Como Ingressar

Processo seletivo 2020 / 2º Semestre

QUERO PRESTAR VESTIBULAR!

Vestibular SingularidadesINSCRIÇÃO

Poderão se inscrever para o Processo Seletivo 2020-1º. semestre os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio (2º grau ou equivalente) até a data final estabelecida para a matrícula dos aprovados.

A inscrição dos candidatos será realizada a partir do dia 12 de Maio de 2020 pelo site www.institutosingularidades.edu.br.

O candidato que necessitar de atendimento especial no processo seletivo, ou seja, portador de necessidades educativas especiais, deverá informar na ficha de inscrição, disponível no site, e apresentar um documento para análise e parecer de um profissional para obter atendimento adequado. 

Procedimentos necessários:

  1. Preencher a ficha de inscrição no site www.institutosingularidades.edu.br;
  2. Efetuar o pagamento da taxa de inscrição: R$25,00 (vinte e cinco reais);
  3. Manter atenção para as orientações que irá receber via e-mail: confirmação da inscrição e link de acesso à avaliação (redação).

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para as vagas nos cursos de graduação – Pedagogia, Matemática ou Letras Língua Portuguesa do Instituto Singularidades é feito mediante uma prova escrita. Consulte o edital aqui.

Prova:

Para a realização da prova é obrigatória a participação do próprio candidato, via plataforma Moodle, sem interferência de terceiros, assim como consultas a quaisquer ambientes de pesquisa online, via celulares ou materiais impressos.

Caso fique provado que houve participação de terceiros ou consultas a ambientes de pesquisa e/ou materiais citados acima, a prova será do candidato será anulada.

A prova consta de 1 única parte: produção de texto (redação).

1) A produção de texto avaliará competências relativas à capacidade argumentativa ou narrativa, uso da gramática e ortografia normativas. A produção de texto será via plataforma Moodle com acesso liberado para os candidatos exclusivamente para esta finalidade. Cada candidato receberá por e-mail as orientações para acessar a plataforma, ou seja, link de acesso, usuário e senha.

A correção da prova será feita por examinador(es) qualificado(s). A nota atribuída será de 0 (zero) a 10 (dez), tendo caráter classificatório e eliminatório na redação.

O candidato deverá observar o horário indicado para a realização da prova, devendo reservar pelo menos 30 minutos antes do horário previsto para a prova, a fim de testar o acesso e entrar em contato com a equipe de atendimento do Instituto Singularidades caso apresente alguma dificuldade. A duração da prova será de no mínimo 1 hora e no máximo 1 hora e 30 minutos horas.

ENEM

O candidato que preferir poderá solicitar o aproveitamento da nota da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), todas as edições até o ano de 2019, com pontuação mínima de 450 pontos e não tendo zerado na redação. Para utilizar o ENEM, basta trazer um documento que comprove sua nota na Secretaria Acadêmica do Singularidades.

O Instituto Singularidades fará a comprovação da nota do ENEM através de consulta no site do INEP. Caso atinja o mínimo de 450 pontos, e não zerar na redação, o aluno será inserido na lista de aprovados no mesmo dia que a lista oficial de aprovados no vestibular convencional for divulgada.

Registre seu interesse aqui!

COMO EFETUAR MINHA MATRÍCULA?

matrícula singularidades

As matrículas dos candidatos classificados e convocados serão feitas em conformidade com Edital do Vestibular, publicado no site do Instituto Singularidades. Para efetivar a matrícula, o candidato deverá entregar na Secretaria do Instituto Singularidades  cópias autenticadas dos documentos abaixo ou enviar as cópias digitalizadas para o endereço secretaria@singularidades.com.br:

1. Histórico Escolar do Ensino Médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
3. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
4. RG (CNH não substitui o RG);
5. RNE (para estrangeiros);
6. CPF;
7. Título Eleitoral;
8. Comprovante de Residência atual com CEP;
9. Certificado de reservista – Serviço Militar;
10. Foto 3×4 ou digital.

Para os alunos que ainda estão cursando o Ensino Médio, é necessário aguardar o final do seu ano letivo, e solicitar a sua Escola uma Declaração de Conclusão do Ensino Médio, e só então trazer toda a documentação para efetivar sua matricula pessoalmente. Proceda o preenchimento do link normalmente, mas a entrega da documentação é necessário ter a Declaração de Conclusão.

Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio)  e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.

A matrícula do candidato deverá ser feita para o 1º ano do curso de escolha (Pedagogia; Licenciatura em Matemática; ou Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa) para o qual obteve classificação. Para considerar-se aluno do Instituto Singularidades, você deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias (se a matrícula for presencial) ou dar o aceite no contrato. Para os alunos que fazem o Vestibular, após receberem a informação de aprovação e efetuarem o preenchimento via online, realizar o pagamento do boleto de matrícula e entregar a documentação acima informada na Secretaria Acadêmica para finalização do seu processo de matrícula.

QUERO PEDIR TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO

TransferenciaAlunos que estejam cursando Letras, Matemática ou Pedagogia em outra instituição e queiram se transferir para o Instituto Singularidades também estão dispensados de participar do processo seletivo, desde que estejam cursando, no momento da transferência, uma dessas graduações em outra instituição. No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar os originais e cópias simples legíveis e sem cortes dos seguintes documentos:

1. Histórico escolar atualizado da instituição de ensino superior onde está matriculado; contendo as informações do último semestre letivo cursado (original);
2. Certificado de conclusão do ensino médio;
3. Histórico do ensino médio (2º grau ou equivalente), devidamente reconhecido pelos órgãos oficiais competentes;
4. RG (CNH não substitui o RG);
5. RNE (para estrangeiros);
6. CPF;
7. Título Eleitoral; (se for E-título, o aluno deve apresentar uma certidão de quitação eleitoral http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);
8. Comprovante de Residência atual com CEP;
9. Certificado de Reservista – Serviço Militar;
10. Foto 3×4 ou digital.

Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio)  e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.

A seleção dos candidatos é feita com base na análise do histórico escolar e o prazo para a análise é de até 15 dias úteis.

QUERO FAZER MINHA SEGUNDA GRADUAÇÃO

Os candidatos que já tenham uma graduação ficam dispensados de participar do processo seletivo, podendo fazer sua matrícula mediante a entrega dos seguintes documentos originais e cópias simples legíveis e sem cortes dos seguintes documentos:

1. Diploma de conclusão de curso superior (obrigatório e deve estar assinado pelo aluno);
2. Histórico da graduação;
3. Certificado de conclusão do ensino médio;
4. Histórico do ensino médio;
5. RG (CNH não substitui o RH);
6. RNE (para estrangeiros);
7. Título de eleitor;
8. CPF;
9. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
10. Comprovante de residência;
11. Cópia da reservista;
12. Foto 3×4 ou digital.

Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio)  e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.

Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.

No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.

Não perca tempo e volte a estudar!

QUERO FAZER MINHA SEGUNDA LICENCIATURA

O curso de Segunda Licenciatura objetiva formar professores, já licenciados em diferentes áreas, em matemática, ampliando, assim, sua área de atuação profissional.

Entre em contato com a coordenação do curso: margareth@singularidades.com.br

Os candidatos devem ser Licenciados, e podem fazer sua matrícula mediante a entrega dos seguintes documentos originais e cópias simples legíveis e sem cortes dos seguintes documentos:

1. Diploma de conclusão de curso superior em Licenciatura (frente e verso, é obrigatório e deve estar assinado pelo aluno);
2. Histórico da graduação;
3.Certificado de conclusão do ensino médio;
4. Histórico do ensino médio;
5. RG (CNH não substitui o RG);
6. RNE (para estrangeiros);
7. Título de eleitor;
8. CPF;
9. Certidão de Nascimento ou Casamento ou Averbação;
10. Comprovante de residência;
11. Cópia da reservista;
12. Foto 3×4 ou digital.

Importante: Tratando-se de conclusão de ensino médio ou ensino superior em outro país, o aluno deve apresentar no ato da matricula o documento Histórico e Certificado (ensino médio)  e/ou Histórico e Diploma (ensino superior) com Tradução Juramentada, emitido por um tradutor público, bem como equivalência de estudos.

Para efetivar-se como aluno do Instituto Singularidades, o estudante deverá assinar o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais em duas vias e realizar o pagamento da matrícula, que corresponde à primeira mensalidade do semestre letivo.

No caso de cancelamento da matrícula, desde que a solicitação seja manifestada antes do início do ano letivo, esta deverá ser solicitada na Secretaria Acadêmica, quando será devolvida parte do pagamento efetuado, sendo retidos 20% para cobrir despesas administrativas.

QUERO REINGRESSAR EM MEU CURSO

Os alunos do Singularidades que deixaram de renovar sua matrícula e não realizaram o trancamento do curso deverão realizar um novo Vestibular para reingressarem no Singularidades. Se aprovado no Vestibular, o aluno poderá solicitar a avaliação da sua grade matriz curricular pela coordenação para avançar no curso.

destrancamento

QUERO SOLICITAR O DESTRANCAMENTO DO MEU CURSO

O aluno que solicitou o trancamento da faculdade do curso por um período máximo de 2 (dois) anos pode solicitar o destrancamento na secretaria da faculdade. Se o prazo do reingresso for superior a 2 (dois) anos o ex-alunos deverá realizar um novo vestibular.