A ponte entre a Neurociência e a Educação está sendo construída e a interlocução entre educadores e neurocientistas é o alicerce para esse processo, que entendemos ser possível por meio do diálogo. Mas a que se propõe a Neurociência para a Educação? A Neurociência não propõe novas metodologias, “receitas”, tampouco tem caráter determinista ou biologizante. É aliada à Educação que a Neurociência pode explicar e favorecer estratégias mais intencionais e que tenham como princípio considerar como o cérebro aprende. Algumas das contribuições que podemos citar são: a aprendizagem modifica o cérebro; a forma como cada um aprende é única; a interação social favorece a aprendizagem; o uso da tecnologia influencia o processamento e o armazenamento das informações; a emoção orienta a aprendizagem; a motivação coloca o cérebro em ação para a aprendizagem; a atenção é a porta e entrada para a aprendizagem; o cérebro não é multitarefa; a aprendizagem ativa requer elaboração e tempo para consolidação na memória; a autorregulação e a metacognição potencializam a aprendizagem; a criatividade reorganiza múltiplas conexões cerebrais e exercita o cérebro aprendiz; alimentação, atividade física e sono de qualidade são fatores que influenciam diretamente a aprendizagem (Amaral e Guerra, 2022). Acreditamos que a Neurociência é potente para colaborar com pesquisas educacionais e pode contribuir para os desafios da sala de aula, não por meio de práticas prontas, mas pelo processo de reflexão-ação-reflexão docente com vistas para a interface entre a Neurociência e a Educação e por isso convidamos você para fazer parte dessa jornada!
Neurociência na escola
Neurociência na escola
24x parcelas de R$980,00
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: híbrido |
Período: início em março de 2025 |
Carga horária: 360 horas |
Objetivo geral
Ao final do curso, os especialistas serão capazes de promover a interface entre as contribuições da Neurociência para a Educação, por meio de práticas pedagógicas e discussões que promovam diálogos e reflexões que resultem em práxis.
Objetivos específicos
Ao final do curso, os especialistas saberão:
- Reconhecer o cenário de pesquisas acerca das contribuições da Neurociência para a Educação;
- Compreender os mecanismos biológicos envolvidos no processo de aprendizagem;
- Reconhecer a influência de fatores que interferem na aprendizagem, como sono, atividade física, alimentação, música, tecnologia, práticas meditativas e criatividade;
- Promover o diálogo entre a Neurociência e pensadores da Educação;
- Discutir as diferenças entre as dificuldades e os transtornos de aprendizagem, sob o olhar da Neurociência e (re)pensar estratégias de intervenção;
- Atuar com práticas inclusivas frente às contribuições da Neurociência;
- Estimular a pesquisa sobre a Neurociência nos espaços educativos.
- Discutir, refletir e aplicar as contribuições da Neurociência na prática pedagógica.
Profissionais das áreas da educação, como professores, assistentes, auxiliares, diretores, coordenadores, orientadores educacionais, bem como pessoas do terceiro setor ou áreas correlacionadas que tenham interesse na temática e queiram contribuir para a Educação por meio das contribuições da Neurociência.
24x R$ 980,00*
*Após o período de 12 meses, haverá reajuste conforme índice vigente.
Início das aulas: março de 2025
Término das aulas: setembro de 2026
Quarta-feira: 19h às 22h30 remoto (encontros síncronos)
Sábados (mensal ou conforme calendário): presencial, das 8h30 às 17h30, no Instituto Singularidades.
Núcleo: Fundamentos da Neurociência para a Educação
Fundamentos da Neurociência e Neuromitos
O desenvolvimento cerebral na infância, adolescência e maturidade
Percepção, atenção e memória na construção do conhecimento
A neurobiologia da emoção e suas relações com a aprendizagem
Funções executivas nas práticas pedagógicas
As bases (neuro)biológicas da leitura, escrita, bilinguismo e matemática
A Neurociência vai à Escola: integração de saberes e práticas reflexivas I
Projetos de pesquisa I
Núcleo: Fatores que influenciam a aprendizagem
Ritmos biológicos, sono e aprendizagem
Práticas corporais, hábitos saudáveis e Neurociência
Práticas meditativas, criatividade e Neurociência
As interfaces entre a Neurociência e as tecnologias
O cérebro musical na escola
A Neurociência vai à Escola: integração de saberes e práticas reflexivas II
Projetos de pesquisa II
Núcleo: Diálogos entre a Neurociência e a Educação
Diálogo entre a Neurociência e pensadores da Educação
Diferenciação pedagógica, práticas ativas e Neurociência
Todo cérebro aprende: as condições biológicas dos transtornos de aprendizagem
Neurociência e práticas inclusivas
Projetos de pesquisa III
A Neurociência vai à Escola: integração de saberes e práticas reflexivas III
Ma. Adriessa Santos
Adriessa Santos é doutoranda em Educação e mestre em Ciências. Possui um MBA em Gestão Escolar e é especialista em Neurociência e Educação, Metodologias Ativas e Inclusão Escolar e Diversidade (em andamento). É bióloga e pedagoga. Coordena a pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, onde também atua como docente. Sua bagagem também abrange gestão escolar e experiência como professora na educação básica. Atualmente, é coordenadora de um núcleo de Suporte em Aprendizagem, desenvolvendo Planos de Desenvolvimento Individual para estudantes e formando docentes em práticas inclusivas. Além disso, desempenha o papel de editora da Revista E-curriculum da PUC-SP. Desde a sua formação inicial, Biologia, interessa-se pela pesquisa e é nessa época que foi apresentada à docência e, desde então, não parou mais, seja como professora, seja como pesquisadora dessas duas áreas: Neurociência e Educação e por acreditar no potencial de diálogo entre elas organizou e coordena esse curso e convida você para fazer parte.
Adriessa Santos é doutoranda em Educação e mestre em Ciências. Possui um MBA em Gestão Escolar e é especialista em Neurociência e Educação, Metodologias Ativas e Inclusão Escolar e Diversidade (em andamento). É bióloga e pedagoga. Coordena a pós-graduação de Neurociência na Escola do Instituto Singularidades, onde também atua como docente. Sua bagagem também abrange gestão escolar e experiência como professora na educação básica. Atualmente, é coordenadora de um núcleo de Suporte em Aprendizagem, desenvolvendo Planos de Desenvolvimento Individual para estudantes e formando docentes em práticas inclusivas. Além disso, desempenha o papel de editora da Revista E-curriculum da PUC-SP. Desde a sua formação inicial, Biologia, interessa-se pela pesquisa e é nessa época que foi apresentada à docência e, desde então, não parou mais, seja como professora, seja como pesquisadora dessas duas áreas: Neurociência e Educação e por acreditar no potencial de diálogo entre elas organizou e coordena esse curso e convida você para fazer parte.
Carolina R. Resende Videira é educadora com 13 anos de experiência em formação de professores nas redes pública e privada, empreendedora social, presidente e cofundadora da Turma do Jiló e da Escola de Impacto (organizações de educação inclusiva). Mestre em Neurologia, MBA em Gestão, especialista em Práticas Inclusivas, Gestão das Diferenças e Neurociência na Escola, membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU Brasil, além de mãe do João e da Maria!
Claudia Cristina Naufel Terzian formou-se em Medicina pela Escola Paulista de Medicina em 1995. Especializou-se em Pediatria e, posteriormente, em Hematologia Pediátrica. Trabalhou em consultório particular, hospitais públicos e privados. Por conta da hematologia, foi inspirada a trabalhar em banco de sangue e a fazer seu doutorado em Hemoterapia. Tornou-se doutora em Ciências da Saúde em 2009. Casou-se e teve duas filhas, a Luiza, que tem hoje quinze anos, e a Laura, que tem dez anos. A maternidade fez com que voltasse seu olhar para a pediatria básica novamente e, sobretudo, reativou seu interesse pelo desenvolvimento infanto-juvenil. Transformou-se em uma assídua frequentadora de palestras educacionais e percebeu que a educação e a medicina são primas irmãs, o que fez nascer um forte desejo de unir esses conhecimentos. Em uma dessas palestras, percebeu que as neurociências seriam um ponto de encontro interessante, e inscreveu-se na pós-graduação em Neurociência na Escola do Instituto Singularidades. Durante esses anos dedicados intensamente aos estudos e também à criação dos filhos, ela concluiu a especialização em Medicina do estilo de vida e obteve a certificação pelo International Board of Lifestyle Medicine. A união desses conhecimentos nas áreas de pediatria e hebiatria, neurociências e medicina do estilo de vida transformou aquilo que era uma percepção em uma realidade. Hoje, ela educa seus pacientes para terem uma vida mais saudável e entende que os educadores são seus maiores aliados para aproximar a saúde e a educação.
Daiane Gil Franco interessa-se pelas coisas da natureza desde muito pequena e, claro, Ciências era a sua disciplina favorita. Na quarta série tomou uma decisão importante: queria ser bióloga. Desde aqueles tempos já a desestimulavam, pois não era uma profissão muito valorizada. Entretanto, ela seguia sonhando: colecionava recortes de jornais e revistas sobre qualquer coisa que envolvesse ciências, principalmente sobre os bichos. O ensino médio na escola pública, infelizmente, não garantiria a sua entrada na universidade pública, e foram necessários dois anos de cursinho para finalmente ingressar no vestibular mais disputado, o da Universidade de São Paulo, em 2003. Foram cinco anos de graduação e quatro anos de iniciação científica em um laboratório no Departamento de Fisiologia onde, depois, fez também o mestrado e o doutorado. Seu modelo de pesquisa era culturas de células de cerebelo. No fim desse ciclo, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para fazer um pós-doutorado no Departamento de Neurologia. Continuou trabalhando com células neuronais, dessa vez, tumores cerebrais. Durante esse período, teve a sua filha, que hoje já tem oito anos. Foi nesse período também que os cortes na área de Ciências e Tecnologia se intensificaram e afetaram as suas decisões sobre continuar ou não fazendo pesquisa. Surgiu, então, uma oportunidade de trabalhar em um laboratório de sequenciamento genético, área em que trabalha até hoje. Teve que aprender muitas coisas novas. Mudou para um laboratório no Genoma IB USP e voltou às origens, redescobrindo que é apaixonada por ciência, em todas as suas áreas. Mas confessa que, entre elas, a neurociência é a que a toca mais forte. Ter a oportunidade de dar aulas dentro desse tema a faz aprender sempre mais!
Elisa Jordão é doutora e mestre em Fisiologia com foco na área de Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo, além de bióloga de formação. No mestrado, pesquisou, em modelos animais, a formação de memória envolvendo a amígdala e a estrutura neural do encéfalo, a partir do condicionamento aversivo a contextos. Após essa experiência, pesquisou os processos neurais por trás do controle voluntário e involuntário da atenção em seres humanos. Nesse período, teve a oportunidade de realizar pesquisas no exterior utilizando técnicas como a eletroencefalografia. Desde a escola até a pós-graduação, sentia muito prazer em aprender e ensinar, especialmente por ser algo realizado em grupo, em coletivo. A sua formação acadêmica veio para complementar a formação individual e social. Assim, após anos trabalhando em pesquisa, decidiu também adquirir experiência no ensino básico como professora de Ciências do ensino fundamental II. A curiosidade é intensa nessa idade, o que desperta ainda mais o seu encantamento ao entender a complexidade do cérebro, que permite o processo de aprendizagem, e como a troca de conhecimento pode contribuir para estratégias na educação. Por isso, considera muito gratificante fazer parte deste curso. Ela espera oferecer e estimular a aquisição de novos conhecimentos e a formação de novas ideias na educação sob a perspectiva do funcionamento do sistema nervoso, um sistema extremamente complexo e fascinante.
Edgard Neves é graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de São Paulo e Mestre em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Ex-integrante do Grupo de Estudo em Neurociência da Linguagem e Cognição (GELC-UFABC), com pesquisas na área de Neurociência da linguagem, Neuroeletrofisiologia e Neurociência aplicada à Educação. Professor de ciências na escola pública municipal. Defensor da educação integral e emancipadora. Dedicado ao ensino por investigação e práticas de aprendizado ativas.
Luciana Brentano é doutoranda em Psicolinguística e mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Neurocognição e Aprendizagem pela Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduada em Letras-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Integrante do Laboratório de Bilinguismo e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Integrante do Braz-tesol- Bilingual Education SIG. Participa dos encontros do laboratório de pesquisas Bilingualism, Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, coordenado pela profa. Dra. Judith Kroll. É coordenadora e professora da pós-graduação em Educação Bilíngue e Cognição na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, além de ministrar aulas sobre as temáticas Educação bilíngue, Bilinguismo e Tópicos em cognição em diversos cursos de pós-graduação pelo Brasil. Também é coordenadora de Currículo Bilíngue da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Ministra palestras e curso sobre as temáticas citadas e presta assessoria pedagógica em implantação de currículos bilíngues.
Marta de Oliveira Gonçalves é doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), Psicóloga e especializada em Psicopedagogia (PUC-SP) e Neurociência na Escola (Instituto Singularidades). Vinte e seis anos de experiência em psicologia e psicopedagogia clínica; vinte e sete anos de experiências docentes entre educação infantil, projetos sociais para adolescentes com deficiências, e cursos de licenciatura e pós-graduação. Membra do corpo docente do Instituto Singularidades atua também no atendimento psicopedagógico dos alunos da graduação.
Maurício Maas é doutor em Pedagogia do Teatro pela USP, onde pesquisou as relações entre música e teatro na formação do artista cênico. Também é mestre e graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Trabalhou durante 15 anos como professor de Artes (Teatro e Música) na educação básica e é professor no ensino superior desde 2010. Músico, arte-educador, diretor cênico e musical, sonoplasta e produtor musical, colaborou com diversas companhias teatrais em São Paulo. Foi professor especialista no Curso de Formação em Teatro Musical pelo Serviço Social da Indústria – SP. É também integrante do grupo musical Barbatuques desde 2000, no qual se apresenta artisticamente e ministra cursos e workshops de percussão corporal para os mais diversos públicos pelo Brasil e exterior.
Roberta Baradel, além de ministrar alguns módulos da pós-graduação Neurociência na escola, é professora de Língua Portuguesa nas redes pública e particular de ensino desde 2006. É apaixonada pela área de pesquisa e brincava de ser professora desde pequena. Gosta muito de estudar e de encarar novos desafios e, por isso, fez mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo estudado dislexia no contexto escolar. Alguns anos depois, fez mestrado e doutorado em Neurociência e Cognição, pela Universidade Federal do ABC, tendo desenvolvido uma bateria neuropsicológica para investigar condições de memória semântica e do processamento de verbos de ação e cognição corporificada no envelhecimento. Além disso, é graduada em Linguística, Letras e Pedagogia. Atualmente, está em sala de aula na rede privada paulista. É mãe do Rafael, da Luísa, da Paçoca e da Mel e, nas horas vagas, gosta de ler e viajar. Ainda não viu uma aurora boreal, mas já pulou de bungee jump, abraçou coalas e cangurus, aprendeu a cozinhar, a pintar paredes e segue sempre tentando aprender coisas novas, propondo-se novos desafios e, principalmente, acreditando no potencial transformador da educação!
Vivian Tiemi diz que seu interesse pela vida vem de longe. Procurou entendê-la observando a natureza e suas dinâmicas a partir do todo — a vida de fora para dentro. De um tempo para cá, procura entendê-la pelas partes — a vida de dentro para fora. Ela conta que lutando, refletiu sobre disciplina. Dançando, aprendeu sobre Paulo Freire, Laban e Ana Mei Barbosa. Meditando, descobriu interesse pela ciência. Estudando, reconheceu-se educadora. E sendo mãe, descobriu novos significados para a vida. Formada em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui especialização em Geotecnologias para Gestão Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em Geoprocessamento pela Universidade Federal do Paraná e em Neurociência na escola pelo Instituto Singularidades. Estudou Linguagem da Dança no Instituto Caleidos e possui formação de Yoga com Micheline Berry e com Camila Heitz. Trabalhou com a questão ambiental desde 2002 até 2021 e leciona aulas de yoga desde 2014. Atualmente é mestranda no Laboratório Interdisciplinar de Neurociência do Desenvolvimento Afetivo e Social (LINDAS) no programa de pós- graduação de Neurociência Cognitiva da Universidade Federal do ABC.
Além desse grupo de docentes, o nosso curso já recebeu professores convidados, como Robert Lent, Leonor Guerra, Guilherme Brockington e Roberta Ekuni, que gentilmente contribuíram e contribuem com a formação dos nossos estudantes.
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24x parcelas de R$980,00
Duração: 4 semestres |
Local: Instituto Singularidades |
Modalidade: híbrido |
Período: início em março de 2025 |
Carga horária: 360 horas |
Maria Francisca dos Santos
ESTE CURSO É MARAVILHOSO…
PARABÉNS A TODA EQUIPE!!!
Juliana Guirado Kater Marson
Necessito!!!
Daniela Rosa
Fiz o curso e gostei bastante!! Equipe excelente,
e conteúdos que são fundamentais para potencializar a reflexão entre a neurociência e aprendizagem.
Emanoelli do Valle
Pós Graduação que vale muuuito a pena para toda e qualquer pessoa que deseja expandir conhecimento e passar a enxergar a educação e a aprendizagem com novos olhos! Maravilhoso!
Alessandra C. Cabral Simões
Esse curso fez a diferença na minha prática como educadora e também me proporcionou novas oportunidades de trabalho.
Ele realmente consegue fazer uma ponte entre os estudos da neurociência e a escola.
Mônica Taborda dos Santos Barbosa
Esta pós é excelente! O olhar e as contribuições das neurociências são fundamentais para a compreensão da aprendizagem no século XXI. Parabéns Adriessa e a todo o time pela competência e acolhimento! Minha formação ,é muita mais robusta e qualificada depois desse curso.
Mônica Taborda
P[ós-Graduação excelente! Módulos muito bem elaborados, professores muito experientes e competentes. Minha formação ficou mais robusta e consistente. A ponte construída entre as neurociências e a educação agregou valor a minha prática e trouxe contribuições importantes para o fazer pedagógico..
Kézia Ventura
Curso fantástico, em todos os módulos me descontruí e me reconstruí novamente, me tornando um professora mais atenta aos processos que permeiam a aprendizagem, acrescentando muito mais segurança a minha prática pedagógica. A coordenação do curso e os professora são maravilhosos, sempre muito dedicados!
Isabel
Estou extremamente satisfeito com a experiência educacional que tive. Este curso não apenas redefiniu minha trajetória profissional, mas também enriqueceu minha atuação como professora. Aprendi a alinhar minhas práticas pedagógicas com os conhecimentos adquiridos durante o curso, o que trouxe uma nova perspectiva para minha carreira.
Um dos aspectos mais marcantes da minha experiência foi a orientação proporcionada por Adriessa, a coordenadora do curso. Sua habilidade de compartilhar sabedoria de forma clara e acessível foi fundamental para o meu desenvolvimento. Graças à sua orientação, fui capaz de compreender conceitos complexos de maneira simples e prazerosa, uma habilidade que considero inestimável na minha jornada educacional.
Esse curso não apenas me proporcionou conhecimento e habilidades valiosas, mas também me inspirou a buscar a excelência em minha carreira educacional. Recomendo fortemente este programa a todos os profissionais que buscam aprimorar suas competências e expandir seus horizontes no campo da educação.
Bianca Nunes
A Pós-Graduação em Neurociência na Escola não apenas atendeu, mas superou minhas expectativas.
O conteúdo programático abrangente e atualizado oferecido durante o curso permitiu-me explorar aspectos cruciais do desenvolvimento cerebral, desde a infância até a maturidade. Destaco a abordagem sobre percepção, atenção e memória na construção do conhecimento, além da análise aprofundada da neurobiologia das emoções e suas relações com a aprendizagem.
A atenção dispensada à função executiva nas práticas pedagógicas e às bases neurobiológicas de áreas fundamentais, como leitura, escrita, bilinguismo e matemática, foi fundamental para aprimorar minhas estratégias de ensino. Os estudos de caso proporcionaram uma visão prática e aplicada das teorias neurocientíficas, enriquecendo meu repertório profissional de maneira significativa.
Destaco ainda a competência da coordenadora do curso, Adriessa, que se mostrou sempre atenciosa e altamente capacitada. A escolha de profissionais capacitados e atualizados para ministrar as disciplinas contribuiu diretamente para a qualidade do aprendizado, proporcionando um ambiente propício ao diálogo e à troca de experiências.
Estou confiante de que as habilidades e insights adquiridos impactarão positivamente não apenas minha prática diária, mas também a formação contínua de outros educadores.