Instituto Singularidades
home > cursos

Pós-Graduação / Crianças de Zero a três anos:

Objetivo do curso

Em breve teremos as informações de abertura de novas turmas para 2017. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail claudia.laloni@singularidades.com.br 

O curso tem por objetivo formar especialistas que atuem, direta e/ou indiretamente, tanto nas áreas formais como não formais, enquanto educadores, gestores, multiplicadores e/ou criadores de programas e atividades voltados para crianças de zero a três anos. Na qualidade de especialistas podem atuar em:

  • implementação de programas, espaços e atividades adequadas interdisciplinares e intersetoriais;
  • elaboração de propostas de formação e orientação;
  • criação de materiais e publicações de apoio para disseminação de conhecimentos e práticas na área;
  • desenvolvimento de pesquisas.

Investimento total à vista: R$ 9.792,00
Investimento total parcelado: R$ 11.520,00

12 parcelas de R$ 864,00

18 parcelas de R$ 608,00

24 parcelas de R$ 480,00

  • Diferenciais do curso

    Formação transdisciplinar de educadores de crianças de 0 a 3 anos.

  • Perfil do aluno

    Profissionais que tenham interesse em atuar, de forma direta ou indireta, com propostas e programas voltados para esta faixa etária em instituições formais e não formais.

  • Matriz Curricular

    Módulos do curso:

    • A Criança e a cultura
    • Papel dos Educadores e das instituições que atendem crianças de zero a três anos
    • O brincar e os espaços físicos para as crianças de 0 a 3 anos
    • Metodologia Científica
    • Currículos e Projetos Educacionais nas Instituições formais
    • O papel das famílias e a parceria educacional
    • Cuidados humanizados para os três primeiros anos de vida das crianças
    • Programas de políticas públicas voltados para crianças de zero a três anos
    • Linguagens expressivas
    • Desenvolvimento integral e aprendizagens
    • Comunicação, mídia e marketing para crianças de 0 a 3 anos
  • Horário das Aulas

    Data de início do curso: 20 de Agosto de 2015

    Dias: Quintas-feira

     

  • Coordenador do curso

    Josca Ailine Baroukh. Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Josca Ailine Baroukh)

    Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com especialização para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espaço Pedagógico, com Madalena Freire. Atuou na rede particular de ensino como professora de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1 durante 14 anos; no Ensino Superior, com formação inicial de professores; na formação continuada por 4 anos, como formadora de diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, no programa Rede em rede, entre outros; na coordenação do núcleo de formação de professores do Setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake e coordenadora dos projetos de ensino à distância da Fundação Bienal, para professores de Arte do Estado de São Paulo. Atualmente é responsável pela comunicação da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz, é coordenadora do curso de pós graduação Crianças de 0 a 3 anos: formação de profissionais para as infâncias do Brasil no Instituto Singularidades, e trabalha com formação de gestores e professores desde 1999, ministrando cursos, oficinas e palestras e prestando assessoria pedagógica a escolas da rede pública e privada, bem como a ONGs, no município de São Paulo e no interior paulista. Currículo lattes.

Para mais informações, agende uma horário com o coordenador do curso pelo telefone, 11 3034-5445

  • Duração 4 semestres Local São Paulo Período Quinta-feira (semanal) - Noturno Carga horária 360h (19h s 22h30) Mensalidade 480,00
Inscreva-se

Equipe de professores

  • Gustavo Kurlat

    Músico, compositor, educador, locutor, autor, diretor e diretor musical de teatro. Professor da Escola Livre de Teatro de Santo André e coordenador e assessor de música da Escola Viva de São Paulo. Coordenador do Centro de Música d’A Hebraica de São Paulo. Desde 2006, diretor dos shows da Palavra Cantada. Realizou trabalhos para mais de 50 peças teatrais, cinema, discos e publicidade, tanto no Brasil como no exterior, assim como assessorias, oficinas e cursos na área de educação para adultos, adolescentes e crianças.

  • Sem imagem disponível
    Adriana Friedmann

    Doutora em Antropologia pela PUC SP - Mestre em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação da UNICAMP (1990) - Graduada em PEDAGOGIA pela Faculdade de Educação da USP (1983). Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação do Instituto Singularidades. Criadora e docente do Curso de Pós Graduação "Crianças de zero a três anos: formação de profissionais para as Infâncias no Brasil" no Instituto Singularidades. Criadora e docente do curso de Pós Graduação em Educação Lúdica no Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Coordenadora do NEPSID - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento. Co-fundadora e membro do Conselho Consultivo da ALIANÇA PELA INFÂNCIA, do Projeto Primeira Infância no estado do Amazonas, da Rede Nacional Primeira Infância, da rede Criança e Consumo e da GIve-On. Palestrante e consultora em inúmeras instituições nas áreas de: infância, brincar, educação infantil, linguagens simbólicas, expressão e auto-desenvolvimento de educadores, cultura de paz. Autora de vários livros e artigos nestas áreas.

  • Josca Ailine Baroukh

    Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com especialização para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espaço Pedagógico, com Madalena Freire. Atuou na rede particular de ensino como professora de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1 durante 14 anos; no Ensino Superior, com formação inicial de professores; na formação continuada por 4 anos, como formadora de diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, no programa Rede em rede, entre outros; na coordenação do núcleo de formação de professores do Setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake e coordenadora dos projetos de ensino à distância da Fundação Bienal, para professores de Arte do Estado de São Paulo. Coordenadora da Coleção Interações e autora de Parlendas para brincar.

    Atualmente é coordenadora do curso de pós graduação “Crianças de 0 a 3 anos: formação de profissionais para as infâncias do Brasil” no Instituto Singularidades, e trabalha com formação de gestores e professores desde 1999, ministrando cursos, oficinas e palestras e prestando assessoria pedagógica a escolas da rede pública e privada, bem como a ONGs, no município de São Paulo e no interior paulista.

  • Sem imagem disponível
    Roselene Crepaldi

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é pedagoga efetiva da Prefeitura do Município de São Paulo atuando como técnica no CEDOC - Centro de Documentação e Biblioteca da Secretaria de Esportes do Município de São Paulo. Atuou como técnica na Supervisão de Convênios da Coordenadoria de Gestão de Parcerias e Organizações Sociais e na Coordenadoria de Gestão de Politicas e Projetos de Lazer e Recreação da SEME. Foi Gerente de Programas e Projetos da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura e responsável pelo Ponto de Cultura do LABRIMP da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora, atualmente é membro do Grupo de Pesquisa GIEL - Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer. Também é membro dos Foruns Paulista de Educação Infantil, de Cultura da Infância e da Aliança pela Infância. Possui experiência na área de Educação atuando como docente e consultora nos seguintes temas: educação e educação infantil, formação de profissionais, políticas públicas para infância, brincar, educação infantil, lazer e recreação. Possui publicações na área da educação, lazer e recreação e é co-autora do Livro Programa Ludicidade: uma proposta para construção de política pública para a infância.

  • Sem imagem disponível
    Luiza Lameirão

    Formada em Pedagogia pela USP, trabalhou inicialmente como professora de crianças pequenas e é uma das responsáveis pelo Centro de Formação de professores Waldorf, em São Paulo, dedicando-se à prática em sala de aula e à formação de professores e educadores para iniciativas sociais. Autora de “Criança brincando! Quem a educa?”.

    ”.

  • Sem imagem disponível
    Cisele Ortiz

    Psicóloga, especialista em Educação Infantil. Integra a equipe do Entre Laços – núcleo de atenção à primeira infância e a diretora da Abebe – Associação Brasileira de estudos sobre o bebê. Coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá desde 1996.

     

  • Sem imagem disponível
    Maria Alice de Rezende Proença

    Doutora em Educação e Currículo pela PUCSP, Mestre em Didática e Metodologia de Ensino pela FEUSP, historiadora e assessora pedagógica da rede particular e pública.

  • Sem imagem disponível
    Elza Corsi e equipe

    Nutricionista e bióloga formada pela USP 1971 E 1976 com especialização em saúde pública – USP. Dirigiu 3 creches da rede direta da PMSP.  Fundadora e formadora do Instituto Avisa Lá.

  • Sem imagem disponível
    Fernanda de Sousa e Castro

    Psicanalista; doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP); Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância -LEPSI IP/FE – USP; Assessora em educação inclusiva, organizadora e co-autora do livro: “Lugar de Vida, vinte anos depois: exercícios de Educação Terapêutica”. É coordenadora do curso de pós-graduação GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO NOVO MILÊNIO: O SUJEITO, O SABER E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS no Instituto Singularidades.