em relação ao mundo que o cerca, mas, principalmente, em relação aos saberes curriculares e pedagógicos e às inovações educacionais.
Diante desse panorama, se torna indiscutível a necessidade e importância da formação permanente dos educadores. Como aponta Nóvoa (1999), se tornar professor é um processo de longa duração, de novas aprendizagens e sem um fim determinado, ou seja, o educador se forma educador na prática e na reflexão sobre a prática, como salienta Freire (1995).
Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde, ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática.
Nessa perspectiva, a formação continuada é entendida como parte do desenvolvimento profissional que acontece ao longo da atuação docente.
O que é e para que serve a formação continuada?
A formação continuada de professores deve ser um processo permanente de aperfeiçoamento e renovação dos saberes necessários à atividade profissional. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo central assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos. Para tanto, possibilita um novo sentido à prática pedagógica ao contextualizar novas circunstâncias e ressignificar a atuação do professor.
E como o Instituto Singularidades entende a formação continuada do educador?
Nós, do Instituto Singularidades, partimos do pressuposto que a formação continuada e permanente dos educadores é fator decisivo no processo de transformação da educação. Dessa forma, nosso Programa de Extensão foi concebido com o propósito de oportunizar ao educador a reflexão sobre as concepções e práticas educativas e, assim, possibilitar a ressignificação de sua ação pedagógica.
Com o desenvolvimento da reflexão crítica do educador, visamos construir um caminho para a autonomia docente, no qual o professor é um fomentador engajado na proposta de transformação educacional e social de sua comunidade. Para tanto, os temas desenvolvidos em nossos cursos pretendem abarcar a dimensão política, epistemológica, didática e estética necessárias ao trabalho do educador da atualidade.
Nosso programa de extensão está organizado em três modalidades:
Cursos de férias: nossos cursos de verão e inverno acontecem nos meses de janeiro e julho, respectivamente, e têm a duração de 18 horas, distribuídas em 3 dias letivos consecutivos. Oferecemos semestralmente cinco cursos, que acontecem simultaneamente, voltados ao fazer pedagógico do educador. Esses cursos reúnem educadores de todo o Brasil e constituem uma rica oportunidade de troca de saberes e experiências.
Cursos regulares: esses cursos versam sobre temas variados e ocorrem durante o semestre letivo. Possuem duração de 16 a 44 horas semestrais.
Oficinas e encontros: essa modalidade apresenta ao educador uma oportunidade pontual de entrar em contato com um tema específico em destaque na atualidade. Esses encontros têm a duração de 3 a 8 horas.
Oficina STEM: a experiência do Carro Foguete. Fonte: Arquivo institucional
Você já conhece nossa programação?
No primeiro semestre de 2018, ofereceremos ricas oportunidades de aprendizados e trocas de experiências entre educadores de todo o país.
Os cursos de verão acontecerão nos dias 16, 17 e 18 de janeiro. Nossos temas de formação são:
– Clown para educadores.
– Linguagens Expressivas da criança.
– Processamento linguístico e cognitivo no cérebro bilíngue.
– Práticas inovadoras para a educação na cultura digital.
– Jogos cooperativos.
Nossos cursos regulares versam sobre temas variados e são frutos de extensa pesquisa sobre os saberes necessários para a formação integral do educador na atualidade. São eles:
– O jornal na escola: como formar o leitor competente, crítico e cidadão do século 21.
– O Desenvolvimento da Arte de Contar Histórias e suas contribuições para o ensino de língua estrangeira.
– O Desenvolvimento da Arte de Contar Histórias e suas contribuições para o ensinar e o aprender.
– Neurociência na sala de aula.
– Casa Redonda: uma experiência em Educação.
– De que modelo de Coordenador Pedagógico a escola da contemporaneidade necessita?
– Formação de educadores para criação de comunidades de aprendizagem.
– Colaboração, autoria e suas relações com os temas transversais: elementos para conviver na escola.
– Matemática e contextos do cotidiano.
– Alfabetização: a escrita e a escritura na escola.
Venha, participe e contribua para nosso propósito de transformação educacional e social de nossa sociedade.
Antonieta Megale é coordenadora dos cursos de extensão do Instituto Singularidades.
Contato: [email protected]
Referências:
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
NÓVOA, António. Profissão professor. Lisboa: Porto Editora, 1999.