Doutoranda em Educação e Saúde pela UNIFESP, professora da Educação Básica com 20
anos de experiência na docência para crianças e jovens de escolas públicas e particulares.
Bióloga formada pela Universidade Mackenzie. Mestra em Biodiversidade pelo Instituto
Biológico – SP e especialista em Inclusão pelo Instituto Singularidades. Atualmente, além
de professora, atua como formadora e coordenadora de projetos de formação de
professores pelo Instituto Singularidades. Integra a equipe docente do curso de
Pedagogia desde agosto de 2021
Acesso para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6693445142494205
Professores
Alcione Piva
Sheila Ferreira Costa Coelho
Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP. Pedagoga. É professora efetiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos – CIEJA/Perus. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Sala e Espaço de Leitura da Secretaria de Educação de São Paulo (SME-SP). Foi Diretora de Orientação Técnico-Pedagógica e formadora de Professores Orientadores de Sala de Leitura na DRE Pirituba/Jaraguá (2013/2015). Foi Professora Orientadora de Sala de Leitura (2004/2011), na EMEF Brigadeiro Henrique R. D. Fontenelle. Passou a integrar a equipe de Pedagogia do Singularidades em fevereiro de 2021. Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3862528190499723
Viviane Soares Anselmo
Mestre em Educação pela USP. Pedagoga. Participa do grupo de estudos Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis, Faculdade de Educação/USP. Foi professora da Escola da Vila de 2012 a 2018 e de outras escolas privadas desde 2009. Foi professora da Prefeitura Municipal de São Paulo no ano de 2015. Foi formadora do Centro de Formação de Professores da Escola da Vila e, atualmente, é formadora do CEDAC. Passou a integrar a equipe de Pedagogia do Singularidades em fevereiro de 2021. Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0640505831653200
Waldete Tristão Farias Oliveira
Doutora em Educação pela USP. Mestre em Educação pela PUC-SP. Pedagoga. Graduada em Letras. Atuou como professora, formadora e na gestão pedagógica e administrativa em escolas de Educação Infantil (EMEI) e Centros de Educação Infantil (CEI), da cidade de São Paulo, por 32 anos. Foi supervisora de creches. Participou de processos formativos para os educadores e gestores do Estado de São Paulo, atuando no Projeto Educando pela diferença para a igualdade, promovido pela UFSCar e Fundação de Apoio Institucional. Produziu o material Gênero e Diversidade na Escola, promovido pela UNIFESP. É membra da equipe de Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Atuou em diferentes momentos do Prêmio Educar para a Igualdade Racial. Passou a integrar a equipe de Pedagogia do Singularidades em fevereiro de 2021. Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2026576213608545
Tathyana Gouvêa
Doutora em Inovação Educacional pela USP. Mestre em Gestão Escolar pela PUC-SP. Graduada em Pedagogia/USP e Administração/FGV-SP. Desenvolve seu pós-doutoramento no Instituto de Estudos Avançados da USP. Coordenou a pesquisa Educação de Alma Brasileira, o livro internacional EDUshifts: o futuro da Educação é agora e foi coautora do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira, organizado por Stanford e Columbia University. Atua como professora e consultora em escolas, governos e terceiro setor. Acesso para currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8248545488714574
Maurício de Oliveira Maas
Mestre e graduado em Artes Cênicas pela ECA/USP. Doutorando em Pedagogia do Teatro pela mesma instituição, onde pesquisa as relações entre Música e Teatro na formação do artista cênico. Trabalhou durante 15 anos como professor de Artes (Teatro e Música) na Educação Básica e é professor no Ensino Superior desde 2010. Músico, arte-educador, diretor cênico e musical, sonoplasta e produtor musical, colaborou com diversas companhias teatrais em São Paulo (SP). Foi professor especialista no Curso de Formação em Teatro Musical pelo SESI/SP. É integrante do grupo musical Barbatuques desde 2000, onde se apresenta artisticamente e ministra cursos e workshops de percussão corporal para os mais diversos públicos pelo Brasil e exterior. É professor do Instituto Singularidades desde 2019.
Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3586276774222511
Sofia Alencastro
Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia/USP. Pós-graduada em Metodologias Ativas para uma educação inovadora. Pós-graduada em Gestão de Projetos. Pós-graduanda em Psicopedagogia. Psicóloga. Experiência em Direção Escolar, Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica na Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Prática como professora de Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É professora do curso de Pedagogia do Singularidades desde 2018 nas disciplinas de Gestão educacional de alunos e famílias, Educação no 3º setor, Projetos em Didáticas Aplicadas e Práticas Educacionais e realiza orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Acesso para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3939191548328023
Sonia Maria Pereira Vidigal
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com estágio na Universidade de Harvard. Licenciada em Pedagogia e em Matemática. Especialista em relações interpessoais e desenvolvimento moral pela Universidade de Franca. Especialista em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Foi professora e coordenadora na Educação Básica, com experiência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Foi professora do Instituto Singularidades em 2013, retornando à equipe em 2017. Acesso para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3746413288117760
Fernanda Ferrari Arantes
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Psicóloga. Psicanalista especialista em psicanálise com crianças pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atuou na Educação Básica por 20 anos como professora, coordenadora pedagógica e coordenadora de práticas inclusivas. É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2017 nas disciplinas: A construção do olhar, Educação Inclusiva, Coordenação Pedagógica e Projetos em Didáticas Aplicadas e Práticas Educacionais e realiza orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Acesso para o currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2982178801855989
Carla Regina Sparano
Doutora e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/PUC-SP. Pedagoga. Especialista em Libras e Educação Especial. Certificada em Proficiência de Tradução e Interpretação de Libras/Português/Libras – nível superior. Intérprete de Libras e professora de alunos surdos em escola bilíngue para surdos. Atua há quinze anos na Educação Básica. É membro do grupo de pesquisa LACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar – PUC/SP). É professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2015.
Acesso para currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9852287817286911