home > cursos

Graduação / Letras

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula! 

O curso de Licenciatura em Letras – Português tem como objetivo formar professores capazes de estabelecer vínculos entre língua, literatura e a realidade dos seus alunos. Para tanto, contemplamos não somente o conteúdo a ser ensinado, mas também as experiências dos professores e as práticas culturais nas quais seus alunos da escola básica estarão inseridos. Nessa vertente, este curso tem como premissa fundamental o desenvolvimento de competências para formar um profissional crítico com habilidade para investigar e refletir sobre as situações que enfrentará em sua vida profissional. Nosso futuro professor, ao fazer uso da linguagem em suas diferentes manifestações, criará possibilidades de compreender criticamente a realidade que o circunda, a fim de formular problemas, levantar hipóteses e apontar soluções viáveis para a transformação de seu contexto.

CONFIRA AQUI O CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016/2

Veja o mapa de escolas próximas ao Singularidades onde você poderá estagiar! 

  • Diferenciais do curso
    • Licenciatura única propiciando maior competência na língua materna;
    • Articulação entre teoria e a prática durante todo o curso: estágios curriculares, pesquisa de iniciação científica e projetos de residência pedagógica;
    • Utilização das tecnologias disponíveis para fins de ensino e pesquisa na área de Letras;
    • Inserção imediata em atividades práticas relevantes para sua futura vida profissional;
    • Currículo integrado e integrador que fornece uma linha condutora geral, facilitando e estimulando o aprendizado. Essa linha segue módulos nos quais problemas e situações de ordem prática deverão ser discutidos e resolvidos em grupos;
    • Residência Pedagógica remunerada. Nos estágios extracurriculares, além de os alunos terem a vivência em sala de aula desde o início do curso, são remunerados e orientados por um docente para alcançarem melhores resultados nas práticas pré-profissionais;
    • O quadro de professores é constituído de mestres e doutores, vários com vivência e cursos no exterior e que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão.
  • Perfil do aluno
    • Interessados em investigar os diversos usos das linguagens verbais e visuais;
    • Leitores literários e não-literários;
    • Pessoas que acreditam na mudança da sociedade promovida pela educação de qualidade;
    • Alunos abertos a experiências com novas tecnologias no processo de construção do conhecimento;
    • Indivíduos proativos e engajados em sua própria formação e na democratização do conhecimento.
  • Mercado de trabalho

    O professor de Língua Portuguesa pode atuar nos ensinos fundamental II e Médio, e em instituições formais e não-formais que demandem a ação de um especialista em língua ou literatura, como: crítico literário, pesquisador, resenhista, agente literário e revisor de textos.

     

  • Matriz Curricular

    1º período

    Enunciação, Discurso e Texto - 80h

    Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa - 80h

    Introdução aos Estudos Linguísticos - 80h

    Teoria do Poema - 80h

    Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino - 80h

     

    2º período

    Cultura Clássica Greco-Latina - 40h

    Culturas Populares Brasileiras - 40h

    Gêneros do Discurso - 80h

    Morfologia da Língua Portuguesa - 80h

    Prática de Ensino: escola, currículo e sociedade - 80h

    Teoria da Narrativa - 80h

     

    3º período

    Estudos sobre Letramentos, Multiculturalismo e Multimodalidade - 80h

    Literatura Portuguesa - 80h

    Prática de Ensino: modalidades organizativas e avaliação - 80h

    Sintaxe da Língua Portuguesa - 80h

    Sociolinguística - 80h

     

    4º período

    Metodologias de Pesquisa em Ensino de Língua - 40h

    Literatura Infantojuvenil - 80h

    Narrativa Brasileira - 80h

    Oficina: leitura e escrita acadêmica - 40h

    Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa - 80h

    Prática de Ensino: tecnologias digitais - 80h

    Orientação de Estágio: ensino fundamental II - 140h

     

    5º período

    Ensino de Português como Segunda Língua - 80h

    Literaturas Africanas em Língua Portuguesa - 80h

    Poesia Brasileira - 80h

    Orientação de TCC II - 40h

    História e Formação da Língua Portuguesa - 80h

    Prática de Ensino: análise e produção de material didático - 80h

    Orientação de Estágio: ensino médio - 130h

     

    6º período

    Ensino de Literatura - 80h

    Literatura Brasileira: tópicos da contemporaneidade - 80h

    Educação Inclusiva e LIBRAS - 80h

    Orientação de TCC II - 40h

    Seminário: Práticas de Multimodalidade - 40h

    Prática de Ensino: análise linguística - 80h

    Seminário: Culturas Juvenis - 40h

    Orientação de Estágio: projetos - 130h

     

  • Horário das Aulas
  • Coordenador do curso

    MARCELO GANZELA MARTINS DE CASTRO

    Licenciado em Letras pela UNESP, especialista e mestre também pela mesma instituição, atua como professor de ensino médio na rede pública estadual e como formador de professores desde 2008. Sua área de investigação é em ensino de literatura. Currículo Lattes

Para mais informações, agende uma horário com o coordenador do curso pelo telefone, 11 3034-5445

  • Duração 3 anos Tipo de formação Licenciatura Modalidade Presencial Local São Paulo Período Noturno e Matutino Carga horária 3080 h Mensalidade R$597,00
Inscreva-se

Equipe de professores

  • Sem imagem disponível
    Tiago Codogno Bezerra

    Graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2006) e em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pólo: Universidade de São Paulo (USP) (2010). Pós-graduado – Especialização – em Docência no ensino superior pela Universidade Guarulhos – UnG (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras LIBRAS. Contratado pelo Caixa Economia Federal como professor de LIBRAS aos empregados do banco CEF. Professor/instrutor da Derdic – Projeto MAIS – Escola Crispiriano Soares ( Ensino para Surdos) em Guarulhos-SP. Professor de LIBRAS do Colégio Luiza de Marillac. Professor de LIBRAS da Acessibilidade em LIBRAS ( Derdic-PUC-SP) – Curso de LIBRAS. Tutor do curso de Letras/Libras – Bacharelado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no poló UNICAMP – (2011) Professor de LIBRAS da Universidade Guarulhos – UnG (2007 – 2010).
    Currículo Lattes

  • Maurício Canuto

    Especialista em Língua Portuguesa e Literatura e mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Maurício tem ampla experiência em ensino de línguas (materna e estrangeira). Atualmente, além de trabalhar no curso de Letras do Instituto Singularidades, ele também é coordenador de Ação do Núcleo Educacional na SME da prefeitura de São Paulo. Currículo Lattes

  • Márcia Moreira Pereira

    A profa. Márcia é mestre em Educação pela Uninove e, atualmente, é doutoranda em Estudos Literários no Mackenzie. Sua paixão pela literatura é facilmente identificada em suas aulas, especialmente quando os assuntos são literaturas africanas ou literatura contemporânea. Atualmente ela faz parte do grupo de pesquisas Literatura no Contexto Pós-ModernoCurrículo Lattes

  • Sylvio Martins

    O prof. Sylvio é mestre em Linguística pela USP e sempre se interessou por questões que envolvem diversas linguagens. Quando o assunto é ensinar língua portuguesa na educação básica, sua experiência como docente dos ensinos fundamental e médio desde 1982 garante uma boa conversa! Currículo Lattes

  • Jordana Thadei

    Nem mesmo a graduação em Psicologia foi capaz de afastar a profa. Jordana da educação: vinda de uma família de educadores, o ensino parecia estar no “sangue” da família. Graduada em Pedagogia, especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computadores pela UFMG e mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SP, Jordana tem ampla experiência em avaliação e produção de materiais didáticos, tendo publicação tanto no ensino fundamental I, quando no fundamental II. Currículo Lattes

  • Marcelo Ganzela

    Especialista em Docência de língua inglesa e mestre em Teoria Literária pela Unesp, o prof. Marcelo sempre teve a formação de professores como uma preocupação constante. Lecionando na educação básica desde 2002, suas principais experiências estão na prática de formação de professores, especialmente em questões de ensino de literatura. Currículo Lattes

  • Profa. Ana Paula Faria Mestra e Doutora

    Os estudos sobre linguagem sempre fascinou a profa. Ana Paula. Licenciada, mestra e doutora pela USP, ela tem significativa experiência com ensino de português para estrangeiros. Produção de material didático, discurso político e ensino de língua inglesa também estão no leque de interesses da professora. 

    Veja mais: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775597A1

  • Adolfo

    Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP/Universidade de Oxford, o prof. Adolfo pesquisa sobre o contexto social escolar e as relações entre poder e controle, artefatos e discursos. Ele também foi organizador do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.

     

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483747Y1