Singularidades na Mídia

Fonte: G1

Métodos de alfabetização: entenda a diferença entre o fônico, o global e os demais

 Cris Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia do Singularidades, falou ao G1 sobre métodos de alfabetização, suas diferenças, pontos de eficácia e crítica.
Confira a matéria completa: https://glo.bo/31TjxGX

Fonte: Harvard Business Review

Os desafios dos gestores do futuro: da liderança horizontal à colaborativa

Confira artigo publicado por Alini Dal Magro na Harvard Business Review Brasil sobre os desafios dos gestores do futuro!
Confira o artigo completo: http://bit.ly/2TJ8GMR

Fonte: Estadão

Escape room para quem quer fugir nas aulas

A coordenadora da Licenciatura em Matemática do Singularidades, Margareth Polido, falou ao Estadão sobre potencial dos enigmas como escape room como ativadores de conhecimento em sala de aula.
Confira a matéria completa: http://bit.ly/2P0YujP

Fonte: Folha de S. Paulo

Opções gratuitas facilitam escolha de curso e estudo online

A aluna de Pedagogia, Mydian Santos, conta como poder visitar o Instituto Singularidades e acompanhar algumas aulas antes de prestar o vestibular foram decisivos para ajudá-la a optar pelo curso.
Confira a matéria completa: https://bit.ly/2Ync0Oz

 

Fonte: Hoje em Dia

Preparação de jovens para o mercado de trabalho é desafio às instituições de ensino

Os novos modelos civilizatórios e a falta de estabilidade na carreira exigem que os jovens sejam formados para ler o cenário e que sejam investigativos e criativos para encontrar resoluções e alternativas para seus problemas, diz Miguel Thompson.
Confira a matéria completa: https://bit.ly/2I16D1h

Fonte: Tecnologias Educacionais

Podcasts Singularidades

Na Bett Educar 2019, o Singularidades promoveu o hábito de escutar podcasts não apenas com o estúdio e programação ao vivo, mas também entregando como brinde fones, numa caixa com QR Code que leva diretamente ao site para ouvir o conteúdo gravado no evento.
Confira a matéria completa: https://bit.ly/2WgyiVJ

Fonte: Estadão

Professor brasileiro é um dos que mais sofrem com intimidação e bullying

Miguel Thompson, Diretor-Executivo do Singularidades, falou ao Estadão sobre o pouco tempo dedicado ao conteúdo nas escolas, o despreparo para atender as necessidades especiais e o grande bullying e intimidações destinados aos professores.
Confira a matéria completa: http://bit.ly/2xgN27W

Fonte: Tribuna da Bahia

Salvador recebe instituto referência na formação de professores

Em 9 de maio, o Singularidades estreará um novo polo de formação de professores em parceria com o Villa, em Salvador. Nesta data, Miguel Thompson fará a abertura com a palestra “A BNCC e a construção de currículos”.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2UIHz3b

Fonte: Instituto Rodrigo Mendes

DIVERSA presencial 2019 inicia os encontros formativos

O DIVERSA presencial oferece formação no Instituto Singularidades em serviço para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2DESzsV

Fonte: UOL TAB

De Minecraft a K-Pop, tudo cabe na sala de aula do mundo contemporâneo

No último dia da Rio2c, conferência sobre criatividade que acontece anualmente no Rio, Miguel Thompson falou sobre como levar cultura pop para a escola e a educação fordista atual.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2VGOy1d

Fonte: Geekie

Resumão Educo Brasil 2019: Relações entre escolas e famílias é destaque entre gestores

A professora Cristiane Mori participou, em abril, do Educo Brasil 2019. No evento, destacou a importância da alfabetização e retomou o debate sobre o papel da escola na sociedade.
Leia a matéria completa: https://bit.ly/2WusFPU

Fonte: Quero na Escola

Artistas grafitam escola em Diadema e alunos falam das obras

Nove grafiteiros estiveram na escola Escola Estadual Diadema para pintar murais que foram muito bem recebidos pela coordenação, professores e alunos. O Instituto Singularidades fez doação das tintas para a realização da ação.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2v9AAG3

Fonte: Sopa Cultural

Cultura pop para inovar a educação

O diretor-executivo Miguel Thompson participará da mesa “Cultura pop para inovar a educação” no Rio2C – Rio Creative Conference, o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, neste domingo, dia 28 de abril, às 13h, no Rio de Janeiro.

Confira a matéria completa: https://bit.ly/2UD3sks

Fonte: Harvard Business Review

O que as metodologias das escolas têm em comum com a gestão das startups

Alini Dal Magro, diretora de Novos Negócios do Singularidades falou à Harvard Business Review sobre as metodologias das escolas e suas semelhanças com a gestão das startups.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2GHfowr

Fonte: Revista Melhor

Diversidade: a educação para impulsionar a diversidade nas empresas

Em matéria para a Revista Melhor, Miguel Thompson conta como a educação pautada pela diversidade é capaz de criar profissionais melhores.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2DAAWKG

Fonte: Revista Escola Particular

O gestor escolar do futuro e os desafios à sua espera

Miguel Thompson fala em artigo para a Revista Escola Particular sobre a necessidade dos gestores estarem atentos ao mercado de trabalho e às novas necessidades humanas  e tecnológicas da sociedade.

Confira a revista completa! https://bit.ly/2Kjcy6c

Fonte: Bahia Notícias

Villa Campus e Instituto Singularidades firmam parceria para criar polo de educação

A parceria tem por objetivo estabelecer um polo de formação continuada, atendendo educadores das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2G4I2Yl

Fonte: Revista Crescer

Hora da lição de casa

A coordenadora do curso de Pedagogia, Cristina Nogueira, conversou com a Revista Crescer sobre a importância da lição de casa para aprender a responsabilidade e como entender a individualidade da criança neste momento.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2V2SwRn

Fonte: Zona Sul Guia

O cérebro do bilíngue

A parceria do Instituto Singularidades com o Ibeu, único curso de inglês do Rio de Janeiro reconhecido pela Embaixada Americana, resultou no curso “O cérebro do bilíngue” para debater as mudanças no cérebro e também as práticas em sala de aula.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2UlKr5N

Fonte: O Globo

Educação 360: Tecnologia é aliada do aprendizado

A utilização das diferentes tecnologias no ensino médio foi o tema do Educação 360 Jovem Tech. Miguel Thompson, diretor executivo do Singularidades, diz que uma das novidades é um ensino médio não linear, em que serão fundamentais os “6 Cs”: comunicação, conexão, conhecimento, criatividade, cooperação e crítica.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/A17oGU

Fonte: O Estado de S. Paulo

Em busca da fluência perfeita

Antonieta Heyden Megale explica sobre as diferentes metodologias no ensino da língua inglesa nas escolas bilíngues na matéria “Em busca da fluência perfeita” do jornal O Estado de S. Paulo.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/sPPURx

Fonte: Instituto Net Claro Embratel

8 dicas de inclusão para alunos autistas

A coordenadora de pós-graduação “Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças”, Fernanda de Sousa e Castro Noya Pinto, falou ao Instituto Net Claro Embratel sobre a necessidade de pensar em atividades no cotidiano, e não somente específicas, para integrar alunos autistas.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2Kb9FEv

Fonte: Jornal Dia Dia

Parceria Singularidades-Educare amplia a formação de 10 mil professores da rede pública

O Instituto Singularidades e a Rede Educare firmaram uma parceria que vai impactar aproximadamente 10 mil educadores de 547 escolas públicas de educação básica, espalhadas por 53 Municípios de 16 Estados.

Confira a matéria completa! https://bit.ly/2IenTBL

Fonte: Folha de S.Paulo

A cada três dias, uma criança é internada após acidente doméstico com arma

A psicóloga Elizabeth Sanada, do Instituto Singularidades, diz que abordar o assunto com os filhos pode ter o efeito inverso ao desejado. “Quando você fala de algo que é proibido, incita a curiosidade”.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/di6WoF

 

 

Fonte: Folha de S.Paulo

Com mensalidade a partir de R$1.000, ensino bilíngue chega até a periferia

Em matéria para o caderno Cotidiano, Antonieta Megale, coordenadora de pós-graduação Bilíngue do Instituto Singularidades, explica que escola bilíngue não é aquela que ensina uma língua estrangeira, mas sim a que ensina diferentes conteúdos curriculares em outro idioma.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/bLbj1a

Fonte: O Globo

Educação 360 chama alunos para discutir uso de tecnologia em sala de aula

O evento gratuito Educação 360 unirá estudantes do ensino médio e especialistas no dia 15 de março, no Museu do Amanhã, no Rio; o diretor executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, participará da última mesa do evento, falando como preparar os professores, treiná-los nas plataformas e pensar a relação aluno-professor a partir disso.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/PM1rs5

Fonte: O Globo

‘A escola precisa entrar na cultura digital’, diz professor

Em entrevista, Miguel Thompson, diretor executivo do Instituto Singularidades e participante do Educação 360, fala sobre a necessidade de preparar o professor para as novas metodologias de ensino, como se apropriar das linguagens mais cativantes e utilizá-las como ferramentas na educação, além de contextualizar a situação político-econômica do Brasil e da educação brasileira.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/12iZeZ

Fonte: Folha de S.Paulo

Enem, 20, avança e democratiza acesso ao ensino superior no Brasil

O diretor Executivo do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, conversou com a Folha de S.Paulo sobre o avanço da tecnologia digital para o futuro do Enem.

Confira a matéria completa!! https://goo.gl/kfTyDf

 

 

Fonte: G1

Melhorar a formação de professores exige política institucional das universidades, dizem especialistas

Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades, participou do Educação 360 e falou sobre o professor do futuro.

Confira: https://goo.gl/336w99

 

Fonte: Revista Educação

BNCC aprovada: foco agora é na formação dos professores

“Quando se discute currículo se discute que tipo de ser humano se quer criar”, é o que afirma Miguel Thompson.”

Confira a matéria completa: https://goo.gl/ewt53J 

Fonte: Revista Ensino Superior

Formação de professores: por onde começa a reforma

Diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson fala sobre formação de professores na Revista Educação!

Confira a matéria completa: https://goo.gl/JXaeUA

Fonte: Crescer

Como escolher a escola para o seu filho

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a revista Crescer sobre uma tarefa tão complexa que é decidir em qual escola matricular o filho!

Confira! https://goo.gl/yecZs3

 

Fonte: Veja São Paulo

Especial Colégios

Antonieta Megale, coordenadora e professora do curso de pós-graduação “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades” do Instituto Singularidades, conversou com a Veja SP sobre as escolas bilíngues!

Confira!: https://goo.gl/87v9pF

 

Fonte: Metrópoles

Ensino bilíngue traz vantagens sociais e prepara jovens para o mercado

“Ser escolarizado por meio de duas línguas pode possibilitar maior mobilidade e maior acesso a informações e bens culturais diversos”.
Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, Antonieta Megale, conversou com a Metrópoles sobre as vantagens sociais e o mercado para os jovens, no ensino bilíngue.

Confira! https://goo.gl/4eRGza

Fonte: TV Cultura

Dia do professor: qual é o perfil deste profissional?

”Hoje o principal ativo das nações é o conhecimento, a economia criativa”!

Miguel Thompson, diretor-executivo do Instituto Singularidades, esteve na TV Cultura, no programa Panorama- ao vivo, para falar sobre a profissão de professor e o educador da atualidade!

Não conseguiu assistir? Confira o que rolou! https://goo.gl/DwrgDC

Fonte: Nova Escola

O que muda entre os PCNS e a BNCC de língua portuguesa? Veja.

Cristiane Mori, docente do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Nova Escola sobre as principais mudanças na escrita, leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística dos PCNS e a BNCC de Língua Portuguesa!

Confira! https://goo.gl/Q8H7bK

 

Fonte: Estadão

Quando ser bilíngue é mais que opção

Antonieta Megale, coordenadora do curso de pós-graduação “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades”, do Singularidades, conversou com o Estadão sobre o curso que coordena- os aspectos teóricos e práticos relacionados ao bilinguismo!

Confira !! https://goo.gl/WovxFq

 

Fonte: Ensino Superior

Instituições de Ensino Superior criam projetos voltados à educação básica

“Ao visitarmos escolas, tentamos ressignificar a imagem da carreira docente para os adolescentes, mostrando que se trata de uma profissão que impacta e pode transformar a vida de outras pessoas diretamente”.

Marcelo Ganzela, coordenador do curso de Letras do Singularidades, conversou com o Ensino Superior sobre a criação de projetos voltados à educação básica, pelas instituições de Ensino Superior.

Confira: https://goo.gl/rZiFXk

Fonte: Folha de S.Paulo

Carreira de professor sofre com precariedade

Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S.Paulo!

Confira a matéria completa: https://goo.gl/VKeJGa

Fonte: Instituto Net Claro Embratel

Avaliação de matemática nos primeiros anos do fundamental pode incluir observação de todos os atos da criança

Professor do curso de Pedagogia e de cursos de pós-graduação do Singularidades, Guilherme Santinho Jacobik, conversou com a NET Educação sobre a avaliação de matemática nos primeiros anos do fundamental, incluindo a observação de todos os atos da criança!

Confira!! https://bit.ly/2Np03Tn

 

Fonte: Carta Educação

Quais os princípios da Summerhill, a escola democrática mais famosa do mundo?

O Singularidades compartilhou com a Carta Educação, a vinda do Henry Neil, neto do fundador da Summerhill School e membro diretivo da instituição, que realizou um bate-papo sobre os princípios da escola democrática mais famosa do mundo!

Confira!! https://goo.gl/PVYGHX

 

Fonte: Folha De S.Paulo

Ensino à distância personaliza aprendizado e poupa tempo para convívio

Alini Dal Magro, diretora de Novos Negócios do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S.Paulo sobre o ensino à distância.

Confira: https://goo.gl/gfKMgv

Fonte: Folha De S.Paulo

Construtivista ou montessoriana? Decifre a escola para além dos rótulos

”As tendências são cíclicas, feitas de mudanças e permanências. É assim na história e também na educação”.
Franciele Busico, docente do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S.Paulo sobre maior importância em entender o conceito de aprendizado, do que saber a linha pedagógica do colégio!

Confira: https://goo.gl/cLs17q

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Educadoras brasileiras contam suas experiências em Reggio Emilia

A abordagem pedagógica, Reggio Emilia, inspira inúmeras escolas pelo mundo e o Instituto Singularidades possui um curso de pós-graduação sobre a metodologia.
Renata Americano e Ana Tatit, professoras do instituto e especialistas em Reggio Emilia, visitaram as escolas da cidade italiana e contaram para o ”Centro de Referências em Educação Integral” suas impressões sobre essa forma de educar.

Confira!! https://goo.gl/98QurF

Fonte: Nova Escola

Acolha um estagiário

O estágio é eixo central no projeto de formação inicial de professores no Singularidades. Desde o 1º semestre os alunos fazem estágio e vivenciam práticas pré-profissionais. Nesta semana, a Revista Nova Escola publicou uma reportagem sobre a importância de as escolas acolherem o estagiário. A aluna Cris Câmara, do 6º. Semestre de Pedagogia; e a coordenadora do curso de Pedagogia, Cristina Nogueira Barelli, participaram da reportagem.

Acesse a matéria completa: https://goo.gl/UfqFWR

Fonte: Ensino Superior

Polêmica em torno do novo currículo chega aos cursos de Pedagogia

“Como todas as reformas educacionais recentes ao redor do mundo, é interessante que a BNCC já se proponha a uma revisão. Não é o documento que a gente gostaria, mas precisa da participação dos professores e das redes para melhorar!”

Miguel Thompson, diretor do Singularidades, conversou com o ”Ensino Superior” sobre a Base Nacional Comum Curricular!!

Confira: https://bit.ly/2OG8URc

 

Fonte: Nova Escola

BNCC: entre tantas mudanças, muitas continuidades

”Baixada a poeira da aprovação da BNCC, ao analisar o que realmente mudará na nossa prática pedagógica, vemos que ainda há muitos sinais de continuidade que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) já defendiam.”

Marcelo Ganzela, coordenador do curso de Letras do Singularidades, publicou o artigo na ”Nova Escola”: BNCC: entre tantas mudanças, muitas continuidades!

Confira a matéria completa: https://bit.ly/2wjt6AB

 

Fonte: Rede Globo

Pesquisa mostra que 49% dos professores não recomendam a profissão

A equipe do Jornal Nacional (Rede Globo), esteve no Instituto Singularidades para conversar com Cristina Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia, Pedro e Maristela, alunos da graduação do Singularidades, sobre a escolha de ser professor.

Confira: https://bit.ly/2KdES4g

Fonte: Porvir

Dez cursos para professores que buscam novas estratégias para aulas

O Porvir publicou uma notícia indicando dez cursos para professores que buscam novas estratégias para aulas, entre eles os cursos online do Singularidades.
Confira! https://goo.gl/MnDo5j

Quer saber mais sobre os cursos online do Singularidades?
Acesse: https://goo.gl/MnDo5j

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Curso abordará etnomatemática e territórios educativos

Pensando nos elementos necessários para a compreensão da matemática aplicada nas pedagogias tradicionais, o professor do curso de Matemática do Instituto Singularidades, Júlio César, irá ministrar o curso ”Matemática, cultura e sociedade – Etnomatemática e Territórios Educativos”.

Confira: https://goo.gl/Lb4o5w

Fonte: Estadão

”Do que adianta mexer em toda a estrutura curricular, se não mudar a forma como professores ensinam o conteúdo?”

O Instituto Singularidades, em uma publicação do Estadão, foi considerado uma instituição de ensino de destaque na base de aprendizado, com propostas criativas e instigantes!

Confira: https://goo.gl/eHM8fR

Fonte: Folha de S.Paulo

Como fugir da armadilha das ‘Fake News’

Denise Rampazzo, professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S.Paulo sobre como fugir da armadilha das ‘Fake News’.
”Cada pessoa enxerga o mundo a partir de uma perspectiva. Cabe ao professor ter a clareza de que não está lá para formar pessoas parecidas com ele.”

Confira a matéria completa: https://goo.gl/BmazRn

Fonte: Nova Escola

Quem são os professores do amanhã

O aluno do curso de Letras do Instituto Singularidades, Maicon Ferreira, conversou com a Nova Escola sobre quem são os professores do amanhã.
”Encaro a escola de hoje como um espaço que dá mais importância à teoria e às provas, questões absolutamente formais sem relação com a vida real. A escola é uma bolha”.

Confira! https://goo.gl/eNoypR

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral

Gestão democrática: como escutar as crianças na escola?

Franciele Busico Lima, professora do curso de graduação em Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com o Centro de Referências em Educação Integral sobre as gestões democráticas e como escutar as crianças na escola!
“O mundo adulto é muito embrutecido. Temos muito a aprender com as crianças, sobre como elas veem o mundo e outros caminhos para resolver os problemas da escola”.

Confira a matéria completa! https://goo.gl/CLjDLc

Fonte: Época Negócios

As novas escolas de elite querem formar líderes cosmopolitas e sensíveis — e cobram caro por isso

Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades, conversou com a Época Negócios sobre o desejo das novas escolas de elite em formar líderes cosmopolitas e sensíveis — e cobram caro por isso.
“Essas escolas trazem a ideia do aluno como autor, realizador de projetos, e não restrito a decorar e dar respostas corretas”.

Confira: https://goo.gl/mNooqk

Fonte: Veja

Como os pais podem ajudar os filhos com a lição de casa

Em entrevista para a Revista Veja, Ivaneide Dantas e Elizabeth Sanada, docentes do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, falaram sobre o papel dos pais na lição de casa dos filhos.
”Os pais não devem nunca, em nenhuma hipótese, fazer a lição pelo filho. Isso tira a autonomia da criança”.

Confira a matéria completa: https://goo.gl/kPeZRT

Fonte: Fundação Telefonica

80% dos docentes da educação básica brasileira são mulheres

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Fundação Telefonica sobre a prevalência de mulheres na educação básica brasileira. Além disso, as questões de gênero na Pedagogia, a formação de professores e a tecnologia e a inovação foram outros temas abordados pela coordenadora. “Existe uma tentativa de desconstrução dessa ideia, mas como é um fato social, demora um tempo para acontecer.” Confira a matéria completa: https://goo.gl/EJNXQZ

 

Fonte: Estadão

Discriminação e preconceito no curso superior

Denise Rampazzo, professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com o Blog do Estadão sobre discriminação e preconceito nos cursos superiores. Confira a matéria completa: https://goo.gl/tvmkaF

Fonte: Telefonica

Nove questões para você saber sobre realidade virtual na educação

Daniel Moreira, docente do curso de graduação em Matemática do Instituto Singularidades, conversou com a Telefonica sobre a realidade virtual na educação e o que essa novidade tem a oferecer no processo de ensino-aprendizagem. Confira a matéria completa: https://goo.gl/H5E7U8

Fonte: Estadão

Surdo nota mil expõe dificuldade no Enem

Confira a matéria sobre o tema da redação do Enem, que contou com a colaboração de Carla Regina Tesser, professora de licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades. Acesse: https://goo.gl/wNnBXN

Fonte: Estadão

Homens ainda são minoria entre professores de creche e pré-escola

Jaimes Fontes, aluno do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com o Estadão sobre o porquê dos homens ainda serem minoria entre professores no ambiente pré-escolar. Confira: https://goo.gl/7vYtae

 

 

 

Fonte: Estado de São Paulo

Spinner, a moda que já gira por São Paulo

Elizabeth Sanada, especialista em psicologia escolar e professora no Instituto Singularidades, conversou com o Estado de São Paulo sobre a hora certa de usar um brinquedo como o spinner na escola. Confira: https://goo.gl/twTRDi

 

Fonte: Folha de S.Paulo

Em creches e pré-escolas, mudança chega aos poucos

Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S.Paulo sobre o papel das creches e pré-escolas. Confira: https://goo.gl/BUijPd

Fonte: GIFE

Organizações são convidadas a ingressar na Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária.

Diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson conversou com o portal GIFE sobre a metodologia que envolve a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária e por que fazer parte dela. Confira a matéria completa: https://goo.gl/Rs2mwi

Fonte: Crescer

Volta às aulas: rumo ao 1°ano.

Confira a matéria da revista Crescer sobre a entrada das crianças no 1º ano do Ensino Fundamental, com a colaboração de Cristina Nogueira, coordenadora de licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades. Acesse: https://goo.gl/YxgY4X

 

 

 

 

Fonte: Rádio Trianon

Lançamento dos e-books sobre ensino de Matemática.

Em entrevista à rádio Trianon, o professor de licenciatura em Matemática do Instituto Singularidades, Guilherme Jacobik, falou sobre o uso dos e-books e o ensino de Matemática. Confira aos -00h16m50 do vídeo: https://goo.gl/V4Ujz6

Fonte: Época Negócios

A Escola do Amanhã.

O diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, conversou com a revista Época Negócios sobre a escola do amanhã. “Essas escolas trazem a ideia do aluno como autor, realizador de projetos, e não restrito a decorar e dar respostas corretas”. Leia a matéria completa: https://goo.gl/nVt61F

 

Fonte: Estadão

Tema da redação do Enem 2017

Confira a matéria sobre o tema da redação do Enem, que contou com a colaboração da professora do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades, Carla Regina Tesser. Acesse: https://goo.gl/wNnBXN

Fonte: BCC TV

Os desafios ao ensinar Matemática

Guilherme Santinho Jacobik, professor do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, falou no programa “Livros em Revista” sobre os desafios ao ensinar Matemática e do necessário enfrentamento dos educadores para ajudarmos a superar os baixos rendimentos do Brasil nessa área do ensino. Conversou também sobre o lançamento de seus quatro e-books que apontam possibilidades de superação. Confira o vídeo:  https://goo.gl/72Y66Q

 

 

 

 

Fonte: Guia do Estudante

Quando é preciso mudar – O desafio da troca de escola fica mais fácil quando se deixa a ansiedade de lado

“Nesse momento a escola deve fazer um esforço extra na adaptação”, esclarece Cristina Nogueira Barrelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa:  https://goo.gl/tHTW2w

Fonte: Folha de S.Paulo

Escolas diversificam currículo com aulas de rock, marcenaria e até debate

Cristina Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com a Folha de S. Paulo sobre o currículo diversificado nas escolas e como este deve interagir com o projeto educativo das escolas. Confira a matéria completa na Folha de S.Paulo: https://goo.gl/FSG3QY

 

Fonte: Revista Educação

Os desafios das escolas privadas na busca de bons professores

Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades, conversou com a Revista Educação sobre os desafios das escolas privadas na busca de bons professores. Para ele, um dos problemas é que as escolas não estão dispostas em investir na formação continuada dos docentes. Leia a matéria completa: https://goo.gl/ie8TVu

Fonte: Porvir

Metodologias ativas para uma educação inovadora

Confira a matéria do Porvir sobre o livro “Metodologias ativas para uma educação inovadora”, com organização de Lilian Bacich, coordenadora geral dos cursos de pós-graduação do Instituto Singularidades, e José Moran, professor aposentado de novas tecnologias e cofundador da Escola do Futuro da USP, além da participação de professores do Singularidades e de outros institutos. Confira a matéria completa: https://goo.gl/FGt6KS

Fonte: TV Primeira

Encontro de Educadores SV 2017

O diretor do Instituto Singularidades, professor Miguel Thompson, concedeu entrevista à TV Primeira, falando sobre sua participação como palestrante no Encontro de Educadores SV – 2017, promovido pela Prefeitura Municipal de São Vicente. Confira: https://goo.gl/mqP9FF

Fonte: TV Cutura

Habilidades socioemocionais nas escolas municipais

A professora do curso de licenciatura em Pedagogia, Elizabeth Sanada, falou ao Jornal da Cultura sobre o ensino das habilidades socioemocionais nas escolas municipais a partir de 2018. Confira a matéria completa: https://goo.gl/Bh7iGJ

Fonte: Jornal Hoje – Rede Globo

Saber lidar com as pessoas é uma das principais qualidades de um professor bem preparado

A equipe do Jornal Hoje esteve no Instituto Singularidades para conversar sobre a profissionalização do professor com Luciana O’Reilly (diretora de operações), Marcelo Ganzela (coordenador do curso de Letras) e Jeniffer Ferrreira (aluna do curso de Letras do Singularidades). Confira a reportagem: https://globoplay.globo.com

Fonte: Jornal Nacional – Rede Globo

Liberação do uso de celulares nas escolas públicas do Estado de São Paulo

Em entrevista ao Jornal Nacional, o coordenador do curso de licenciatura em Letras do Instituto Singularidades, professor Marcelo Ganzela Martins de Castro, comentou a lei que permite o uso do celular para uso pedagógico em sala de aula. Confira a matéria na íntegra: https://goo.gl/aBTyQm

Fonte: Rede TV

Bullying nas escolas

A professora do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Singularidades, Elizabeth Sanada, falou com a Rede TV sobre a importância de se formar uma rede de apoio em torno do aluno que está sofrendo bullying. Assista a matéria em: https://goo.gl/uhkLYq

Fonte: Estadão

Educação Bilíngue

Coordenadora da pós-graduação em ensino bilíngue e dos cursos de extensão do Instituto Singularidades, Antonieta Megale comentou com o Estadão sobre a tendência mundial do ensino em mais de um idioma. “O número de escolas bilíngues vem crescendo muito no Brasil inteiro, mas esse movimento também mundial”, afirma a professora, que defende a democratização desse tipo de escolas. Confira a matéria em: https://goo.gl/huCye4

Fonte: BandNews

Semana especial do Dia das Crianças

Diana Tatit, professora do curso de Pedagogia e de cursos de pós-graduação do Instituto Singularidades, conversou com a BandNews sobre o papel dos pais na educação dos filhos. “As famílias têm que acompanhar, mas não fazer as tarefas”. Confira a entrevista completa aqui: https://goo.gl/rp7dXT

Fonte: Inoveduc – Folha Dirigida

É preciso persistir na mudança

Protagonismo do aluno em sala de aula e a inserção de tecnologias digitais na rotina escolar são tendências apontadas pela coordenadora geral de pós-graduação do Instituto Singularidades, Lilian Bacich. No próximo ano, a docente coordenará o curso de pós-graduação Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Saiba mais aqui: https://goo.gl/O9mH04

Leia a matéria completa: https://goo.gl/mcZKdZ

Fonte: TV Cultura

Afroetnomatemática

Em reportagem do Jornal da Cultura, o pesquisador de matemática inclusiva do Instituto Singularidades, Elton Vianna comenta a importância de se ajustar o modelo europeu de ensino, mas não concorda em privilegiar apenas uma etnia. Confira o vídeo: https://goo.gl/RWVDHo

Fonte: Lunetas

Alfabetização: o que é preciso para a criança dominar a escrita?

Cristina Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades, conversou com o Lunetas sobre o conceito de alfabetização, como ela acontece e como estimulá-la da melhor forma. Confira a matéria completa: https://goo.gl/aeKBn3

Fonte: Estadão

Nove dúvidas comuns sobre mudança de colégio

Professora do Instituto Singularidades, Elizabeth dos Reis Sanada conversou com o Estadão sobre as dúvidas mais comuns na hora de trocar de colégio. Leia a matéria completa: https://goo.gl/mvL87q

Fonte: Opinião & Notícia

Ensino bilíngue na infância estimula o cérebro

Antonieta Megale, coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, afirma que o ensino bilíngue não traz confusão entre idiomas, até mesmo porque o aluno aplica o conhecimento de uma língua na outra. “Entre o inglês e o português, muito aprendizado é transferível”. Leia a matéria completa: https://goo.gl/CJjcN4

 

Fonte: Geekie

Especial: Ensino Híbrido – O que é?

Em artigo para o Geekie, Lilian Bacich, coordenadora geral de pós-graduação e pesquisa do Singularidades, esclarece o conceito de ensino híbrido, uma das tendências para a educação do século XXI, e como adotá-lo. Confira aqui: https://goo.gl/ZXit1s

Fonte: Revista Pátio

A formação de professores em tempos de cultura digital

O Grupo de Pesquisa do Instituto Singularidades, representado nesta publicação por Margareth Polido e Lilian Bacich, divulga sua publicação, na edição do mês da Revista Pátio, sobre a formação de professores em tempos de cultura digital. Leia a matéria: https://goo.gl/7XASLR

Fonte: G1

Pedagogia de emergência

Paulo Roberto Vicente e Adriana Peniche, formados em Pedagogia pelo Singularidades, falaram sobre o Projeto Pedagogia de Emergência no programa Vanguarda Comunidade.

Confira a entrevista completa na página do G1: https://goo.gl/oQD3Uz

Fonte: CBN

Importância do ensino do segundo idioma nas escolas

Antonieta Megale, coordenadora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, deu uma entrevista na CBN falando sobre a importância do ensino do segundo idioma nas escolas.

Ao longo desses anos, a equipe do Instituto Singularidades formou mais de 200 educadores especialistas em Educação Bilíngue capacitados a atuar de forma crítica e reflexiva em contextos nos quais duas ou mais línguas coexistem.

Confira a entrevista completa: https://goo.gl/UMQNDX

 

Fonte: Revista Educação

Gestores discutem como incorporar a administração no universo do educador

Painel no Grande Encontro da Educação debateu necessidade de profissionalização da gestão das escolas. A explicação de conceitos administrativos e como utilizá-los na escola foi o assunto de Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa: https://goo.gl/sbJLny

Fonte: Estadão

Ensino em outro idioma na infância estimula o cérebro

Antonieta Megale, coordenadora da pós-graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, diz que a alfabetização em duas línguas não confunde porque é um processo único. De acordo com ela, o aluno aprende a ler no primeiro idioma e aplica o conhecimento para ler no segundo.

Leia a matéria completa: https://goo.gl/r7y3sA

Fonte: Porta Folha Regional

Como acabar com o preconceito na escola?

O curso de Pedagogia do Instituto Singularidades criou em seu currículo disciplinas que trabalham com os futuros professores a questão dos preconceitos. Denise Rampazzo, Professora das disciplinas de História, Geografia, Culturas Brasileiras e Diversidade Étnicas do Instituto Singularidades, percebeu que uma mudança no modo de pensar de seus alunos dependia de uma mudança em sua didática de aula.

Acesse a matéria completa no site do Jornal Folha Regional: https://goo.gl/7uxu8j

Fonte: Blog Estadão

Marina Castagnetti: “Em Reggio, colocamos a criança no centro do aprendizado”

Em entrevista ao blog Ana Maria Diniz, a italiana Marina Castagnetti, educadora de Reggio Children e Professora da Pós-Graduação Singularidades – Abordagem Educativa Reggio Emilia, conta o que faz a diferença na abordagem pedagógica para a primeira infância de Reggio Emilia, na Itália.

Confira a matéria completa no Blog do Estadão Ana Maria Diniz: https://goo.gl/p5A1RA

Fonte: Revista Pátio Educação

Garantida por lei e presente nas metas do Plano Nacional de Educação, a formação continuada ainda enfrenta entraves que dificultam o desenvolvimento profissional dos docentes

Para Marcelo Ganzela, Coordenador do Curso de Letras do Instituto Singularidades, com tantos “incêndios para apagar” nas escolas, as práticas pedagógicas acabam ficando em segundo plano.

Leia a matéria completa na Revista Pátio Educação: https://goo.gl/xNkEs7

Preconceito nas escolas é o assunto comentado por Denise Rampazzo no “Na Ordem do Dia

Confira o vídeo:  https://goo.gl/NG8Zax

Fonte: Revista Educação

O que as escolas podem fazer para ajudar no combate à obesidade?

Cristina Barelli, Coordenadora pedagógica do Instituto Singularidades, fala sobre o que as escolas podem fazer para ajudar no combate à obesidade.
“A escola tem uma função social, deve garantir o desenvolvimento integral dos alunos, e a alimentação faz parte disso.”

Confira a matéria completa na Revista Educação: https://goo.gl/Wiz6CO

Fonte: G1

Como lidar com o jogo da Baleia Azul? Veja dicas a pais e alunos

Assim como a família, as escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos. “Não é qualquer criança que vai responder ao chamado de um jogo como esse, são os que têm situações de vulnerabilidade. A escola ajuda a construir laços e tem papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem”, afirma Elizabeth dos Reis Sanada, doutora em psicologia escolar e docente no Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa no G1: https://goo.gl/j3H8P1

Fonte: Porvir

Professora do Curso de Letras do Instituto Singularidades, relaciona arquitetura e tecnologia para estudar pensadores.

Alunos do Curso de Letras do Singularidades foram estimulados a pesquisarem sobre pensadores e filósofos e criaram QR Codes para espalhar conhecimento no prédio da universidade.

Confira a matéria completa no Porvir: http://bit.ly/29ekBdJ

Fonte: Ensino Superior

Instituto Singularidades foca em conteúdos de linguagens e autoconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Singularidades -referência em formação de professores em São Paulo, fechou uma parceria de conteúdos com a Bett Educar. Mais de dez professores da instituição vão dar palestras, dirigir workshops e mediar debates na edição de 2017.

Confira a matéria completa no site do Ensino Superior: https://goo.gl/jaNwc5 

Fonte: Guten Blog

A sua escola sabe se comunicar?

Educador e Diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson relata sobre a necessidade de estratégias de comunicação integrada para as escolas em tempos de Facebook e Whatsapp.

Confira a matéria completa na página do Guten Blog: https://goo.gl/fAvRT9

Fonte: Gazeta do Povo

Aprendizado em dois idiomas é tendência no Brasil.

Antonieta Megale, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, aponta vantagens para os estudantes.

Confira a matéria completa na página da Gazeta do Povo: https://goo.gl/SQAtGY

Fonte: G1

Polícia Civil realiza operação para prender envolvidos com o jogo Baleia Azul

Elizabeth dos Reis Sanada, doutora em psicologia escolar e docente no Instituto Singularidades, afirma que assim como a família, as escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos. “Não é qualquer criança que vai responder ao chamado de um jogo como esse, são os que têm situações de vulnerabilidade. A escola ajuda a construir laços e tem papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem”.

Confira a matéria completa na página do G1 – https://goo.gl/WMktxg

Fonte: Net Educação

6 dicas para melhorar a relação entre professor e aluno

“Quando se cria um processo de encantamento pelo conhecimento que está sendo transmitido, cria-se também um contexto onde o aspecto punitivo da nota perde a força”, diz Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades, sobre a relação entre professor e aluno.

Confira a matéria completa na página da Net Educação: https://goo.gl/o17FJk

Fonte: Catraquinha

Por que há tão poucos professores homens na Educação Infantil?

Para tematizar esses tabus dentro da sala de aula, o Singularidades coloca como obrigatório que todos os alunos vivenciem o contato com as crianças.
“O nosso estágio tem início desde o primeiro semestre, e a proposta pedagógica é que todos os alunos estagiem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com isso os nossos alunos, homens e mulheres, vivenciam a realidade da Educação Infantil atual”, conta Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa no Catraquinha: https://goo.gl/epGcpe

Fonte: G1

Professor do ES é nomeado embaixador da educação do Brasil

O professor capixaba Wemerson Nogueira, de 26 anos, que ficou entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, e foi eleito o Capixaba do Ano, prêmio concedido pela Rede Gazeta, foi nomeado, pelo Ministério da Educação (MEC), embaixador da educação. A nomeação foi feita pelo ministro da Educação Mendonça Filho, durante a 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Confira a matéria completa na página do G1: https://goo.gl/kF7mKs

Fonte: Porvir

Prêmio reconhece boas práticas criadas por professores brasileiros

Com o objetivo de reconhecer trabalhos realizados por professores de todo o país, o Ministério da Educação lança a décima edição do Prêmio Professores do Brasil. Apresentado no Instituto Singularidades, em São Paulo, o prêmio divulga experiências nacionais que contribuem para a melhoria da educação. “O principal objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer as boas práticas dos nossos professores brasileiros”.

Confira a matéria completa no Provir: https://goo.gl/USYnj1

Fonte: Maxpress

Diretora de Harvard, Katherine Merseth, faz encontro de três dias com educadores brasileiros

Katherine Merseth, diretora do Centro de Formação de Professores de Harvard University, faz encontro com educadores brasileiros no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Confira a matéria completa no site da Maxpress: https://goo.gl/NXBMOU 

 

 

 

 Fonte: Estadão

Seis atitudes que ajudam a relaxar até as provas

Elizabeth dos Reis Sanada, Professora do Singularidades, comenta sobre seis atividades que ajudam a preparar a mente para relaxar até as provas.

Confira a matéria no Estadão: http://bit.ly/29ekBdJ

Fonte: Trilha de Letras

Performance de uma pessoa escrita

Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades, participou do programa Trilha de Letras, na TV Brasil.
Protagonista do quadro “Dando a Letra” -um espaço dedicado aos empreendedores da literatura, Tatiana Schunck conta sobre o seu projeto “A Performance de uma pessoa escrita”, objeto de seu estudo de mestrado.

Confira no canal da Trilha de Letras: https://goo.gl/VQuyrK

Fonte: CBN

Mundo virtual por só não gera uma preocupação, diz psicóloga

A doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e Professora do Instituto Singularidades, Elizabeth Sanada, afirma que o importante é o acompanhamento constante dos pais, colocando limites e estabelecendo alguns parâmetros para que eles venham a conviver tanto num meio social mais amplo como num uso seguro da internet.

Confira a entrevista completa da CBN – https://goo.gl/HFqRcK

 

Fonte: Folha de São Paulo

É tolice pensar que escola deve esgotar o conhecimento, diz especialista

A segunda mesa de debates no Fórum de Inovação Educativa, promovido pela Folha de S.Paulo, contou com a presença de Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa na Folha de S.Paulo- https://goo.gl/x7jdUv

Fonte: Estadão

Para diretor, reforma do ensino médio deve atender alunos e não indústria

Miguel Thompson, chefe executivo do Instituto Singularidades, que dá formação superior para professores, defende que a reforma do ensino médio deve atender os estudantes e não o mercado ou a indústria.

Confira a matéria completa no Estadão – https://goo.gl/qYeGuA

Fonte: GloboNews

GloboNews faz retrato da formação dos professores do Ensino Médio

Aluna do Singularidades é destaque no programa Especial da GloboNews sobre a formação de professores no Brasil.

Confira a reportagem na página do GloboNews: https://goo.gl/t0kS8G

Fonte: Carta Capital

A Educação Literária e a formação de leitores

Januária Cristina Alvesibi (Professora do Curso de Extensão “Escrever para gostar de ler” do Instituto Singularidades) fala sobre como aproximar crianças e jovens do mundo literário.

Confira a matéria completa na Carta Capital: http://goo.gl/wovMPU

Centro de Referências em Educação Integral

Veja cinco pontos para qualificar a formação docente, segundo António Nóvoa

Em encontro realizado no Instituto Singularidades, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, na última quinta-feira (28/07), o especialista foi taxativo ao dizer que “formar um professor é formar um profissional da educação, assim como formar um médico”.

Confira no site do Centro de Referências em Educação Integral : http://goo.gl/AsMA1I

Fonte: Estadão

Curso a distância: quando vale a pena apostar nesse formato?

Os mediadores têm papel fundamental na adesão dos alunos em cursos de longa duração, ainda que sejam de especialização, extensão ou aprimoramento profissional. Mesmo quando as aulas são 100% virtuais, a interlocução com outra pessoa pode fazer a diferença entre o sucesso e a desistência, acredita Ivaneide Dantas, professora do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa na página do Estadão: http://goo.gl/edi2rz

 Fonte: Catraca Livre

Políticos e especialistas vão discutir os tabus da educação em evento on-line

O evento Quebrando o Tabu na Educação, organizado pelo Instituto Singularidades em parceria com Mapa Educação e Quebrando o Tabu é destaque no Catraca Livre.

Confira no site do Catraca Livre: https://goo.gl/Xy8m2n

Fonte: UOL Educação

Professor: o profissional mais importante do país

Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades, deu uma entrevista exclusiva para o blog da Priscila Cruz do movimento Todos Pela Educação.

Confira a matéria completa no site UOL Educação: http://goo.gl/IXcyne

Fonte: Conexão Futura

Professores do Século XXI – Conexão Futura

Miguel Thompson, Diretor do Singularidades, fala sobre a formação do professor do século XXI no programa Conexão Futura.

Assista a reportagem completa: https://goo.gl/gX4OEs