Singularidades na Mídia

Neste espaço, você encontra notícias do mundo da Educação sob a ótica dos professores do Singularidades.

A sua escola sabe se comunicar?

Educador e Diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson relata sobre a necessidade de estratégias de comunicação integrada para as escolas em tempos de Facebook e Whatsapp.

Confira a matéria completa: https://goo.gl/fAvRT9

Aprendizado em dois idiomas é tendência no Brasil.

Antonieta Megale, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, aponta vantagens para os estudantes.

Confira a matéria completa: https://goo.gl/SQAtGY

O que as escolas podem fazer para ajudar no combate à obesidade?

Cristina Barelli, Coordenadora pedagógica do Instituto Singularidades, fala sobre o que as escolas podem fazer para ajudar no combate à obesidade.
“A escola tem uma função social, deve garantir o desenvolvimento integral dos alunos, e a alimentação faz parte disso.”

Confira a matéria completa na Revista Educação: https://goo.gl/Wiz6CO

Professora do Curso de Letras do Instituto Singularidades, relaciona arquitetura e tecnologia para estudar pensadores.

Alunos do Curso de Letras do Singularidades foram estimulados a pesquisarem sobre pensadores e filósofos e criaram QR Codes para espalhar conhecimento no prédio da universidade.

Confira a matéria completa no Porvir: http://bit.ly/29ekBdJ

Como lidar com o jogo da Baleia Azul? Veja dicas a pais e alunos

Assim como a família, as escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos. “Não é qualquer criança que vai responder ao chamado de um jogo como esse, são os que têm situações de vulnerabilidade. A escola ajuda a construir laços e tem papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem”, afirma Elizabeth dos Reis Sanada, doutora em psicologia escolar e docente no Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa no G1: https://goo.gl/j3H8P1

Instituto Singularidades foca em conteúdos de linguagens e autoconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Singularidades -referência em formação de professores em São Paulo, fechou uma parceria de conteúdos com a Bett Educar. Mais de dez professores da instituição vão dar palestras, dirigir workshops e mediar debates na edição de 2017.

Confira a matéria completa na Revista Educação: https://goo.gl/jaNwc5 

Por que há tão poucos professores homens na Educação Infantil?

Para tematizar esses tabus dentro da sala de aula, o Singularidades coloca como obrigatório que todos os alunos vivenciem o contato com as crianças.
“O nosso estágio tem início desde o primeiro semestre, e a proposta pedagógica é que todos os alunos estagiem na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com isso os nossos alunos, homens e mulheres, vivenciam a realidade da Educação Infantil atual”, conta Cristina Nogueira Barelli, coordenadora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa no Catraquinha: https://goo.gl/epGcpe

Professor do ES é nomeado embaixador da educação do Brasil

O professor capixaba Wemerson Nogueira, de 26 anos, que ficou entre os 10 finalistas do Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, e foi eleito o Capixaba do Ano, prêmio concedido pela Rede Gazeta, foi nomeado, pelo Ministério da Educação (MEC), embaixador da educação. A nomeação foi feita pelo ministro da Educação Mendonça Filho, durante a 10ª edição do Prêmio Professores do Brasil, no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Confira a matéria completa na página do G1: https://goo.gl/kF7mKs

Prêmio reconhece boas práticas criadas por professores brasileiros

Com o objetivo de reconhecer trabalhos realizados por professores de todo o país, o Ministério da Educação lança a décima edição do Prêmio Professores do Brasil. Apresentado no Instituto Singularidades, em São Paulo, o prêmio divulga experiências nacionais que contribuem para a melhoria da educação. “O principal objetivo do prêmio é valorizar e reconhecer as boas práticas dos nossos professores brasileiros”.

Confira a matéria completa no Provir: https://goo.gl/USYnj1

Diretora de Harvard, Katherine Merseth, faz encontro de três dias com educadores brasileiros

Katherine Merseth, diretora do Centro de Formação de Professores de Harvard University, faz encontro com educadores brasileiros no Instituto Singularidades, em São Paulo.

Confira a matéria completa: https://goo.gl/NXBMOU 

 

 

 

Seis atitudes que ajudam a relaxar até as provas

Elizabeth dos Reis Sanada, Professora do Singularidades, comenta sobre seis atividades que ajudam a preparar a mente para relaxar até as provas.

Confira: http://bit.ly/29ekBdJ

Performance de uma pessoa escrita

Professora do curso de Pedagogia no Instituto Singularidades, participou do programa Trilha de Letras, na TV Brasil.
Protagonista do quadro “Dando a Letra” -um espaço dedicado aos empreendedores da literatura, Tatiana Schunck conta sobre o seu projeto “A Performance de uma pessoa escrita”, objeto de seu estudo de mestrado.

Confira: https://goo.gl/VQuyrK

Mundo virtual por só não gera uma preocupação, diz psicóloga

A doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento e Professora do Instituto Singularidades, Elizabeth Sanada, afirma que o importante é o acompanhamento constante dos pais, colocando limites e estabelecendo alguns parâmetros para que eles venham a conviver tanto num meio social mais amplo como num uso seguro da internet.

Confira a entrevista completa da CBN – https://goo.gl/HFqRcK

 

É tolice pensar que escola deve esgotar o conhecimento, diz especialista

A segunda mesa de debates no Fórum de Inovação Educativa, promovido pela Folha de S.Paulo, contou com a presença de Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa na Folha de S.Paulo- https://goo.gl/x7jdUv

Para diretor, reforma do ensino médio deve atender alunos e não indústria

Miguel Thompson, chefe executivo do Instituto Singularidades, que dá formação superior para professores, defende que a reforma do ensino médio deve atender os estudantes e não o mercado ou a indústria.

Confira a matéria completa no Estadão – https://goo.gl/qYeGuA

GloboNews faz retrato da formação dos professores do Ensino Médio

Aluna do Singularidades é destaque no programa Especial da GloboNews sobre a formação de professores no Brasil.

Confira a reportagem na página do GloboNews: https://goo.gl/t0kS8G

A Educação Literária e a formação de leitores

Januária Cristina Alvesibi (Professora do Curso de Extensão “Escrever para gostar de ler” do Instituto Singularidades) fala sobre como aproximar crianças e jovens do mundo literário.

Confira a matéria completa na Carta Capital: http://goo.gl/wovMPU

Veja cinco pontos para qualificar a formação docente, segundo António Nóvoa

Em encontro realizado no Instituto Singularidades, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, na última quinta-feira (28/07), o especialista foi taxativo ao dizer que “formar um professor é formar um profissional da educação, assim como formar um médico”.

Confira: http://goo.gl/AsMA1I

Curso a distância: quando vale a pena apostar nesse formato?

Os mediadores têm papel fundamental na adesão dos alunos em cursos de longa duração, ainda que sejam de especialização, extensão ou aprimoramento profissional. Mesmo quando as aulas são 100% virtuais, a interlocução com outra pessoa pode fazer a diferença entre o sucesso e a desistência, acredita Ivaneide Dantas, professora do Instituto Singularidades.

Confira a matéria completa na Página do Estadão: http://goo.gl/edi2rz

Políticos e especialistas vão discutir os tabus da educação em evento on-line

O evento Quebrando o Tabu na Educação, organizado pelo Instituto Singularidades em parceria com Mapa Educação e Quebrando o Tabu é destaque no Catraca Livre.

Confira: https://goo.gl/Xy8m2n

Professor: o profissional mais importante do país

Miguel Thompson, Diretor do Instituto Singularidades, deu uma entrevista exclusiva para o blog da Priscila Cruz do movimento Todos Pela Educação.

Confira: http://goo.gl/IXcyne

Professores do Século XXI – Conexão Futura

Miguel Thompson, Diretor do Singularidades, fala sobre a formação do professor do século XXI no programa Conexão Futura.

Assista a reportagem completa: https://goo.gl/gX4OEs