home > cursos

Graduação / Pedagogia

NOTA MÁXIMA NO ENADE! 

O curso de Pedagogia do Singularidades objetiva formar professores e gestores para serem agentes de transformação da escola. Os alunos vivenciam, desde o 1º semestre, práticas pré-profissionais, cumprindo estágios curriculares e extracurriculares.

A matriz curricular está organizada de forma que os estudantes possam se preparar para atuar na sala de aula, aprendendo a planejar suas ações como professores e a gerenciar o tempo, o espaço, os materiais e as rotinas da sala de aula.  Os estudantes são supervisionados nos diferentes segmentos de atuação do pedagogo, aprendem diferentes metodologias de ensino e de gestão e a temas educacionais contemporâneos, aplicação de recursos didáticos que incluem a cultura digital e o uso novas tecnologias. As oficinas de vivência que compõe o currículo propiciam o conhecimento das diversas modalidades de arte e o estudante é estimulado a ampliar seu universo cultural por meio de visitas a museus, centros culturais e espaços educacionais.

Nossos alunos concluem o curso aptos a trabalhar com as crianças da Educação Infantil, a organizar e ensinar conteúdos da Língua Portuguesa, da Matemática, de História, Geografia, Ciências Naturais e Arte para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e para exercer cargos de Gestão Educacional.

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016/2

Veja o mapa de escolas próximas ao Singularidades onde você poderá estagiar! 

  • Diferenciais do curso
    • Articulação da teoria e da prática durante todo o curso: estágios curriculares, pesquisa de iniciação científica e projetos de residência pedagógica;
    • Oficinas de vivência culturais e pedagógicas;
    • Agenda cultural: visitas a diferentes espaços culturais e educacionais;
    • Residência Pedagógica remunerada. Nos estágios extracurriculares, os alunos, além de terem a vivência em sala de aula desde o início do curso, são remunerados e orientados por um docente da equipe para alcançarem melhores resultados nas práticas pré-profissionais;
    • Estágios curriculares desde o início do curso que possibilitam o conhecimento da atuação do pedagogo e colaboram para a inserção no mercado de trabalho;
    • O aluno aprende a analisar e elaborar material didático e atuar no crescente mercado editorial;
    • Mais de 80% dos professores do curso são mestres e/ou doutores;
    • Desde sua 1ª participação no ENADE, em 2006, o curso de Pedagogia é nota 4 (de uma escala de 0 a 5) no MEC, mantendo a excelência na formação de professores e gestores. Em sua última avaliação obtivemos a nota máxima.
  • Perfil do aluno

    As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula!

    O aluno do curso de Pedagogia é um futuro profissional interessado na ação educativa como ato de transformação do indivíduo. Além da relação de ensino-aprendizagem e da interação entre as pessoas, o estudante de Pedagogia deve ser alguém que goste de planejar, executar e avaliar: estas são ações constantes na atuação do pedagogo.

  • Matriz Curricular

    “A Matriz Curricular do Curso de Pedagogia atende às Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP de 1º. de maio de 2006 e está organizada para atender aos três eixos que fundamentam o Projeto Pedagógico:

    1. Didáticas, Metodologias e Práticas de Ensino;
    2. Estágio e Pesquisa;
    3. Cultura e Educação.”

    Clique aqui para conhecer a Matriz Curricular do curso de Pedagogia implementada a partir do 1º semestre de 2014.

     

  • Horário das Aulas
  • Coordenador do curso

    Profª Me. Cristina Nogueira Barelli

    Pedagoga, Fonoaudióloga e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, letramento e desenvolvimento da linguagem oral e escrita; formação de professores; Ensino Superior.

    Currículo Lattes


Para mais informações, agende uma horário com o coordenador do curso pelo telefone, 11 3034-5445

  • Duração 6 semestres Tipo de formação Licenciatura Modalidade Presencial Local São Paulo Período Matutino e Noturno Carga horária 3210h Mensalidade R$694,00
Inscreva-se

Equipe de professores

  • Ivaneide Dantas da Silva

    Orientadora do Curso de Pedagogia, coordenadora da Extensão Universitária em parceria com as redes de ensino público e privado. Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela PUC-SP e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Participou como leitora crítica de livros didáticos no programa do PNLD do MEC, na àrea de Língua Portuguesa. Autora de livros didáticos na área de alfabetização, e de artigos publicados em revistas especializadas. Com participações em Congressos, apresentando trabalhos na àrea de Educação. Exerce atividades de docência nos cursos de Pós-Graduação, Pedagogia e Formação Continuada, do Instituto Singularidades. Currículo Lattes

  • Elizabeth dos Reis Sanada

    Psicanalista. Doutora e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atuou na rede particular de ensino como consultora educacional e como professora de Educação Infantil. é Coordenadora de grupos de estudos sobre “Psicanálise e Educação”. Atualmente é Docente do ISESP – Singularidades, nas disciplinas de Infância e Desenvolvimento I, II, III e IV; Educação Inclusiva; Psicoprofilaxia dos Problemas da Infância e da Juventude; e O Papel da Interação na Formação da Identidade Infantil.
    Currículo Lattes

  • Denise Rampazzo da Silva

    Doutora pela Universidade de São Paulo na linha de Psicologia e Educação. Mestrado em História e Filosofia da Educação/FEUSP (1996). Estuda e pesquisa as relações entre a poética da criança pequena e a Arte Contemporânea. Realiza consultoria presencial e a distância em Arte - Educação, Educação Infantil e Leitura e Escrita.

     

  • Ana Tatit

    Possui graduação em licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985). É mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (2009); o tema da dissertação abordou os desafios do Ensino/aprendizagem da arte contemporânea. É professora da Faculdade Santa Marcelina e da Faculdade de Pedagogia – Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Publicou o livro “300 Propostas de Artes Visuais”, Editora Loyola – 2003. Publicou os livros “Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá” e “Desafios Musicais” pela editora Melhoramentos. Recebeu o selo “Altamente Recomendado” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pelo livro Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá”. Atuou como formadora de professores pelo Cedac- Centro de Educação e Documentação para a Ação Comunitária atuando nos Estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo. Ministra cursos de formação para professores da Educação Infantil e Fundamental na área de artes visuais, música e brincadeiras cantadas.
    Currículo Lattes

  • Maria Estela Lacerda Ferreira

    Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Pós graduação Latus Sensu – Especialista em Educação a Distância (2011). Atualmente é professora do curso de Pedagogia no Instituto Superior Singularidades, atuando principalmente nas disciplinas pedagógicas.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Diana Tatit

    Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora na graduação em pedagogia do Instituto Singularidades e professora especialista na Educação Infantil do Colégio São Domingos. É integrante do Grupo Tiquequê que realiza espetáculos musicais infantis.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Angela Di Paolo Mota

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. É mestre e doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Universidade de São Paulo e professora do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicanálise.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Franciele Busico

    Mestranda em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo. Possui bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1998) e graduação em Comunicação Social/ Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992). Atualmente é Diretora da Divisão de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Pirituba (SME – SP), é coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental II da Escola Bakhita e assessora de História/ Social Studies da Stance Dual School. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com: arte e cultura, ensino de História, metodologias de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental, gestão de sala de aula, gestão pedagógica, formação de professores.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Edna Oliveira Carmo

    Possui graduação em Letras (Inglês-Português), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009); graduação em Pedagogia, pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo Singularidades (2012) e especialização em Práticas Reflexivas, também, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atua na área de Linguística Aplicada e Educação. Participou dos projetos Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas (LEDA) e Aprender Brincando Educação Bilíngue como pesquisadora de Iniciação Científica no Programa de Extensão Universitária Ação Cidadã (PAC), do Programa de Pós-Graduação e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP. Atualmente, é professora da Faculdade Singularidades, da Rede Estadual de São Paulo e, covidada, da COGEAE (PUC-SP).
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Cristiane Mori

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é assistente-mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: assessoria fonoaudiológica escolar, métodos clínico-fonoaudiológicos em leitura e escrita, saúde pública e letramento. Além disso, atua com análise de materiais didáticos, formação de professores e Educação à Distância.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Guilherme Santinho Jacobik

    Aluno de Doutorado na área de Ensino, História e Filosofia Matemática na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pesquisa os contextos Sócio-históricos de aprendizagem matemática. Possui Mestrado em Educação Matemática – USP (2003) e graduação em Pedagogia – USP (1999). Professor do Instituto Singularidades e professor do Ensino Fundamental no Colégio Santa Cruz. Ministra cursos, palestras e oficinas nas áreas de Currículo, Ensino e Aprendizagem Matemática.
    Currículo Lattes

  • Sem imagem disponível
    Tiago Codogno Bezerra

    Graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2006) e em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pólo: Universidade de São Paulo (USP) (2010). Pós-graduado – Especialização – em Docência no ensino superior pela Universidade Guarulhos – UnG (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras LIBRAS. Contratado pelo Caixa Economia Federal como professor de LIBRAS aos empregados do banco CEF. Professor/instrutor da Derdic – Projeto MAIS – Escola Crispiriano Soares ( Ensino para Surdos) em Guarulhos-SP. Professor de LIBRAS do Colégio Luiza de Marillac. Professor de LIBRAS da Acessibilidade em LIBRAS ( Derdic-PUC-SP) – Curso de LIBRAS. Tutor do curso de Letras/Libras – Bacharelado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no poló UNICAMP – (2011) Professor de LIBRAS da Universidade Guarulhos – UnG (2007 – 2010).
    Currículo Lattes