Com a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, a escola teve que viver o que jamais tinha vivido. Primeiramente fechou seus prédios e teve que ensinar por meio dos recursos disponíveis em cada localidade, que nem sempre correspondiam ao que era necessário ou urgente. Sem que a pandemia tivesse terminado completamente, as escolas abriram para viver uma outra etapa também inédita para todos. Diante de tantas mudanças vivenciadas de forma tão radical, o desafio que se coloca é refletir sobre que escola somos capazes de construir a partir do que vivemos.
Esta é uma questão que está sendo discutida por muitos países, com a certeza de que não há uma resposta única e nem modelos prontos a serem copiados. Temos mais dúvidas e problemas do que soluções. Por outro lado, é também um tempo de oportunidades para criarmos a escola necessária, compatível com a contemporaneidade, a partir do que foi vivido. Para isso, é necessário um esforço de construção coletiva para que possamos desenhar algo coerente com o contexto social e a realidade de cada escola, refletindo e atuando no presente, para projetar futuros.
Para o exercício desta construção coletiva, o profissional abalizado em liderar este processo necessário é a coordenação pedagógica. Este profissional de múltiplas funções, que encontra muitas encrencas no seu cotidiano, sem tempo para tantas demandas é quem faz a mediação junto aos professores, para favorecer a aprendizagem dos professores e dos estudantes, além da articulação com as famílias, focando na participação democrática, para criar uma comunidade de aprendizagem.
No entanto, para exercer suas funções, a coordenação pedagógica precisa estar preparada para tais desafios, pois sabemos que mudanças são fáceis de propor na educação, difícil é implementá-las e extraordinariamente mais difícil é sustentá-las. Neste sentido, o Instituto Singularidades está propondo o curso de pós-graduação COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: LUGAR DE COMPLEXIDADES E MUDANÇAS, destinado aos profissionais que e que entendem que o melhor campo de aperfeiçoamento profissional está em um espaço estruturado de intercâmbio, que tenha como ponto de partida a reflexão sobre sua atuação educativa e pedagógica, além de proporcionar atualizações conceituais, para que possam contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.
Não se trata de um acúmulo de novos conhecimentos, pois não basta saber. É preciso transformar a realidade. Afinal, a escola pós-pandemia não pode ser a mesma que existia anteriormente. O tempo exige mudanças e é a coordenação pedagógica que lidera este processo. Por isso, a função da coordenação pedagógica precisa hoje ser atualizada, redimensionada, transformada para tornar a escola compatível com a contemporaneidade, entendendo que não há receitas, manuais, nem formações padronizadas. É um trabalho artesanal de construção identitária.
OBJETIVOS DO CURSO:
Criar um espaço de estudos, intercâmbios e construção de propostas de trabalho, centrados na construção da autonomia intelectual dos participantes, desenvolvendo a cultura colaborativa que valoriza a reflexão e a aprendizagem, com vistas a melhoria da aprendizagem.
Desenvolver conceitos, procedimentos e guias de ação orientados para a participação, transparência e inovação, fortalecendo as funções da coordenação pedagógica – suas potencialidades e responsabilidades para a construção de uma atuação transformadora.
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