O estudo sobre a inserção de tecnologias digitais na educação, sobretudo por meio de pedagogias inovadoras no processo ensino-aprendizagem, não é recente. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa utilização. O envolvimento das instituições de ensino, professores e demais profissionais da educação nesse processo de implementação das tecnologias digitais é considerado um desafio e discussões sobre o tema são recorrentes em diferentes instâncias. Assim, a relação entre as tecnologias digitais, incorporadas pelo uso de metodologias ativas, e seu processo de implementação nas instituições de ensino são os temas abordados nesta formação.
No entanto, apesar dos avanços significativos na adoção de tecnologias digitais nas escolas, ainda há uma lacuna substancial na formação de professores para o desenvolvimento de saberes digitais que vão além do uso básico dessas ferramentas. A transformação digital na educação não se limita à simples inserção de dispositivos tecnológicos em sala de aula; ela exige uma mudança paradigmática nas práticas pedagógicas, onde o foco passa a ser a criação de ambientes de aprendizagem colaborativos, interativos e centrados no aluno. É nesse contexto que propostas, como STEAM, Robótica, Programação, Computação, Inteligência Artificial, entre outros termos, desempenham um papel crucial.
O curso “Tecnologias Digitais e Novas Pedagogias na Educação” se propõe a promover a formação de educadores para que possam integrar de forma eficaz essas novas abordagens pedagógicas com o uso de tecnologias digitais. Ao desenvolver saberes digitais docentes, o curso visa não apenas promover a familiarização com ferramentas tecnológicas, mas incentivar uma reflexão crítica sobre como essas ferramentas podem ser utilizadas para facilitar a aprendizagem ativa, a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de habilidades do século XXI, como a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.
Além disso, o curso aborda as competências necessárias para que os educadores possam atuar como mediadores no processo de aprendizagem, utilizando as tecnologias digitais para personalizar e diferenciar o processo de aprendizagem para atender às necessidades dos estudantes, promovendo a equidade. Com isso, espera-se que os professores se tornem mais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e possam contribuir para a criação de um ambiente educacional mais dinâmico, inclusivo e eficaz, onde as tecnologias digitais sejam utilizadas de forma integrada e complementar em propostas que considerem o protagonismo e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
Por fim, ao explorar as intersecções entre pedagogias inovadoras e o desenvolvimento de saberes digitais, o curso busca fortalecer a capacidade dos educadores de adaptar-se às constantes mudanças tecnológicas e pedagógicas, garantindo que eles possam exercer seu papel de forma plena e com um impacto positivo no aprendizado dos alunos.
Aline Vital
Realizar o curso de pós-graduação em Metodologias Ativas foi uma experiência transformadora em minha trajetória acadêmica e profissional. O curso superou minhas expectativas, proporcionando uma base sólida para aprimorar minhas práticas em sala de aula e elevando meu perfil profissional. Recomendo entusiasticamente esta formação a todos os educadores que buscam uma abordagem dinâmica e eficaz para transformar o processo de ensino-aprendizagem.
Ernani Soares de Paula
Gostei muito do curso porque possibilitou a vivência das metodologias ativas em um contexto de reflexão e de instrumentalização.
VANIA FONSECA LONGHI MACARRAO
Curso sensacional, com muita fundamentação teórica de qualidade, professores renomados e muita experiência prática. Me permitiu repensar conceitos, descontruir minhas convicções sobre o ensinar e aprender, sobre o meu papel de professora e tudo isso em um momento que não se falava muito em metodologias ativas. Esse curso me possibilitou a “virada de chave”. Quando realmente entendi o que é trabalhar com metodologias ativas, ingressei em um “caminho sem volta” para a transformação da sala de aula. Valeu cada discussão, cada pesquisa, cada saída pedagógica. Esse curso ressignificou minhas aulas. Só tenho elogios!!! Vânia Macarrão- Turma 1
Marco Malzone
Um curso completo que faz com que o professor repense sua prática e planeje suas aulas com foco no aluno. Professores de excelência compõem o corpo docente do curso e conteúdos relevantes são abordados! Uma pós graduação que garante uma transformação no olhar da sala de aula! Super recomendo!!!
Andreia Gallego
Sempre busquei práticas que fizessem engajar mais os estudantes na minha aula.
O curso não fez somente isso, mas ressignificou a sala de aula para mim.
Com ele, revi minhas práticas, compreendi o processo de ensino e aprendizagem de outra maneira, abriu caminhos para o uso de tecnologias digitais em sala de aula, facilitando meu cotidiano e engajando muito mais os estudantes.
Posso dizer que minha carreira é outra após o curso. Vale cada centavo e tempo investido.
Recomendadíssimo!
Andreia Gallego
A realização do curso foi um marco significativo em minha jornada profissional, pois promoveu uma verdadeira ressignificação da sala de aula para mim. Através dos conteúdos e metodologias abordados, pude compreender e buscar estratégias inovadoras para engajar os estudantes, transformando o processo de aprendizagem em algo verdadeiramente significativo. Além disso, destaco a relevância do curso em otimizar meu tempo diário, proporcionando uma gestão mais eficiente e eficaz. Aprofundar meu conhecimento sobre o uso das tecnologias digitais na educação foi um diferencial notável, permitindo-me explorar novas abordagens pedagógicas. Sem sombra de dúvidas, essa pós-graduação se revelou como um ponto crucial para meu crescimento profissional. Recomendadíssima!
Tatiane Nakasone
Esse curso foi, com certeza, um dos melhores investimentos que fiz em minha formação. Ele possibilitou que eu aprendesse sobre metodologias ativas com muita prática e, ao mesmo tempo, com muito embasamento teórico. Além disso, ele é totalmente coerente ao manter uma proposta de aprendizagem ativa não apenas em seu conteúdo, como também em seu formato. Os professores me mantiveram engajada do começo ao fim!