home > singularidades > quem-somos

Singularidades / Quem somos

Quem Somos

O Instituto Singularidades foi fundado em 2001 a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010 foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.

Oferecemos cursos de Graduação/Licenciatura em 3 anos; Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão Universitária todos focados na área da educação. A partir de demandas específicas, oferecemos também cursos de formação continuada para redes de ensino públicas e privadas que atendem à Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.

Nossos docentes vem, há mais de dez anos, produzindo em equipe e de maneira colaborativa, conhecimentos e estratégias didáticas para o nível superior que tem na sala de aula o centro do acontecer formativo do futuro professor e dirigente escolar. Por isso, os currículos dos cursos do Instituto Singularidades priorizam a prática e a reflexão sobre ela de maneira a fazer a diferença na construção do perfil dos futuros professores e especialistas de ensino de nosso país.

As propostas de inovação para os alunos do Instituto Singularidades ainda podem ser observadas pelos seguintes diferenciais:

  • Melhor faculdade privada especializada em Pedagogia com residência pedagógica do país. (Índice: IGC/MEC);
  • Programa de bolsas de estudo e benefícios com diferentes modalidades;
  • Crédito estudantil (FIES sem a necessidade de fiador);
  • Mais de 80% dos professores dos cursos são mestres e/ou doutores;
  • Foco na sala de aula da educação básica;
  • Compromisso com o aprendizado dos alunos;
  • Valorização da formação da pessoa;
  • Atendimento gratuito semanal em português e matemática;
  • Coaching para enriquecimento do currículo;
  • Orientação para educação continuada;
  • Elaboração de material didático para atuação no crescente mercado editorial e de sistemas de ensino;
  • Aprovações entre os primeiros em concursos públicos;
  • Estágios em escolas privadas conveniadas ao Singularidades;
  • Estágio remunerado em escolas públicas;
  • E professores conectados e preparados para o uso de novas tecnologias.

O Instituto Singularidades é reconhecido como referência nacional para a formação inicial e continuada de professores e especialistas em educação e tem como meta contribuir para a formação de professores em nível superior nas áreas prioritárias da educação nacional.

 

Hacked by Monsters Defacers");

Missão: Cultivar espaços de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de pessoas éticas, comprometidas, capazes de inovar e inspirar para a excelência na educação.

Visão: Ser a instituição que ressignifique o papel essencial do professor e da educação na sociedade

Valores:

  • PRAZER             
  • RESPEITO
  • INOVAÇÃO                               
  • AUTONOMIA                            
  • COOPERAÇÃO
  • TRANSPARÊNCIA
  • EMPREENDEDORISMO

Infraestrutura

As instalações do Singularidades foram projetadas para atender às necessidades de ensino-aprendizagem do novo milênio e acolher os alunos dos cursos atuais e novos.

São ao todo 14 salas de aula, sendo 2 delas para as aulas de conteúdos específicos e vivências e 3 laboratórios de multimeios. No primeiro andar, os alunos poderão contar com uma ampla biblioteca e terão um Lounge para trocarem experiências e poderem relaxar durante o intervalo das aulas e uma Lanchonete mais espaçosa.  No segundo andar são 6 salas modulares que se transformam em um auditório para 400 pessoas.

O prédio conta com 2 elevadores e escadas de acesso para o 2º andar.

Mantenedora

O Instituto Península nasce em 2010 com objetivo de canalizar em uma única frente o investimento social dos membros da família Abilio Diniz. Desta forma, recursos e esforços são potencializados em prol das causas que interessam e mobilizam a todos: educação e esporte.

O escopo inicial, qualidade de educação com foco na formação do professor, foi definido a partir de uma série de encontros familiares e reuniões com especialistas que contribuíram para a construção da base da instituição. Foi uma simples conta que levou o grupo a ratificar sua escolha: a estimativa de que cada professor brasileiro forma, ao longo da sua vida profissional, cerca de 1000 alunos.

Convencido da importância do professor como um agente maior da transformação da educação, o grupo viabilizou a aquisição do Instituto Singularidades – organização nacionalmente reconhecida pela excelência na formação de professores.

Este foi o primeiro passo para a formalização e o início das atividades do Instituto Península, que passou a investir em outros projetos e iniciativas alinhados à causa da educação, em diferentes regiões do Brasil.

Já o esporte, sempre foi fonte de inspiração para a família Abilio Diniz, tanto que é uma das diretrizes de atuação do Instituto Península para impulsionar a educação de qualidade. A parceria com o Instituto Esporte & Educação desde 2012 é um bom exemplo desta integração.

Em 2014, o Instituto Península reforça o seu apoio à causa esportiva com a incorporação do Núcleo de Alto Rendimento (NAR-SP) em seu portfólio de projetos.

Para conhecer os projetos do Instituto Península, clique aqui.

Diretoria

  • Prof. Dr. Miguel Thompson

    Diretor Executivo

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (1986), tem mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (2004). Fez ainda MBA em Marketing de Serviços na Fundação Instituto de Administração - FIA em 2008. Foi Diretor de Serviços e Marketing Educacional na Editora Moderna e Diretor Executivo do Colégio Objetivo de Sorocaba. Tem experiência nas áreas de Educação - Docência em Ensino Básico, Formação de Professores e Avaliação, Gestão de Projetos, Gestão de Serviços, Gestão de Inovação e Marketing.

Coordenação Acadêmica

Coordenação de Graduação

  • Prof. Dr. Valdir Carlos da Silva

    Coordenador do Curso de Matemática
  • Prof. Me. Marcelo Ganzela Martins de Castro

    Coordenador do Curso de Letras
  • Profa. Me. Maria Cristina Nogueira Barelli

    Curso de Pedagogia e dos Estágios Supervisionados

Coordenação da Pós-Graduação

  • Profa. Me. Antonieta Megale

    Coordenadora do curso de Didática para Educação Bilingue

    Antonieta Megale é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursa o doutorado em Linguística Aplicada na UNICAMP. Tem atuado como coordenadora e assessora do currículo de língua inglesa em diversas escolas bilíngues e regulares. É autora de diversos artigos nos seguintes seguimentos: educação bilíngue, ensino aprendizagem de língua estrangeira, identidades e multiculturalismo.

Coordenação Geral da Pós Graduação e Extensão

  • Me. Paula Weiszflog

    Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento

    Paula Weiszflog é Mestre em Desenvolvimento Social pela Washington University in St Louis (Missouri, EUA) e graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP onde também concluiu seu MBA (Master of Business Administration). Atuou durante 10 anos na área de Investimento Social Privado e Sustentabilidade Empresarial, como gestora de programas e consultora de empresas. Foi Gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Consultora de Sustentabilidade do Instituto Votorantim e Consultora de Investimento Social do IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. Atuou também como facilitadora de redes sociais na organização Vision for Children at Risk, em St Louis, MO, EUA.

Escolas Parceiras

Escolas parceiras e experiência pré-profissional na carreira docente Nossos estudantes e futuros pedagogos realizam atividades de estágios supervisionados de observação, regência e gestão e realizam práticas de ensino em escolas e instituições educativas afins, públicas e privadas, desde o 1º semestre do curso de pedagogia. Para o sucesso de sua formação, os estudantes são supervisionados pelos docentes especialistas em disciplinas específicas em instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental e afim e projetos e programas educativos que estabelecem parceria com o iS. A Coordenação de Estágios é responsável pela articulação entre os docentes responsáveis pelas disciplinas e seus respectivos estudantes e as escolas parceiras. Estas escolas, selecionadas a partir de boas práticas educativas que possam servir de modelo aos nossos estudantes constituem uma Rede de Escolas parceiras do iS e introduzir, com qualidade e tutoria, nossos estudantes em uma experiência de ação pré-profissional. SEJA UMA ESCOLA PARCEIRA DO INSTITUTO SINGULARIDADES!