A ponte entre a Neurociência e a Educação está sendo construída e a interlocução entre educadores e neurocientistas é o alicerce para esse processo, que entendemos ser possível por meio do diálogo. Mas a que se propõe a Neurociência para a Educação? A Neurociência não propõe novas metodologias, “receitas”, tampouco tem caráter determinista ou biologizante. É aliada à Educação que a Neurociência pode explicar e favorecer estratégias mais intencionais e que tenham como princípio considerar como o cérebro aprende. Algumas das contribuições que podemos citar são: a aprendizagem modifica o cérebro; a forma como cada um aprende é única; a interação social favorece a aprendizagem; o uso da tecnologia influencia o processamento e o armazenamento das informações; a emoção orienta a aprendizagem; a motivação coloca o cérebro em ação para a aprendizagem; a atenção é a porta e entrada para a aprendizagem; o cérebro não é multitarefa; a aprendizagem ativa requer elaboração e tempo para consolidação na memória; a autorregulação e a metacognição potencializam a aprendizagem; a criatividade reorganiza múltiplas conexões cerebrais e exercita o cérebro aprendiz; alimentação, atividade física e sono de qualidade são fatores que influenciam diretamente a aprendizagem (Amaral e Guerra, 2022). Acreditamos que a Neurociência é potente para colaborar com pesquisas educacionais e pode contribuir para os desafios da sala de aula, não por meio de práticas prontas, mas pelo processo de reflexão-ação-reflexão docente com vistas para a interface entre a Neurociência e a Educação e por isso convidamos você para fazer parte dessa jornada!
Observação:
A realização do curso está sujeita a número mínimo de matriculados.
Caso não seja viabilizado o curso, você será avisado (a) com antecedência à data prevista pra início das atividades. Somente neste caso, os valores pagos serão devolvidos.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Maria Francisca dos Santos
ESTE CURSO É MARAVILHOSO…
PARABÉNS A TODA EQUIPE!!!
Juliana Guirado Kater Marson
Necessito!!!
Daniela Rosa
Fiz o curso e gostei bastante!! Equipe excelente,
e conteúdos que são fundamentais para potencializar a reflexão entre a neurociência e aprendizagem.
Emanoelli do Valle
Pós Graduação que vale muuuito a pena para toda e qualquer pessoa que deseja expandir conhecimento e passar a enxergar a educação e a aprendizagem com novos olhos! Maravilhoso!
Alessandra C. Cabral Simões
Esse curso fez a diferença na minha prática como educadora e também me proporcionou novas oportunidades de trabalho.
Ele realmente consegue fazer uma ponte entre os estudos da neurociência e a escola.
Mônica Taborda dos Santos Barbosa
Esta pós é excelente! O olhar e as contribuições das neurociências são fundamentais para a compreensão da aprendizagem no século XXI. Parabéns Adriessa e a todo o time pela competência e acolhimento! Minha formação ,é muita mais robusta e qualificada depois desse curso.
Mônica Taborda
P[ós-Graduação excelente! Módulos muito bem elaborados, professores muito experientes e competentes. Minha formação ficou mais robusta e consistente. A ponte construída entre as neurociências e a educação agregou valor a minha prática e trouxe contribuições importantes para o fazer pedagógico..
Kézia Ventura
Curso fantástico, em todos os módulos me descontruí e me reconstruí novamente, me tornando um professora mais atenta aos processos que permeiam a aprendizagem, acrescentando muito mais segurança a minha prática pedagógica. A coordenação do curso e os professora são maravilhosos, sempre muito dedicados!
Isabel
Estou extremamente satisfeito com a experiência educacional que tive. Este curso não apenas redefiniu minha trajetória profissional, mas também enriqueceu minha atuação como professora. Aprendi a alinhar minhas práticas pedagógicas com os conhecimentos adquiridos durante o curso, o que trouxe uma nova perspectiva para minha carreira.
Um dos aspectos mais marcantes da minha experiência foi a orientação proporcionada por Adriessa, a coordenadora do curso. Sua habilidade de compartilhar sabedoria de forma clara e acessível foi fundamental para o meu desenvolvimento. Graças à sua orientação, fui capaz de compreender conceitos complexos de maneira simples e prazerosa, uma habilidade que considero inestimável na minha jornada educacional.
Esse curso não apenas me proporcionou conhecimento e habilidades valiosas, mas também me inspirou a buscar a excelência em minha carreira educacional. Recomendo fortemente este programa a todos os profissionais que buscam aprimorar suas competências e expandir seus horizontes no campo da educação.
Bianca Nunes
A Pós-Graduação em Neurociência na Escola não apenas atendeu, mas superou minhas expectativas.
O conteúdo programático abrangente e atualizado oferecido durante o curso permitiu-me explorar aspectos cruciais do desenvolvimento cerebral, desde a infância até a maturidade. Destaco a abordagem sobre percepção, atenção e memória na construção do conhecimento, além da análise aprofundada da neurobiologia das emoções e suas relações com a aprendizagem.
A atenção dispensada à função executiva nas práticas pedagógicas e às bases neurobiológicas de áreas fundamentais, como leitura, escrita, bilinguismo e matemática, foi fundamental para aprimorar minhas estratégias de ensino. Os estudos de caso proporcionaram uma visão prática e aplicada das teorias neurocientíficas, enriquecendo meu repertório profissional de maneira significativa.
Destaco ainda a competência da coordenadora do curso, Adriessa, que se mostrou sempre atenciosa e altamente capacitada. A escolha de profissionais capacitados e atualizados para ministrar as disciplinas contribuiu diretamente para a qualidade do aprendizado, proporcionando um ambiente propício ao diálogo e à troca de experiências.
Estou confiante de que as habilidades e insights adquiridos impactarão positivamente não apenas minha prática diária, mas também a formação contínua de outros educadores.
Rosimeire Aparecida de Sousa
Maravilhoso este conhecimento…