Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Conteúdos Singularidades

Vídeos, podcasts e artigos para inspirar professores e gestores educacionais

I am raw html block.
Click edit button to change this html

I am raw html block.
Click edit button to change this html

Blog Singularidades

Aqui compartilhamos conhecimentos e experiências

Mitos e evidências sobre a Educação Bilíngue no Brasil

Nos tempos atuais, com o acirramento da globalização, presencia-se uma alteração substantiva no panorama social, cultural e linguístico mundial. No Brasil, país marcadamente multilíngue e constituído por povos de origens diversas, o ensino de línguas vem sofrendo inúmeras mudanças ao longo dos anos. Evidencia-se um crescimento significativo de escolas bilíngues e internacionais que têm como […]

Metodologias ativas para uma educação inovadora

O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, não é recente na educação. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa […]

A importância de temas contemporâneos no repertório do professor

Há um consenso quase nacional de que os cursos de formação de professores estão muito longe de responder às expectativas dos sistemas de ensino, sejam eles, público ou privado. Muito se tem falado e discutido sobre o assunto, e mudanças já se deram, principalmente no campo legal e regulador, como é o caso das Diretrizes […]

Refletindo sobre a adequação curricular nas aulas de matemática

Refletindo sobre a construção do conhecimento matemático no âmbito da educação especial, convido o caro leitor a pensar sobre a gestão dos conhecimentos produzidos na comunidade de aprendizagem e na pertinência do que podemos descrever como ‘adequação curricular’, uma prática docente muito discutida quando lidamos com alunos público-alvo da educação especial (alunos com deficiência, alunos […]

O que significa ensinar e aprender por homologia de processos?

As propostas desenvolvidas no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades trazem um olhar voltado para o aluno do século XXI e propiciam o trabalho com as competências socioemocionais. Uma das abordagens que inspiram as práticas no Instituto Singularidades advém do pensamento de John Dewey[i]. Para o autor, a escola não pode ser apenas entendida como uma preparação […]

Psicopedagogia e contextos de aprendizagem

O que é a Psicopedagogia? De acordo com o Artigo 1º do Código de Ética do Psicopedagogo, a “Psicopedagogia é um campo de atuação em Educação e Saúde que se ocupa do processo de aprendizagem considerando o sujeito, a família, a escola, a sociedade e o contexto sócio-histórico, utilizando procedimentos próprios, fundamentados em diferentes referenciais […]

Currículo e território: a realidade discente na formação e na prática docentes

Leon Tolstói (1828-1910) foi um escritor russo de renome internacional, cujo prestígio e contribuição à literatura, como clássico, sobreviveram à passagem do tempo, fazendo com que o reconheçamos, ainda hoje, como um dos “universais da literatura”. Curiosamente (ou não), esse escritor se dedicou a pensar sobre o significado da universalidade atingida por seus contemporâneos. Uma […]

Projeto de criação e apropriação do patrimônio urbano: poste (Parte II)

Com a experiência do morro do Querosene, que compartilhei no post anterior, surgiu a ideia de levar adiante esse projeto com meus alunos de artes da Graduação e da Pós-graduação no Instituto Singularidades. A necessidade da expressão plástica é evidente desde as pinturas da pré-história: os grafites de hoje são a expressão contemporânea da arte rupestre. […]

Projeto de criação e apropriação do patrimônio urbano: poste

Identifico-me com o que disse Cassia Eller em uma entrevista ao ser questionada: “Você prefere praia ou campo?” “Prefiro calçada”. O primeiro poste nasceu no Morro do Querosene Tudo começou no bairro do Morro do Querosene, onde eu morava, numa época de copa do mundo, há muitos anos . Eu era nova no bairro e […]

O formador do professor não ensina o que diz, mas o que ele é e faz na sala de aula dos cursos de docência

Minha experiência com a formação de professores tem me feito acreditar que os cursos de docência não são e não podem ser um curso de graduação como outro, devido ao papel fundamental que têm em toda a educação básica. Formar professores neste milênio é, ou deveria ser, muito diferente de formar professores como há quarenta […]

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE E O MEDO DE ENSINAR MATEMÁTICA
A formação do professor polivalente e o medo de ensinar Matemática. Trataremos, neste artigo, de três aspectos, ou camadas de aproximação e exploração, que são desenvolvidas nas disciplinas de Didática do Ensino de Matemática, no curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Esses aspectos são importantes para que ocorra a necessária busca pela superação do sentimento de [...]
Provocações sobre currículo de matemática – uma “investigação”

Em “Um estudo em vermelho” (2010) de Sir Arthur Conan Doyle, um dos mais célebres contos sobre Sherlock Holmes, Dr. Watson conta sua surpresa ao descobrir que o detetive mais conhecido da história da literatura ocidental desconhecia a teoria copernicana e a composição do sistema solar: “Que um ser humano civilizado não soubesse que a […]

Receba novidades em seu e-mail

I am raw html block.
Click edit button to change this html