Como Ingressar
INSCRIÇÃO
Poderão se inscrever para o Processo Seletivo 2025/1º Semestre, os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (2º grau ou equivalente) até a data limite estabelecida para a matrícula dos aprovados.
A inscrição dos candidatos será realizada a partir do dia 21 de outubro de 2024 com término previsto para o dia 14 de fevereiro de 2025, ou até o preenchimento total das vagas, exclusivamente pelo site www.institutosingularidades.edu.br.
O candidato que necessitar de atendimento especial, deverá requisitá-lo mediante envio de e-mail para [email protected], explicitando o tipo de atendimento especializado necessário para a realização da prova. Anexar laudo de profissional da saúde comprovando a necessidade.
Procedimentos necessários:
- Preencher a ficha de inscrição, clicando aqui;
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição: R$25,00 (vinte e cinco reais);
- Manter atenção para as orientações que irá receber via e-mail: confirmação da inscrição e orientações para a realização da prova (redação).
- Obrigatório apresentar documento de identidade original com foto para a realização da prova.
PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para as vagas no curso de Pedagogia será realizado mediante uma prova escrita. Consulte o edital.
Prova:
Será aplicada avaliação de Proficiência em Língua Portuguesa (Redação), presencialmente, nas dependências do Singularidades, no endereço:
Rua Cincinato Braga, 388 – Bela Vista – São Paulo – SP (próximo à estação Brigadeiro do Metrô, linha verde).
- Produção de Texto Escrito: O candidato deverá redigir um texto narrativo ou argumentativo dentro da proposta explicitada na prova. Serão avaliadas competências relativas à capacidade de desenvolvimento coerente de textos narrativos ou argumentativos, uso da norma culta e correção da ortografia.
Para a realização da prova é obrigatório a apresentação de documento de identidade original com foto;
A prova deverá ser redigida com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. É expressamente proibido entregar a prova escrita a lápis.
A duração máxima da prova será de 2 (duas) horas.
Será considerado aprovado no Processo Seletivo o candidato que obter nota na redação maior ou igual a 5,0 (cinco), numa escala de zero a 10,0 (dez).
O candidato deverá observar data e horário indicados para a realização da prova, devendo comparecer ao Singularidades com 30 minutos de antecedência para liberação da entrada.
A equipe de atendimento do Instituto Singularidades estará à disposição para apresentar o local e esclarecer possíveis dúvidas.
ENEM
O Processo Seletivo com ENEM, será realizado mediante apresentação do comprovante do resultado obtido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), em edições a partir do ano de 2017, com pontuação mínima de 450 pontos e não tendo zerado na redação. Confira o edital.
O Instituto Singularidades fará a comprovação da nota do ENEM através de consulta no site do INEP.
As matrículas dos candidatos classificados e convocados serão realizadas em conformidade com os respectivos editais publicados no site do Instituto Singularidades.
Para efetivar a matrícula, o candidato deverá enviar (fazer upload) de cópias digitalizadas no formato PDF dos documentos abaixo:
- Histórico Escolar do Ensino Médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
2.Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
3. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
4. RG (CNH não substitui o RG);
5. RNE (para estrangeiros);
6. CPF;
7. Comprovante de Residência atual com CEP;
8. Certificado de reservista – Serviço Militar;
10. Uma foto recente, digitalizada, destacando o rosto (não usar boné, óculos escuros ou chapéu).
Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o candidato deve apresentar, no ato da matrícula, o documento Histórico e Certificado (ensino médio) e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) devidamente revalidado pelos órgãos oficiais brasileiros para esta finalidade (Diretoria de Ensino para o Ensino Médio e Universidade brasileira para o Ensino Superior), conforme legislação.
Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (ou dar aceite eletrônico) e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.
No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, e será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.
A partir de 21 de outubro de 2024: Alunos que estejam cursando Licenciatura em Pedagogia em outras Instituições de Ensino Superior (IES) e queiram transferir-se para o Instituto Singularidades, também estão dispensados do processo seletivo – vestibular. Os documentos necessários para análise curricular são o Histórico Escolar e o Conteúdo Programático das disciplinas cursadas e aprovadas na IES de origem. Sendo aprovada a matrícula, o candidato deverá enviar também os seguintes documentos em formato PDF:
1. Histórico escolar atualizado da instituição de ensino superior onde está matriculado; contendo as informações do último semestre letivo cursado (original);
2. Certificado de conclusão do ensino médio;
3. Histórico do ensino médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
4. RG (CNH não substitui o RG);
5. RNE (para estrangeiros);
6. CPF;
7. Comprovante de Residência atual com CEP;
8. Certificado de Reservista – Serviço Militar;
9. 01 (uma) foto recente, com destaque no rosto, sem óculos escuros, boné ou chapéu;
Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio) e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.
Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.
No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.
A seleção dos candidatos é feita com base na análise do histórico escolar e o prazo para a análise é de até 15 dias úteis. Confira o Edital.
Os candidatos que já tenham uma graduação ficam dispensados de participar do processo seletivo, podendo fazer sua matrícula mediante a entrega dos seguintes documentos originais e cópias simples legíveis e sem cortes dos seguintes documentos:
1. Diploma de conclusão de curso superior (obrigatório e deve estar assinado pelo aluno);
2. Histórico da graduação;
3. Certificado de conclusão do ensino médio;
4. Histórico do ensino médio;
5. RG (CNH não substitui o RH);
6. RNE (para estrangeiros);
7. CPF;
8. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
9. Comprovante de residência;
10. 01 (uma) foto recente (exemplo 3X4), com destaque no rosto, sem óculos escuros, boné ou chapéu;
Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matrícula o documento Histórico e Certificado (ensino médio) e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.
Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.
No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.
Não perca tempo e volte a estudar! Veja o Edital.
O curso de Segunda Licenciatura objetiva formar professores, já licenciados em diferentes áreas, ampliando, assim, sua área de atuação profissional.
Os candidatos devem ser Licenciados, e podem fazer sua matrícula mediante a entrega dos seguintes documentos originais e cópias simples legíveis e sem cortes dos seguintes documentos:
1. Diploma de conclusão de curso superior em Licenciatura (frente e verso, é obrigatório e deve estar assinado pelo aluno);
2. Histórico da graduação;
3.Certificado de conclusão do ensino médio;
4. Histórico do ensino médio;
5. RG (CNH não substitui o RG);
6. RNE (para estrangeiros);
7. CPF;
8. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
9. Comprovante de residência;
10. 01 (uma) foto recente (exemplo 3X4), com destaque no rosto, sem óculos escuros, boné ou chapéu;
Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio) e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.
Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.
No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.
QUERO REINGRESSAR EM MEU CURSO
Os alunos do Singularidades que deixaram de renovar sua matrícula e não realizaram o trancamento do curso deverão realizar um novo Vestibular para reingressarem no Singularidades. Se aprovado no Vestibular, o aluno poderá solicitar a avaliação da sua grade matriz curricular pela coordenação para avançar no curso.
QUERO SOLICITAR O DESTRANCAMENTO DO MEU CURSO
O aluno que solicitou o trancamento da faculdade do curso por um período máximo de 2 (dois) anos pode solicitar o destrancamento na secretaria da faculdade. Se o prazo do reingresso for superior a 2 (dois) anos o ex-alunos deverá realizar um novo vestibular.