Instituto Singularidades
home > cursos

Pós-Graduação / A Arte de Ensinar Arte:

Objetivo do curso

Em breve teremos as informações de abertura de novas turmas para 2017. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail claudia.laloni@singularidades.com.br

Ao nos aproximarmos do universo infantil observamos a naturalidade com que as crianças se expressam por meio das linguagens artísticas. São manifestações muito peculiares, pois, quando as crianças se encontram em um ambiente favorável e acolhedor, revelam sua forma lúdica e poética de se expressarem. Assim, a música, o desenho, a pintura, a dança, a criação de histórias, as brincadeiras e as diversas representações de personagens, são meios de expressão que as crianças utilizam para se comunicar dando um sentido próprio para a forma de como vêm e sentem o mundo exterior sob a ótica do seu rico universo interior.

A escola é um dos espaços privilegiados onde acontece o encontro entre o adulto e a criança com suas potencialidades criativas, inventivas e sensíveis. Esse encontro é o lugar do cultivo, é a terra fertilizada, o “Jardim da infância” onde sementes germinarão se regadas com conhecimento, carinho e respeito. Quem trabalha diretamente com crianças precisa saber lidar com a imensurável capacidade imaginativa de todas elas, a fim de que possam desenvolver-se e revelar-se em sua plenitude.

Investimento:

O valor total do investimento é dividido em 24 meses, sendo 12 mensalidades de R$ 624,00 e as 12 restantes sujeitas a reajuste nos temos da Lei 9.870/99.

Telefone: (11) 3034-5445

claudia.laloni@singularidades.com.br

anatatit@hotmail.com

  • Objetivo Profissional

    “A Arte de Ensinar Arte – expressões singulares” visa um mergulho nas linguagens artísticas e, para isto, contamos não só com a curiosidade, mas também com a disponibilidade para experimentar processos de criação.

    O curso propõe o convívio com as modalidades artísticas por meio de vivências práticas e reflexivas, de modo que o educador possa experienciar processos criativos, sentir liberdade de expressão (a mesma que queremos que as crianças sintam), passar pelas dificuldades em se expor e ser encorajado a seguir adiante. Visando estimular seus participantes a descobrir sua potencialidade investigativa e valorizando o que há de mais original e singular em cada um, este curso de Pós Graduação em Artes promove encontros e aproximações com as Artes, ministrado por professores/artistas experientes, tanto na produção artística pessoal, como no exercício da docência.
    Esta Pós objetiva ampliar o repertório de atividades artísticas, bem como, fazer com que o educador vislumbre as possibilidades de intercâmbio entre as linguagens por meio da elaboração de sequências e/ou projetos entre as variadas modalidades oferecidas ao longo do curso, num esforço constante em equilibrar o que há de mais valoroso na tradição das manifestações artísticas, com um ensino contemporâneo da Arte.

    O curso pretende investigar a curiosidade, desconstruir padrões repetitivos, despertar a sensibilidade dos sentidos e proporcionar a reflexão sobre os conteúdos das práticas, no que se refere principalmente ao ato criador, fundamentado nos elementos específicos constituintes das linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais e dança) e das linguagens lúdicas (confecção de brinquedos, brincadeiras cantadas e contação de histórias). A proposta é possibilitar a contextualização das práticas com imagens da produção artística tradicional, moderna e contemporânea e com leituras da literatura especializada em cada área.

  • Perfil do aluno

    O curso está voltado a todos aqueles  que  gostam da Arte e que trabalham (ou pretendam trabalhar) diretamente ou indiretamente com crianças e jovens adolescentes, aqueles interessados em aproximar-se sensivelmente das expressões artísticas. O curso se endereça a todos aqueles  que se preocupam com a educação dentro e fora do âmbito escolar e que consideram a Arte um veículo de expressão do mundo interior; onde residem sentimentos, emoções, desejos, imaginação e  inventividade, ou seja , àqueles que valorizam toda e qualquer expressão  das subjetividades humanas. É também voltado para os interessados pela história da produção artística nacional e estrangeira e que valorizem o conhecimento das manifestações tradicionais da nossa cultura, bem como as produções contemporâneas da arte. Para aqueles  que apreciam ouvir música, contar e criar histórias, que queiram experimentar tocar, cantar, encenar, desenhar, pintar, dançar, que se permitam brincar e tenham vontade de aprender e paixão por ensinar.

  • Matriz Curricular

    Módulos do curso:

    ARTES VISUAIS

    • Desenho: a relação com a cidade – Paulo Von Poser
    • Pintura – grandes formatos – José Spaniol
    • Intervenção Urbana – pintura de postes – Ana Tatit
    • Confecção de materiais e técnicas de impressão – Sylvia Helena Boock - Nena
    • Inflável- uma outra dimensão do desenho – Carlos Barmak
    • Grafite – Pinturas Paredes – Monica Nador
    • Foto, pintura e modelagem (visita ao zoológico) – Ana Tatit

    MÚSICA

    • A Música na sala de aula – Maristela Loureiro
    • Coral Sing – Adilson Rodrigues
    • Sons do corpo- Barbatuques – Fernando Barba
    • A música indígena e africana na sala de aula – Magda Pucci
    • Boomwhachers- tubos sonoros – Uirá Kuhlmann
    • Colherim – Estêvão Marques

    DANÇA

    • Danças tradicionais brasileiras para uma gestualidade contemporânea – Maria Eugênia Almeida
    • Folias e folguedos do Brasil – Inimar Reis
    • A dança na sala de aula – Daise Alves

    TEATRO

     

    • O teatro na sala de aula – Hélio Braga
    • Teatro de animação - Marose Leila

     

     CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

     

    • Era uma vez… a arte de contar histórias – Giuliano Tierno

     HISTÓRIA DA ARTE

    • História da arte: um panorama do Renascimento à arte Contemporânea - Regina Teixeira de Barros
    • História da arte brasileira – Regina Teixeira de Barros

     

    BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

    • Brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil – Renata Meirelles
    • Registros fotográficos e vídeos – David Reeks

     

    METODOLOGIA CIENTÍFICA

    • Maristela Loureiro

     

    PALESTRAS DURANTE O CURSO

    DESENHO: A LINGUAGEM DA CRIANÇA – ANA ANGÉLICA ALBANO
    PALAVRA CANTADA – PAULO TATIT

    SOBRE A CRIAÇÃO – JOSÉ MIGUEL WISNIK

    ARTE/ESPETÁCULO - A ARTE DE CANTAR E CONTAR HISTÓRIAS – BIA BEDRAN

    A CULTURA DO BRINCAR – LYDIA HORTÉLIO

  • Horário das Aulas

    Início:  3 de março (quinta-feira)

    Dias e horários das aulas: quintas-feiras das 19h às 22h30

    Sábados: 1x por mês- 9h às 17

    Viagem a Inhotim – (optativa) 1ª. Semana de julho de 2016

  • Coordenador do curso

    Ana Tatit é Mestre em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e  Licenciatura pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Professora de graduação no curso de Educação Artística na FASM. Ministra aulas de arte e música no curso de Pedagogia na Faculdade Singularidades. Trabalhou com crianças e jovens na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA). Atuou no Programa Escola Que Vale, pelo Cedac desenvolvendo oficinas de Artes para supervisores, diretores,  professores e crianças. Participou de exposições no Paço das Artes, no Mac–Ibirapuera, entre outras. Recebeu o Prêmio Aquisição no XV Salão de Arte Contemporânea na Casa de Cultura de Ribeirão Preto. É autora dos livros: “300 Propostas de Artes Visuais”, “Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá”, “Desafios Musicais” e “Para os Pequenos” da coleção “Brinco e Canto”.

Para mais informações, agende uma horário com o coordenador do curso pelo telefone, 11 3034-5445

  • Duração 3 semestres Local São Paulo Período Noturno Carga horária 373h Mensalidade 624,00
Inscreva-se

Equipe de professores